Julgamento de Gustavo Martinelli no TRE é adiado novamente
Connect with us

Eleições 2024

Julgamento de Gustavo Martinelli no TRE é adiado novamente

Published

on

Atualizado há

Gustavo Martinelli
Foto: Reprodução/TV Sorocaba SBT

Nesta terça-feira (5), o Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP) julgou o pedido de embargo protocolado por Gustavo Martinelli. O candidato eleito à Prefeitura de Jundiaí tenta reverter a decisão que impugnou sua candidatura nas eleições municipais.

Na decisão desta terça-feira, o Juiz Relator Claudio Langroiva, votou pela rejeição do pedido de embargos de declaração de Gustavo Martinelli, acompanhado pelo Juiz Rogério Cury. No entanto, o Juiz Regis de Castilho pediu vistas do processo, adiando mais uma vez o julgamento, agora sem uma data prevista para acontecer.

Relembre o caso de Gustavo Martinelli

A decisão de indeferir a candidatura de Gustavo Martinelli teve origem em 24 de setembro, quando o TRE acolheu as impugnações do Ministério Público Eleitoral e de Ana Amalia Bretas, candidata a vereadora pelo PSDB. Segundo a Corte Eleitoral, Martinelli, atual vice-prefeito de Jundiaí, teria incorrido em causa de inelegibilidade.

O impedimento decorre de sua atuação como presidente da Câmara Municipal de Jundiaí em 2018, período em que suas contas foram rejeitadas pelo Tribunal de Contas do Estado de São Paulo devido ao pagamento irregular de horas extras e à concessão indevida de revisão salarial anual.

A decisão sobre o futuro político de Martinelli poderá ter diferentes desdobramentos. Caso o TRE-SP mantenha a impugnação, ele terá a possibilidade de recorrer ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) em Brasília. Se a decisão do TSE não ocorrer até 1º de janeiro, a Prefeitura de Jundiaí será assumida pelo presidente da Câmara Municipal, a ser eleito em uma sessão extraordinária do legislativo.

Em outra hipótese, se o TSE confirmar a decisão do TRE-SP, Jundiaí terá que realizar novas eleições para o cargo de prefeito, como já aconteceu nas cidades de Cajamar e Itupeva.

Por outro lado, caso o TSE julgue favoravelmente a candidatura de Gustavo Martinelli, a Justiça Eleitoral de Jundiaí deve marcar a data para a diplomação de Martinelli e seu vice, Ricardo Benassi.

Eleições 2024

Justiça confirma Gustavo Martinelli como prefeito de Jundiaí

Published

on

Gustavo Martinelli
Foto: Divulgação/Arquivo Pessoal

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em Brasília, confirmou a candidatura de Gustavo Martinelli à Prefeitura de Jundiaí nesta sexta-feira (6). Sua eleição representou a segunda maior virada do Brasil nas eleições de 2024, consolidando a força do desejo popular por transformação e inovação na política de Jundiaí. Durante a campanha, um caso já resolvido de pagamento de horas extras ao…

Continue Reading

Eleições 2024

Gustavo Martinelli, eleito prefeito de Jundiaí, recorrerá ao TSE

Na tarde desta quinta-feira, o TRE-SP decidiu por quatro votos a três contra o pedido de embargo de Martinelli.

Published

on

Gustavo Martinelli, homem com barba, usando camisa polo azul, segurando microfone e fazendo discurso, com lâmpadas penduradas ao fundo.
Foto: Divulgação/Reprodução Instagram

Gustavo Martinelli disse que irá recorrer no TSE sobre a decisão tomada nesta quinta-feira (14) pelo TRE-SP em razão de seu pedido de embargo no processo de impugnação de sua candidatura a Prefeito de Jundiaí. Martinelli foi eleito prefeito de Jundiaí com mais de 125 mil votos no segundo turno. O caso em questão envolve o pagamento de horas extras…

Continue Reading

Eleições 2024

TRE-SP rejeita embargos e Gustavo Martinelli segue com candidatura impugnada

O processo foi adiado pelo menos duas vezes, e na última sessão ficou empatado por três votos a três. Hoje, o juíz Silmar Fernandes votou contra o embargo.

Published

on

Gustavo Martinelli vice-prefeito de Jundiaí
Foto: Divulgação/Arquivo Pessoal

Em Sessão Plenária realizada nesta quinta-feira (14), o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-SP) julgou contra o pedido de embargo de Gustavo Martinelli em relação ao pedido de impuganação de sua candidatura a Prefeito de Jundiaí nas eleições municipais de 2024. O processo foi adiado pelo menos duas vezes, e na última sessão ficou empatado por três votos a três. Hoje, o…

Continue Reading
Skip to content