Governo confirma André Mendonça na Justiça e Ramagem no comando da PF
Connect with us

Política

Governo confirma André Mendonça na Justiça e Ramagem no comando da PF

Nomeação foi publicada nesta terça-feira (28), no Diário Oficial da União

Published

on

André Mendonça e Alexandre Ramagem
André Mendonça e Alexandre Ramagem, ministro da Justiça e diretor-geral da PF. (Foto: Marcello Casal Jr./Agência Brasil; SECOM/Presidência da República)

André Luiz Mendonça, atual titular da Advocacia-Geral da União, e Alexandre Ramagem, atual diretor da Agência Brasileiro de Inteligência (Abin), estão confirmados para substituir Sergio Moro e Maurício Valeixo no comando do Ministério da Justiça e diretoria-geral da Polícia Federal, respectivamente.

A nomeação foi publicada no Diário Oficial da União desta terça-feira (28) e são assinadas pelo presidente Jair Bolsonaro.

Jose Levi Mello do Amaral Júnior vai ocupar o cardo de Advogado-Geral da União.

Substituição

Moro pediu demissão do governo Bolsonaro, depois que o presidente da República exonerou Valeixo, então diretor-geral da Polícia Federal.

Durante coletiva de imprensa em que anunciaria sua saída, o ex-juiz da Lava Jato, fez graves acusações, entre elas que o presidente tentava interferir politicamente na PF, por isso, a saída de Valeixo. Bolsonaro, mais tarde, negou.

Dois inquéritos, abertos pelo Supremo Tribunal Federal (STF) e investigados pela Polícia Federal, podem preocupar o presidente. Um deles, um esquema de fake news que corre em sigilo, teria chegado, segundo a Folha de S. Paulo, ao nome Carlos Bolsonaro, vereador do Rio de Janeiro. O outro, aberto no domingo (19), investiga a participação de deputados bolsonaristas na manifestação antidemocrática e pró-golpe. O nome de Eduardo Bolsonaro, deputado federal, também poderia estar envolvido.

O relator dos inquéritos, ministro Alexandre de Moraes, determinou, depois da saída de Moro, que os delegados responsáveis pelos casos não sejam substituídos.

Com a nomeação de Ramagem para a diretoria da PF, a tensão ganhou novos contrastes. Além de ter trabalha como chefe da segurança de Bolsonaro durante a campanha de 2018 e, depois de eleito, ter sido escolhido para assessor de governo, ele também é amigo da família Bolsonaro.

Em entrevista coletiva nesta segunda-feira (27), Bolsonaro comentou a proximidade de Ramagem com a família. (Veja vídeo)

“Ele ficou novembro e dezembro, praticamente, na minha casa. Dormia na casa da vizinha, tomava café comigo, aí tirou fotografia com todo mundo. Foi no casamento de um filho meu… Não tema nada a ver a amizade dele com o meu filho, meu filho conheceu ele depois. E eu confio, passei a acreditar no Ramagem, conversava muito com ele, trocava informações. Demonstrou ser uma pessoa da minha confiança, então a partir do momento que eu tenho uma chance de indicar alguém pra PF, por que não o indicaria?”, questionou Bolsonaro.

Segundo o G1, o deputado federal Marcelo Freixo (PSOL-RJ) disse que vai apresentar uma ação na Justiça que impessa que Ramagem assuma o cargo.

Perfis

André Luiz Mendonça

Antes de ocupar a Advocacia-Geral da União, Mendonça atuou como corregedor-geral do órgão, entre 2016 e 2018.

Em 2011, Mendonça venceu, na categoria especial, o Prêmio Innovare, que identifica e divulga as melhores práticas exercidas no âmbito do Poder Judiciário, por idealizar e coordenar um grupo dedicado à recuperação de ativos desviados em casos de corrupção, que recuperou bilhões de reais aos cofres públicos.

É pastor na Igreja Presbiteriana Esperança, em Brasília, e pós-graduado em direito pela Universidade de Brasília (UnB).

Alexandre Ramagem

É delegado da Polícia Federal desde 2005. Na corporação, comandou as divisões de Administração de Recursos Humanos e de Estudos, Legislações e Pareceres.

Ocupou papel na coordenação de grandes eventos, como a Copa do Mundo de 2014, a Olimpíada de 2016 e a Rio+20, Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente.

Depois de atuar como segurança de Bolsonaro em 2018, em 2019, foi nomeado para a direção da Abin. Antes, trabalhou com o ex-ministro Santos Cruz, chefe da Secretaria de Governo na gestão Bolsonaro nos primeiros meses do mandato.

Política

PL indica Luiz Fernando Machado, prefeito de Jundiaí, para secretaria de Nunes, em SP

Ricardo Nunes ofereceu a Secretaria de Meio Ambiente para acomodar Luiz Fernando Machado. Saiba mais.

Published

on

Ricardo Nunes e Luiz Fernando Machado
Foto: Prefeitura de São Paulo/Prefeitura de Jundiaí

O PL (Partido Liberal) indicou o nome de Luiz Fernando Machado, atual Prefeito de Jundiaí, para compor o secretariado do segundo mandato de Ricardo Nunes na Prefeitura de São Paulo. De acordo com informações da Folha de S. Paulo, o prefeito reeleito de SP acatou a sugestão e ofereceu a Machado a secretaria do Verde e Meio Ambiente. Ainda segundo…

Continue Reading

Política

Após casos de violência policial, Barroso determina uso obrigatório de câmeras pela Polícia Militar em SP

Decisão do STF inclui também gravação contínua e relatórios mensais. Saiba mais!

Published

on

Policial Militar do Estado de São Paulo com arma nas mãos e câmera corporal no peito.
Barroso determina uso obrigatório de câmeras pela Polícia Militar em SP (Foto: Governo do Estado de São Paulo)

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Luís Roberto Barroso, definiu que é obrigatório o uso de câmeras corporais por policiais militares de São Paulo durante as operações. A decisão foi assinada no domingo (8) e divulgada nesta segunda-feira (9). Além do uso obrigatório de câmeras corporais, Barroso também determinou a gravação ininterrupta das imagens nas operações até que seja…

Continue Reading

Eleições 2024

Justiça confirma Gustavo Martinelli como prefeito de Jundiaí

Published

on

Gustavo Martinelli
Foto: Divulgação/Arquivo Pessoal

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em Brasília, confirmou a candidatura de Gustavo Martinelli à Prefeitura de Jundiaí nesta sexta-feira (6). Sua eleição representou a segunda maior virada do Brasil nas eleições de 2024, consolidando a força do desejo popular por transformação e inovação na política de Jundiaí. Durante a campanha, um caso já resolvido de pagamento de horas extras ao…

Continue Reading
Advertisement
Skip to content