Conheça os pré-candidatos à Prefeitura de Jundiaí nas eleições 2024
Connect with us

Eleições 2024

Conheça os pré-candidatos à Prefeitura de Jundiaí nas eleições 2024

Com mais de 310 mil eleitores, Jundiaí se prepara para as eleições municipais de 2024

Published

on

Atualizado há

Confira os 6 pré-candidatos à Prefeitura de Jundiaí nas eleições 2024
Eleitores de Jundiaí se preparam para escolher entre seis pré-candidatos à prefeitura nas eleições municipais de 2024 (Foto: Divulgação)

O cenário político em Jundiaí, cidade com mais de 310 mil eleitores, apresenta seis pré-candidatos à Prefeitura de Jundiaí para as eleições de 2024. O primeiro turno das eleições municipais está marcado para o dia 6 de outubro, e as negociações por alianças e o lançamento de pré-candidaturas já estão em andamento.

Segundo a Justiça Eleitoral, os partidos têm de 20 de julho a 5 de agosto para realizar convenções e decidir seus candidatos. O registro das candidaturas deve ser feito até 15 de agosto.

Confira a lista dos pré-candidatos à Prefeitura de Jundiaí, em ordem alfabética:

Felipe Pinheiro (Rede)

Felipe Pinheiro é pré-candidato a prefeito de Jundiaí pela Rede Sustentabilidade (Foto: Divulgação)

Felipe Pinheiro, 34 anos, é historiador e ativista da educação pública, meio ambiente e direitos humanos. Morador de Jundiaí há 15 anos, começou na política aos 15 anos, participando de movimentos estudantis. Em 2019, fundou o Movimento Renova Jundiaí e contribuiu para o programa de governo em direitos humanos de Ciro Gomes nas eleições de 2018 e 2022. Em março de 2023, foi eleito porta-voz da Rede Sustentabilidade em Jundiaí e membro da direção estadual do partido.

Gustavo Martinelli (União)

Gustavo Martinelli é pré-candidato a prefeito de Jundiaí pelo União Brasil (Foto: Divulgação)

Gustavo Martinelli, 38 anos, é o atual vice-prefeito de Jundiaí. Interessou-se pela política como presidente de grêmios estudantis. Formado na área ambiental, foi vereador por três mandatos consecutivos (2009-2020), sendo o mais votado da cidade duas vezes. Em 2018, foi candidato a deputado estadual, obtendo cerca de 48 mil votos. Tornou-se vice-prefeito de Jundiaí em 2020.

Higor Codarin (Psol)

Higor Codarin é pré-candidato a prefeito de Jundiaí pelo Psol (Foto: Divulgação)

Higor Codarin, 32 anos, é historiador, mestre em Sociologia e doutor em História, atualmente em estágio pós-doutoral. Filho de uma professora e um comerciante, é professor do ensino básico em Jundiaí desde 2019. Defende um projeto de esquerda focado em mobilidade, moradia, educação e saúde, buscando dialogar com a população, especialmente a classe trabalhadora.

José Antônio Parimoschi (PL)

José Antônio Parimoschi é pré-candidato a prefeito de Jundiaí pelo PL (Foto: Divulgação)

José Antônio Parimoschi, 57 anos, é administrador com especialização em gerência de cidades. Atuou como gestor de Governo e Finanças de Jundiaí de 2017 até abril de 2024. Ingressou na administração municipal em 1995 como Secretário de Finanças e, ao longo dos anos, ocupou diversos cargos, incluindo secretário-geral da Alesp e subsecretário de Planejamento no Governo do Estado de São Paulo.

Ricardo Bocalon (PSB)

Ricardo Bocalon é pré-candidato a prefeito de Jundiaí pelo PSB (Foto: Divulgação)

Ricardo Bocalon, 51 anos, é professor e especialista em políticas públicas. Trabalha como consultor da Organização de Estados Iberoamericanos (OEI) e foi Diretor da Univesp no governo de Geraldo Alckmin. Durante o governo de Marcio França, foi secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação. Também foi prefeito de Itupeva (SP).

Silas Feitosa (PRTB)

Silas Feitosa é pré-candidato a prefeito de Jundiaí pelo PRTB (Foto: Divulgação)

Silas Feitosa, 50 anos, começou sua carreira política em Jundiaí nos anos 90. Atuou na Câmara Municipal, no Executivo, na Alesp e na Câmara dos Deputados. Foi gestor da Escola de Gestão Pública de Jundiaí e candidato a prefeito em 2020. Cientista social, pós-graduado em comunicação e professor universitário, lecionou em faculdades locais nas áreas de economia e ciência política.

