Governo Bolsonaro recua e publica novo decreto sobre armas
Connect with us

Política

Governo Bolsonaro recua e publica novo decreto sobre armas

Nova norma vai alterar pontos que foram questionados na Justiça, no Congresso e “pela sociedade em geral”, diz comunicado do Planalto

Published

on

O governo de Jair Bolsonaro publicou na manhã desta quarta-feira (22) um novo decreto sobre as regras para posse porte de arma de fogo no país.

Entre as mudanças anunciadas estão o veto ao porte de fuzis, carabinas ou espingardas para cidadãos comuns, além de mudanças na prática de tiro por menores de idade e no transporte de arma em voos.

O direito à posse é o direito de ter a arma em casa (ou no trabalho, no caso de proprietários). O direito de porte é a autorização para transportar a arma fora de casa, em qualquer lugar.

Na terça-feira (21), o governo federal já havia indicado, por meio da Advocacia-Geral da União (AGU), que faria “possíveis revisões” no decreto.

Já nesta quarta, o Palácio do Planalto informou que a nova norma vai alterar alguns pontos que já foram questionados na Justiça, pelo Congresso e “pela sociedade em geral”.

Jair Bolsonaro tinha editado o decreto no dia 7 de maio, o texto facilitava o porte de arma para um conjunto de profissões, como advogados, caminhoneiros, políticos eleitos e jornalistas.

A proposta também deixava claro que colecionadores, atiradores esportivos e caçadores poderiam levar a arma carregada quando estivessem se deslocando de casa ou do trabalho até o local de prática.

As alterações que o texto fazia no Estatuto do Desarmamento geraram críticas de entidades ligadas à Segurança Pública, Câmara e Senado, que fizeram análises técnicas que apontavam “irregularidades”.

LEIA TAMBÉM:

Bolsonaro assina decreto que dá direito a porte de arma a políticos e jornalistas

Bolsonaro assina decreto que muda regras sobre uso de armas e de munições

Ainda na terça-feira, governadores de 13 estados e do Distrito Federal divulgaram uma carta aberta contra o decreto. A Anistia Internacional pediu a revogação do texto, alegando riscos para as garantias do direito à vida, à liberdade e à segurança das pessoas.

O partido Rede Sustentabilidade já havia acionado o STF para pedir a anulação da medida.

Entenda:

Porte de armas

  • Permitido: armas de porte, como pistolas, revólveres e garruchas;
  • Proibido: armas portáteis, como fuzis, carabinas, espingardas e armas não portáteis.

Prática de tiro para menores de idade

  • Menores só poderão praticar tiro esportivo a partir dos 14 anos e com autorização dos pais. O decreto anterior não estipulava idade mínima e exigia autorização apenas de um dos responsáveis; antes dos decretos de Bolsonaro, era necessária autorização judicial.

Armas em voos

  • A ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil) será responsável por definir as regras para transporte de armas em voos; decreto anterior dava esta atribuição ao Ministério da Justiça;
  • O novo decreto também esclarece que munições incendiárias, químicas e outras vedadas em acordos e tratados internacionais do qual o Brasil participa continuarão proibidas.

Clique aqui e confira o decreto oficial na íntegra.

Fonte: G1

Eleições 2024

Conheça Mariana Janeiro: 1ª mulher preta eleita vereadora em Jundiaí

O Tribuna de Jundiaí preparou matérias exclusivas com vereadores eleitos para 1º mandato na cidade. Nesta edição, conheça Mariana Janeiro.

Published

on

Mariana Janeiro é eleita vereadora em Jundiaí
Foto: Divulgação/Arquivo Pessoal

Nas eleições municipais deste ano em Jundiaí, a cidade elegeu 7 vereadores que, a partir de 2025, cumprirão seu primeiro mandato. De diferentes partidos e com distintas ideologias, essas sete pessoas, juntas dos outros 12 parlamentares eleitos, passarão os próximos quatro anos sendo vozes ativas na Câmara Municipal de Jundiaí, propondo ideias e fiscalizando a gestão municipal em prol dos…

Continue Reading

Eleições 2024

Reeleita em Jundiaí, Quézia faz história como vereadora mais votada da cidade

Para ela, o resultado é reflexo da mudança no comportamento dos eleitores. Saiba mais.

Published

on

Reeleita em Jundiaí, Quézia faz história como vereadora mais votada da cidade
Foto: Divulgação/Arquivo Pessoal

Nascida e criada no tradicional bairro da Ponte São João, em Jundiaí, Quézia de Lucca fez história nas eleições de 2024 em Jundiaí. Com uma trajetória de dedicação à família, valores cristãos e uma carreira pública de sucesso, ela foi reeleita com o maior número de votos já registrado na cidade. Quézia atribui seu sucesso eleitoral a um trabalho intenso,…

Continue Reading

Eleições 2024

Gustavo Martinelli retoma ações de campanha para 2º turno com caminhada na região Sul

Acompanhados por suas famílias, Gustavo Martinelli e Ricardo Benassi seguirão percorrendo os bairros de Jundiaí nas próximas semanas.

Published

on

Gustavo Martinelli retoma ações de campanha para o segundo turno
Foto: Divulgação/Arquivo Pessoal

Nesta terça-feira (8), Gustavo Martinelli e Ricardo Benassi, acompanhados de suas esposas e apoiadores, retomaram as atividades de campanha para o segundo turno com uma caminhada pela Vila Maringá. Durante a caminhada, Gustavo reforçou que conta com os eleitores do bairro novamente no dia 27 de outubro. “Eu cresci aqui na região Sul, é um lugar muito afetivo para mim.…

Continue Reading

Eleições 2024

Parimoschi retoma campanha no segundo turno e defende propostas para inclusão e família

Parimoschi conta com o apoio do prefeito Luiz Fernando Machado e do governador Tarcísio de Freitas, além de 15 dos 19 vereadores eleitos para a próxima legislatura.

Published

on

Parimoschi retoma campanha no segundo turno
Foto: Reprodução/Arquivo Pessoal

José Antonio Parimoschi, candidato à Prefeitura de Jundiaí, retomou sua campanha para o segundo turno após vitória no primeiro turno das eleições municipais, com 104.180 votos, correspondendo a 48,07% da preferência dos eleitores. Parimoschi conta com o apoio do prefeito Luiz Fernando Machado e do governador Tarcísio de Freitas, além de 15 dos 19 vereadores eleitos para a próxima legislatura.…

Continue Reading

Eleições 2024

Eleições 2024: propaganda eleitoral do 2º turno já está permitida para retorno

A propaganda eleitoral poderá ser realizada até o dia 26 de outubro, véspera do 2º turno, o que possibilita uma extensão de campanha.

Published

on

TV, representando a propaganda eleitoral
Foto: Canva

A propaganda eleitoral para o 2º turno das eleições municipais está autorizada deste às 17h da última segunda-feira (7). Os eleitores de 52 municípios terão que voltar às urnas no dia 27 deste mês para eleger seus candidatos à prefeitura. Vale destacar que não há disputa de segundo turno para vereadores. Com o término do prazo de 24 horas após…

Continue Reading
Advertisement