WhatsApp admite envio maciço ilegal de mensagens nas eleições de 2018
Conecte-se conosco

Eleições 2018

WhatsApp admite envio maciço ilegal de mensagens nas eleições de 2018

O TSE veda o uso de ferramentas de automatização; além disso, disparos sem contas declaradas à Justiça Eleitoral configuram crime de caixa dois

Publicado

em

Atualizado há

WhatsApp admite envio maciço ilegal de mensagens nas eleições de 2018
Envios maciços foram feitos durante eleição (Foto: Folha de S. Paulo)

O WhatsApp admitiu, pela primeira vez, que a eleição de 2018 teve uso de envios maciços de mensagens, com sistemas automatizados contratados por empresas.

“Na eleição brasileira do ano passado houve a atuação de empresas fornecedores de envios maciços de mensagens, que violaram nossos termos de uso para atingir um grande número de pessoas”, afirmou Ben Supple, gerente de políticas públicas e eleições globais do WhatsApp, durante palestra no Festival Gabo.

O TSE veda o uso de ferramentas de automatização, como os softwares de disparo em massa.

Reportagens da Folha de São Paulo mostraram, no ano passado, que empresas de marketing enviavam de forma massiva mensagens políticas, utilizando de forma fradulenta CPFs de idosos e até contratando empresas estrangeiras.

Empresários bancaram esses envios, que incluía disparos a favor e contra personagens, sem declarar esses gastos à Justiça Eleitoral, o que configura crime de caixa dois.

Supple ainda reconheceu que o aplicativo tem influência em processos eleitorais. “Sabemos que eleições podem ser vencidas ou perdidas no WhatsApp”, disse.

Agirmou, ainda, que a empresa despachou equipes para acompanhar eleições na índia, Indonésia e no Parlamento Europeu no próximo semestre.

Ele afirmou que a empresa vem adotando uma série de medidas para bloquear contas que violam as normas ao fazer envio automatizado ou maciço. O WhatsApp bane, em média, 2 milhões de contas por mês.

Eleições 2018

Presidente do PSL é alvo de buscas em investigação sobre laranjas

Suspeita é que representantes do partido, como Luciano Bivar, desviaram para outros fins parte do dinheiro destinado a candidatas na eleição de 2018

Publicado

em

Por

Luciano Bivar é presidente do PSL e deputado federal ( Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

A Polícia Federal cumpre mandado de busca e apreensão em um endereço ligado ao deputado federal e presidente do PSL, Luciano Bivar, nesta terça-feira (15), na investigação sobre uso de candidaturas laranjas pelo partido na eleição de 2018.  De acordo com reportagem do portal G1, nove mandados foram autorizados pelo Pleno do Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE) para a…

Continuar lendo
Publicidade