Eleições 2024: eleitor tem 60 dias para justificar voto
Connect with us

Eleições 2024

Eleições 2024: eleitor tem 60 dias para justificar voto; veja como fazer

No dia da eleição, a justificativa pode ser feita através do aplicativo e-Título, disponível para dispositivos Android e iOS.

Published

on

Atualizado há

Aplicativo e-Título para as Eleições 2024
Foto: Marcello Casal Jr./ Agência Brasil

Os eleitores que não comparecerem às urnas no próximo domingo (6) para as eleições 2024, têm 60 dias para justificar a ausência. No Brasil, o voto é obrigatório para pessoas com mais de 18 anos, sendo opcional para maiores de 70 e jovens entre 16 e 18 anos.

No dia da eleição, a justificativa pode ser feita através do aplicativo e-Título, disponível para dispositivos Android e iOS. Além disso, os Tribunais Regionais Eleitorais (TREs) disponibilizam pontos físicos para que os eleitores possam justificar a ausência.

O aplicativo e-Título pode ser baixado gratuitamente até sábado (5), véspera da eleição. No dia da votação, o download será suspenso temporariamente para evitar instabilidades, sendo retomado na segunda-feira (7).

Como usar o e-Título para justificar?

Após baixar o aplicativo, o eleitor deve preencher os dados solicitados e enviar a justificativa, que será analisada por um juiz eleitoral. Caso o eleitor tenha faltado à votação das eleições 2024, uma multa de R$ 3,51 por turno de ausência será cobrada.

O prazo para justificar a ausência no primeiro turno é 5 de dezembro de 2024. Já para o segundo turno, o prazo final é 7 de janeiro de 2025.

Consequências de não justificar o voto

Deixar de votar e justificar nos dois turnos acarreta duas faltas. A partir da terceira ausência consecutiva sem justificativa, o título de eleitor pode ser cancelado. Eleitores no exterior estão isentos de votar e, portanto, de justificar.

O cancelamento do título pode trazer complicações, como a impossibilidade de obter passaporte, matricular-se em instituições públicas de ensino ou tomar posse em cargos públicos.

Voto em trânsito nas eleições 2024

Os eleitores que estiverem fora de suas cidades nos dias de votação para as eleições 2024 (6 e 27 de outubro) não poderão votar, já que o voto em trânsito não é permitido em eleições municipais. Nestes casos, é necessário justificar a ausência nos prazos estipulados.

O segundo turno ocorrerá em cidades com mais de 200 mil eleitores onde nenhum candidato à prefeitura obtiver mais da metade dos votos válidos no primeiro turno, excluídos brancos e nulos.

Com essas informações, os eleitores podem se preparar adequadamente para justificar o voto, evitando possíveis complicações futuras.

Eleições 2024

Conheça Mariana Janeiro: 1ª mulher preta eleita vereadora em Jundiaí

O Tribuna de Jundiaí preparou matérias exclusivas com vereadores eleitos para 1º mandato na cidade. Nesta edição, conheça Mariana Janeiro.

Published

on

Mariana Janeiro é eleita vereadora em Jundiaí
Foto: Divulgação/Arquivo Pessoal

Nas eleições municipais deste ano em Jundiaí, a cidade elegeu 7 vereadores que, a partir de 2025, cumprirão seu primeiro mandato. De diferentes partidos e com distintas ideologias, essas sete pessoas, juntas dos outros 12 parlamentares eleitos, passarão os próximos quatro anos sendo vozes ativas na Câmara Municipal de Jundiaí, propondo ideias e fiscalizando a gestão municipal em prol dos…

Continue Reading

Eleições 2024

Reeleita em Jundiaí, Quézia faz história como vereadora mais votada da cidade

Para ela, o resultado é reflexo da mudança no comportamento dos eleitores. Saiba mais.

Published

on

Reeleita em Jundiaí, Quézia faz história como vereadora mais votada da cidade
Foto: Divulgação/Arquivo Pessoal

Nascida e criada no tradicional bairro da Ponte São João, em Jundiaí, Quézia de Lucca fez história nas eleições de 2024 em Jundiaí. Com uma trajetória de dedicação à família, valores cristãos e uma carreira pública de sucesso, ela foi reeleita com o maior número de votos já registrado na cidade. Quézia atribui seu sucesso eleitoral a um trabalho intenso,…

Continue Reading

Eleições 2024

Gustavo Martinelli retoma ações de campanha para 2º turno com caminhada na região Sul

Acompanhados por suas famílias, Gustavo Martinelli e Ricardo Benassi seguirão percorrendo os bairros de Jundiaí nas próximas semanas.

Published

on

Gustavo Martinelli retoma ações de campanha para o segundo turno
Foto: Divulgação/Arquivo Pessoal

Nesta terça-feira (8), Gustavo Martinelli e Ricardo Benassi, acompanhados de suas esposas e apoiadores, retomaram as atividades de campanha para o segundo turno com uma caminhada pela Vila Maringá. Durante a caminhada, Gustavo reforçou que conta com os eleitores do bairro novamente no dia 27 de outubro. “Eu cresci aqui na região Sul, é um lugar muito afetivo para mim.…

Continue Reading

Eleições 2024

Parimoschi retoma campanha no segundo turno e defende propostas para inclusão e família

Parimoschi conta com o apoio do prefeito Luiz Fernando Machado e do governador Tarcísio de Freitas, além de 15 dos 19 vereadores eleitos para a próxima legislatura.

Published

on

Parimoschi retoma campanha no segundo turno
Foto: Reprodução/Arquivo Pessoal

José Antonio Parimoschi, candidato à Prefeitura de Jundiaí, retomou sua campanha para o segundo turno após vitória no primeiro turno das eleições municipais, com 104.180 votos, correspondendo a 48,07% da preferência dos eleitores. Parimoschi conta com o apoio do prefeito Luiz Fernando Machado e do governador Tarcísio de Freitas, além de 15 dos 19 vereadores eleitos para a próxima legislatura.…

Continue Reading

Eleições 2024

Eleições 2024: propaganda eleitoral do 2º turno já está permitida para retorno

A propaganda eleitoral poderá ser realizada até o dia 26 de outubro, véspera do 2º turno, o que possibilita uma extensão de campanha.

Published

on

TV, representando a propaganda eleitoral
Foto: Canva

A propaganda eleitoral para o 2º turno das eleições municipais está autorizada deste às 17h da última segunda-feira (7). Os eleitores de 52 municípios terão que voltar às urnas no dia 27 deste mês para eleger seus candidatos à prefeitura. Vale destacar que não há disputa de segundo turno para vereadores. Com o término do prazo de 24 horas após…

Continue Reading
Advertisement