Conheça os pré-candidatos à Prefeitura de Jundiaí nas eleições 2024
Connect with us

Eleições 2024

Conheça os pré-candidatos à Prefeitura de Jundiaí nas eleições 2024

Com mais de 310 mil eleitores, Jundiaí se prepara para as eleições municipais de 2024

Published

on

Atualizado há

Eleitores de Jundiaí se preparam para escolher entre seis pré-candidatos à prefeitura nas eleições municipais de 2024 (Foto: Divulgação)

O cenário político em Jundiaí, cidade com mais de 310 mil eleitores, apresenta seis pré-candidatos à prefeitura para as eleições de 2024. O primeiro turno das eleições municipais está marcado para o dia 6 de outubro, e as negociações por alianças e o lançamento de pré-candidaturas já estão em andamento.

Segundo a Justiça Eleitoral, os partidos têm de 20 de julho a 5 de agosto para realizar convenções e decidir seus candidatos. O registro das candidaturas deve ser feito até 15 de agosto. Confira a lista dos pré-candidatos à prefeitura de Jundiaí, em ordem alfabética:

Felipe Pinheiro (Rede)

Felipe Pinheiro é pré-candidato a prefeito de Jundiaí pela Rede Sustentabilidade (Foto: Divulgação)

Felipe Pinheiro, 34 anos, é historiador e ativista da educação pública, meio ambiente e direitos humanos. Morador de Jundiaí há 15 anos, começou na política aos 15 anos, participando de movimentos estudantis. Em 2019, fundou o Movimento Renova Jundiaí e contribuiu para o programa de governo em direitos humanos de Ciro Gomes nas eleições de 2018 e 2022. Em março de 2023, foi eleito porta-voz da Rede Sustentabilidade em Jundiaí e membro da direção estadual do partido.

Gustavo Martinelli (União)

Gustavo Martinelli é pré-candidato a prefeito de Jundiaí pelo União Brasil (Foto: Divulgação)

Gustavo Martinelli, 38 anos, é o atual vice-prefeito de Jundiaí. Interessou-se pela política como presidente de grêmios estudantis. Formado na área ambiental, foi vereador por três mandatos consecutivos (2009-2020), sendo o mais votado da cidade duas vezes. Em 2018, foi candidato a deputado estadual, obtendo cerca de 48 mil votos. Tornou-se vice-prefeito de Jundiaí em 2020.

Higor Codarin (Psol)

Higor Codarin é pré-candidato a prefeito de Jundiaí pelo Psol (Foto: Divulgação)

Higor Codarin, 32 anos, é historiador, mestre em Sociologia e doutor em História, atualmente em estágio pós-doutoral. Filho de uma professora e um comerciante, é professor do ensino básico em Jundiaí desde 2019. Defende um projeto de esquerda focado em mobilidade, moradia, educação e saúde, buscando dialogar com a população, especialmente a classe trabalhadora.

José Antônio Parimoschi (PL)

José Antônio Parimoschi é pré-candidato a prefeito de Jundiaí pelo PL (Foto: Divulgação)

José Antônio Parimoschi, 57 anos, é administrador com especialização em gerência de cidades. Atuou como gestor de Governo e Finanças de Jundiaí de 2017 até abril de 2024. Ingressou na administração municipal em 1995 como Secretário de Finanças e, ao longo dos anos, ocupou diversos cargos, incluindo secretário-geral da Alesp e subsecretário de Planejamento no Governo do Estado de São Paulo.

Ricardo Bocalon (PSB)

Ricardo Bocalon é pré-candidato a prefeito de Jundiaí pelo PSB (Foto: Divulgação)

Ricardo Bocalon, 51 anos, é professor e especialista em políticas públicas. Trabalha como consultor da Organização de Estados Iberoamericanos (OEI) e foi Diretor da Univesp no governo de Geraldo Alckmin. Durante o governo de Marcio França, foi secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação. Também foi prefeito de Itupeva (SP).