Os eleitores de Jundiaí terão a oportunidade de avaliar os projetos e propostas dos pré-candidatos à Prefeitura de Jundiaí nos próximos meses, enquanto as campanhas se intensificam e os debates se aprofundam. A escolha do novo prefeito será decisiva para o futuro da cidade, tornando essencial que todos estejam bem informados sobre as opções disponíveis. Fique atento às próximas atualizações sobre os pré-candidatos à Prefeitura de Jundiaí para fazer uma escolha consciente nas eleições de 2024.

Eleições 2024

Albino é pré-candidato a vice-prefeito de Jundiaí ao lado de Parimoschi

De acordo com Albino, a linha política adotada pela chapa é “conservador de direita”, a favor de pautas como “Deus, pátria e família”.

Published

on

Albino, ao lado de Jair Bolsonaro, Parimoschi e o prefeito de Jundiaí, Luiz Fernando Machado
Foto: Reprodução

Nesta semana, o presidente da Câmara Municipal de Jundiaí, vereador Antônio Carlos Albino, anunciou a pré-candidatura a vice-prefeito da cidade, ao lado do pré-candidato à Prefeitura, José Antonio Parimoschi. Quem é Albino? Albino é técnico em Contabilidade, Advogado e pós-graduado em Segurança Pública e Privada. Foi eleito vereador em Jundiaí pela primeira vez em 2016 e, em 2020, foi o…

Continue Reading

Eleições 2024

Eleições 2024: veja como consultar processos eleitorais na internet

Qualquer pessoa pode realizar a consulta de processos eleitorais na ferramenta do TRE-SP e TSE. Veja como.

Published

on

Urna eletrônica - veja como consultar processos eleitorais na internet
Plataforma do Processo Judicial Eletrônico (PJe) mostra ações em tramitação nas zonas eleitorais, TRE-SP e TSE (Foto: Roberto Jayme/Ascom/TSE)

O Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP) e no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) disponibilizam a consulta de processos eleitorais que tramitam nas zonas eleitorais. Qualquer pessoa pode realizar a consulta. Para isso, basta acessar a plataforma de consulta pública unificada do Processo Judicial Eletrônico (PJe). Na ferramenta, é possível pesquisar por ações de propaganda eleitoral, registros de candidatura, fraude…

Continue Reading

Eleições 2024

Eleições 2024: cerca de 35% do eleitorado paulista já baixou o e-Título

A via digital dispensa apresentação do documento impresso e pode ser apresentada no dia da votação. Até o momento, cerca de 11,7 milhões de eleitores têm o aplicativo da Justiça Eleitoral

Published

on

Pessoa acessando aplicativo do e-Título
Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

De acordo com o Tribunal Regional Eleitoral, cerca de 35% do eleitorado do Estado de SP baixou o aplicativo e-Título, via digital do título de eleitor. Ou seja, há três meses das eleições municipais, 11,7 milhões dos 34,4 milhões de eleitoras e eleitores de São Paulo têm o aplicativo instalado no celular. Se o eleitor tiver cadastro biométrico e a…

Continue Reading

Eleições 2024

Lera Rodrigues desiste de concorrer à Prefeitura de Cabreúva e apoia Henrique Martin

As conversas sobre as questões da cidade começaram há 30 dias e acabaram por selar a aliança entre os pré-candidatos

Published

on

Cabreúva - Lera Rodrigues desiste de concorrer à Prefeitura e apoia Henrique Martin
Kiko Castrinho, pré-candidato a vice (esq.), Lera Rodrigues (centro), Henrique Martin, pré-candidato a Prefeito de Cabreúva. Foto: Divulgação

A pré-candidata Lera Rodrigues, conhecida como LeraPi e presidente do Partido da Mulher Brasileira, decidiu abrir mão de concorrer à Prefeitura de Cabreúva. Em vez disso, ela optou por selar uma aliança propositiva com o pré-candidato a prefeito Henrique Martin, do Movimento Democrático Brasileiro. Há um mês, ambos começaram a discutir os avanços necessários para atender às necessidades da população…

Continue Reading

Eleições 2024

Zé Dirceu em Jundiaí participa do lançamento da pré-candidatura de Bocalon

Published

on

Zé Dirceu em Jundiaí rodeado de apoiadores no lançamento da pré-candidatura de Bocalon à prefeitura de Jundiaí
Foto: Divulgação/Arquivo pessoal

Um domingo agitado marcou o cenário político com a presença do ex-ministro José Dirceu em Jundiaí. O petista, recentemente livre da pena imposta pela operação Lava Jato, prestigiou o lançamento da pré-candidatura de Ricardo Bocalon (PSB) à prefeitura da cidade. O evento, realizado neste domingo, 16, reuniu centenas de pessoas que, em fila, aguardavam ansiosas a oportunidade de registrar uma…

Continue Reading