
Em audiência pública realizada nesta semana, na Câmara de Jundiaí, o vereador Faouaz Taha propôs discussão de seu projeto de lei que altera o Plano Diretor da cidade para incluir coberturas de carros com placas solares (carports) em áreas não computadas na taxa de ocupação. O encontro foi transmitido ao vivo pela TV Câmara e canais de mídia social da Casa de Leis.
Com a presença do gestor de Planejamento e Meio Ambiente, Sinésio Scarabello, a audiência contou ainda com a participação de entusiastas do tema, representantes da sociedade civil. “As medidas sustentáveis são, a cada dia, mais necessárias. Essa é uma das minhas preocupações como vereador e o que estiver ao meu alcance, farei para que possamos preparar nossa cidade para ações benéficas ao meio ambiente”, afirmou Faouaz Taha.
O projeto de Lei de Faouaz Taha
De acordo com seu projeto de lei, o Plano Diretor (Lei nº. 9.321, de 11 de novembro de 2019)
passa a vigorar considerando também como áreas não computadas na taxa de ocupação, as garagens com placas solares, conhecidas como “carports”, respeitada a taxa de permeabilidade mínima exigida para respectiva zona de uso de solo.
“O gestor Sinésio recebeu muito bem a proposta que segue em análise pelos conselhos municipais do Plano Diretor e do Meio Ambiente”, esclareceu Faouaz. “Fico muito feliz que esse tema tenha gerado um debate na prefeitura, entre equipes técnicas e que possa ser realmente considerado um progresso para nossa cidade”, concluiu.
Segundo participantes favoráveis ao tema presentes na audiência, esse projeto de lei é uma forma de incentivar medidas sustentáveis não somente em estabelecimentos comerciais, como em residências, para geração de energia fotovoltaica, o que também fomenta setores que giram a economia de forma moderna e benéfica ao meio ambiente na cidade.
[tdj-leia-tambem]