
Nesta quarta-feira (31), o Presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou um projeto de lei que cria o Dia Nacional do Funk. A data escolhida foi o dia 12 de julho, quando aconteceu o Baile da Pesada, em 1970, no Rio de Janeiro, e considerado um marco do movimento no Brasil.
O projeto de lei é de autoria do atual ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, e foi apresentada à Câmara dos Deputados em 2021.
No X (antigo Twitter), Padilha postou foto com o presidente da República comemorando a medida:
Dia Nacional do Funk reconhece cultura das periferias
Em suas redes sociais, o presidente Lula celebrou a sanção da lei, destacando a importância do funk como uma plataforma de transformação social e como uma expressão da identidade e da resistência das comunidades. O presidente ressaltou ainda a presença do funk em momentos importantes, como a conquista de medalhas por ginastas brasileiras em Paris.
“Sancionei hoje lei que cria o Dia Nacional do Funk (12 de julho). Reconhecimento mais que merecido para uma cultura que nasceu nas periferias e conquistou o Brasil e o mundo. Hoje, ganhamos medalha com nossas ginastas em Paris e o funk estava presente! O funk é muito mais do que um gênero musical; é uma plataforma de transformação social que dá visibilidade às realidades e talentos dessas comunidades. O funk é voz, é identidade, é resistência!”, escreveu.
[tdj-leia-tambem]