MP pede impugnação de candidatura de Gustavo Martinelli
Connect with us

Eleições 2024

Ministério Público pede impugnação do registro de candidatura de Gustavo Martinelli

Published

on

Atualizado há

Gustavo Martinelli
Foto: Divulgação/Arquivo Pessoal

A promotora de Justiça Cláudia Eda Bussem reiterou o pedido de impugnação da candidatura de Gustavo Martinelli (União Brasil) à prefeitura de Jundiaí devido à rejeição de suas contas durante sua gestão como presidente da Câmara Municipal em 2018. Segundo a promotora, o ato de Martinelli configuraria infração à Lei da Ficha Limpa.

A ação judicial detalha que Martinelli teve que devolver R$ 24.020,77 aos cofres públicos por pagamentos ao Procurador Jurídico da Câmara que ultrapassaram o teto constitucional. O candidato argumenta que o valor seria referente a pagamento de horas extras, mas que devolveu esse dinheiro.

Apesar da devolução, a promotora destaca irregularidades consideradas “insanáveis” que configuram improbidade administrativa.

Após a divulgação da primeira decisão de impugnação, na semana passada, Gustavo Martinelli compartilhou com a imprensa que seu nome seria excluído da lista de gestores com contas rejeitadas pelo Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCE/SP). No entanto, a promotora ressaltou a existência de uma decisão transitada em julgado que confirma a rejeição das contas.

A decisão final sobre a candidatura de Gustavo Martinelli caberá ao juiz eleitoral. O Tribuna de Jundiaí tentou contato com o candidato, mas não obteve retorno até o fechamento desta matéria.

Gustavo Martinelli responde

Em nota, enviada pela assessoria, o candidato destacou que o Tribunal de Contas do Estado (TCE) “reconheceu o erro que resultou na inclusão indevida de seu nome na lista de contas rejeitadas. Com base nesse reconhecimento, o nome de Martinelli foi retirado da lista, e o candidato apresentou sua defesa ao Ministério Público.”

“O equívoco referia-se a um valor recebido pelo Procurador Jurídico da Câmara Municipal, em função de horas extras trabalhadas, que, somado ao salário, ultrapassou o teto constitucional. Como esclarecido anteriormente, o Procurador devolveu os valores aos cofres públicos, com juros e correção, e o TCE, ao reconhecer que não houve dolo ou improbidade administrativa, garantiu que não há qualquer impeditivo para a candidatura de Martinelli”, continua a nota.

A equipe de Gustavo Martinelli diz que aguarda a decisão do Ministério Público com tranquilidade, “com a certeza de que o candidato se enquadra plenamente na Lei da Ficha Limpa e permanece elegível para a disputa eleitoral.”

Eleições 2024

Resultado das eleições de 2024 pode ser conferido por meio dos Boletins de Urna

Em cidades menores, a apuração dos votos nos Boletins de Urna pode permitir que a candidatura vencedora seja conhecida antes da divulgação pelo TSE.

Published

on

Boletins de Urna
Foto: Divulgação/TSE

Em diversos municípios, a contagem de votos realizada por fiscais, utilizando os Boletins de Urna (BUs) distribuídos ao final do pleito, pode revelar os candidatos vencedores antes da divulgação oficial do resultado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Mais de 34,4 milhões de pessoas participarão da escolha de prefeitos e vereadores em 645 municípios do estado no próximo mês. O presidente…

Continue Reading

Eleições 2024

Parimoschi reúne especialistas para apresentar muralha de segurança para Jundiaí

“O investimento total que faremos na área de segurança pública, em Jundiaí, vai passar dos R$ 100 milhões”, diz o candidato.

Published

on

Parimoschi reúne especialistas para apresentar muralha de segurança para Jundiaí
Foto: Divulgação/Arquivo Pessoal

O candidato à Prefeitura de Jundiaí, José Antonio Parimoschi, se reuniu com representantes de forças de segurança pública, empresas de segurança patrimonial, condomínios logísticos e membros da sociedade civil, nesta terça-feira (17), para apresentação da muralha virtual jundiaiense de segurança que está no seu plano de governo. O evento contou com a palestra de José Antonio Baptistão, um dos maiores…

Continue Reading

Eleições 2024

Após ser repreendido, Pablo Marçal cola adesivo na boca em gesto de censura

Candidato foi repreendido após chamar Guilherme Boulos de “Boules” durante o debate

Published

on

Pablo Marçal com adesivo colocado na boca.
Pablo Marçal cola adesivo na boca após ser repreendido em debate, em alusão à censura (Foto: Reprodução/ YouTube)

Durante o debate da RedeTV! e UOL com os candidatos à Prefeitura de São Paulo, Pablo Marçal (PRTB) colocou um adesivo na boca após ser repreendido pela jornalista Amanda Klein, gerando um momento de tensão. A ação aconteceu após Pablo Marçal chamar o deputado Guilherme Boulos (Psol) de “Boules” e, com isso, a mediadora precisou intervir informando que os candidatos…

Continue Reading

Eleições 2024

Datena joga cadeira em Pablo Marçal durante debate

Apresentador acabou sendo expulso do debate e Marçal foi levado ao hospital, segundo sua assessoria

Published

on

Datena, em debate, jogando cadeira em Pablo Marçal.
A confusão aconteceu no quarto bloco do debate (Foto: Reprodução/ TV Cultura)

Durante o debate da TV Cultura, o candidato José Luiz Datena (PSDB) surpreendeu todos dando uma cadeirada no Pablo Marçal (PRTB) após provocações. Marçal havia questionado o candidato do PSDB sobre sua desistência e, o candidato do PSDB por sua vez, afirma que não vai perdoá-lo pela acusão de assédio sexual. "Você é um arregão. Atravessou o debate esses dias…

Continue Reading

Eleições 2024

João Paulo conduz caminhada e bandeiraço na região Oeste de Várzea Paulista

Published

on

João Paulo cumprimenta moradora em frente a uma casa em Várzea Paulista durante caminhada, acompanhado por apoiadora e crianças ao fundo.
Foto: Divulgação

No último sábado (14), o candidato a vice-prefeito de Várzea Paulista, João Paulo, liderou uma caminhada e bandeiraço pelos bairros Parque Guarani e Vila Indaiá, localizados na região Oeste da cidade. Durante a ação, João Paulo aproveitou para conversar com moradores, ouvir suas demandas e reforçar seu compromisso de dar continuidade ao trabalho realizado pelo governo atual. Conversa com os…

Continue Reading
Advertisement