Silas Feitosa (PRTB)

Silas Feitosa é pré-candidato a prefeito de Jundiaí pelo PRTB (Foto: Divulgação)

Silas Feitosa, 50 anos, começou sua carreira política em Jundiaí nos anos 90. Atuou na Câmara Municipal, no Executivo, na Alesp e na Câmara dos Deputados. Foi gestor da Escola de Gestão Pública de Jundiaí e candidato a prefeito em 2020. Cientista social, pós-graduado em comunicação e professor universitário, lecionou em faculdades locais nas áreas de economia e ciência política.

Eleições 2024

Zé Dirceu em Jundiaí participa do lançamento da pré-candidatura de Bocalon

Published

on

Zé Dirceu em Jundiaí rodeado de apoiadores no lançamento da pré-candidatura de Bocalon à prefeitura de Jundiaí
Foto: Divulgação/Arquivo pessoal

Um domingo agitado marcou o cenário político com a presença do ex-ministro José Dirceu em Jundiaí. O petista, recentemente livre da pena imposta pela operação Lava Jato, prestigiou o lançamento da pré-candidatura de Ricardo Bocalon (PSB) à prefeitura da cidade. O evento, realizado neste domingo, 16, reuniu centenas de pessoas que, em fila, aguardavam ansiosas a oportunidade de registrar uma…

Continue Reading

Eleições 2024

Oposição em Jundiaí cria conselho político independente para debater a cidade

O conselho envolve toda a sociedade e conta com 52 conselheiros

Published

on

Foto: Divulgação

Em uma reunião com mais de 150 pessoas, o conselho político independente, formado pela oposição, tomou posse em Jundiaí. O evento, que contou com a participação da sociedade local, marcou a formação de um grupo apartidário com o objetivo de discutir e propor soluções para problemas da cidade. O conselho envolve toda a sociedade e conta com 52 conselheiros. Mauro…

Continue Reading

Eleições 2024

Pedro Bigardi anuncia sua pré-candidatura a vereador em Jundiaí

Published

on

Pedro Bigardi ex-prefeito de Jundiaí
Foto: Divulgação/Arquivo pessoal

O ex-prefeito de Jundiaí, Pedro Bigardi, concedeu uma entrevista exclusiva ao Tribuna de Jundiaí para falar sobre sua recente decisão de lançar sua pré-candidatura a vereador nas próximas eleições municipais. Durante a conversa, Bigardi compartilhou suas motivações, prioridades legislativas e expectativas para o futuro da cidade, além de discutir a importância de uma Câmara Municipal independente e a aliança com…

Continue Reading

Eleições 2024

Ricardo Bocalon lança pré-candidatura a prefeito de Jundiaí

O evento contará com a presença de deputados, ministros e líderes partidários.

Published

on

Homem de barba e cabelos escuros, usando camisa branca, sorri com os braços cruzados. Ricardo Bocalon, pré-candidato a prefeito de Jundiaí.
Foto: Divulgação/arquivo pessoal

O especialista em políticas públicas, Ricardo Bocalon, lançará sua pré-candidatura a prefeito de Jundiaí em um evento no dia 16 de junho, às 10 da manhã, no espaço Brunholi, no bairro Caxambu. O evento contará com a presença de centenas de convidados, incluindo todos os pré-candidatos a vereador da coligação que reúne os partidos PSB, PDT, PT, PV e PCdoB.…

Continue Reading

Eleições 2024

João Paulo se licencia da Prefeitura de Várzea Paulista e coordenará novo Plano de Governo

Licenciamento é obrigatório por lei, já que ele é pré-candidato a vice-prefeito

Published

on

O Engenheiro e Gestor a Público irá liderar o planejamento estratégico da cidade, visando os próximos quatro anos. Foto: Prefeitura de Várzea Paulista

João Paulo de Souza, engenheiro e gestor público, deixou a função de Gestor de Governo e Administração de Várzea Paulista nesta terça-feira (4). O licenciamento é obrigatório por lei, uma vez que ele é pré-candidato a vice-prefeito. João Paulo agora se concentrará na pré-campanha e no planejamento estratégico do Plano de Governo para os próximos quatro anos. Trajetória na administração…

Continue Reading