Connect with us

Política

Governo exclui presos das prioridades para vacinação contra a Covid-19

Os presos integravam a fase 4, depois de profissionais de saúde, idosos e professores, mas já não aparecem na lista divulgada nesta quarta-feira (9) pela pasta

Published

on

Penitenciária lotada. (Foto: Divulgação)
Penitenciária lotada. (Foto: Divulgação)

O Ministério da Saúde excluiu a população carcerária dos grupos prioritários previstos no plano preliminar para a vacinação contra a Covid-19 no país. Os presos integravam a fase 4, depois de profissionais de saúde, idosos e professores, mas já não aparecem na lista divulgada nesta quarta-feira (9) pela pasta. 

O cronograma completo deve ser apresentado “em breve” à população, segundo o governo federal. O documento, recebido hoje pelo ministro da Saúde, general Eduardo Pazuello, ainda passará por uma revisão técnica final antes de ser enviado ao STF (Supremo Tribunal Federal).

Na fase 1, estão inclusos profissionais da saúde, população idosa a partir dos 75 anos de idade, pessoas com 60 anos ou mais que vivem em asilos e instituições psiquiátricas e indígenas. Já a segunda abrange pessoas de 60 a 74 anos. 

Aqueles com comorbidades, como diabetes, cardiopatias e doenças renais crônicas, que representam maior risco de agravamento da doença, serão vacinados na fase 3. A quarta e última fase, que antes incluía os presos, agora prioriza professores, forças de segurança e salvamento e funcionários do sistema carcerário.

Esse plano, contudo, ainda não é a versão final. Segundo Arnaldo de Medeiros, secretário de Vigilância em Saúde, a definição dos grupos ou das fases em que acontecerá a vacinação está em constante mudança, “porque vai depender do quantitativo de doses que efetivamente teremos para um determinado tempo”.

Chance de vacinação em 2020 é remota 

Pela manhã, o ministro Eduardo Pazuello disse que a vacinação emergencial contra a Covid-19 pode começar ainda em dezembro no país, com doses da vacina da Pfizer/BioNTech. O general, no entanto, elencou uma série de condições para que isso aconteça — todas elas, neste momento, bastante improváveis, o que torna remota a possibilidade de imunização ainda em 2020. 

“Se a Pfizer conseguir autorização emergencial, e se a Pfizer nos adiantar alguma entrega, isso pode acontecer em janeiro, final de dezembro. Isso em quantidades pequenas, que são de uso emergencial”, disse Eduardo Pazuello.

A data prevista para o início da imunização — entre final de dezembro e janeiro — é a terceira diferente sugerida em duas semanas. 

Ontem, o ministro falou que o início de uma campanha nacional de vacinação estava previsto para o final de fevereiro, com doses do imunizante desenvolvido pela Universidade de Oxford e pelo laboratório AstraZeneca. 

Na semana passada, porém, a expectativa era de que o plano começasse em março, embora o governo não tivesse oficializado uma data.

Com informações do Portal UOL.

Política

Jundiaí: movimento por fiscalização da lei dos fogos é retomado em novo abaixo-assinado

“A lei existe, tem grande efeito, mas precisa desse passo fundamental para que possa ser respeitada”, acrescenta o vereador Faouaz Taha.

Published

on

Desde 2020, a cidade de Jundiaí conta com uma lei que proíbe a soltura de fogos de artifício com estampido. Essa legislação foi aprovada e sancionada naquele ano com o objetivo de proteger animais, crianças, pessoas autistas, idosos e acamados dos impactos negativos causados pelo barulho excessivo. No entanto, a população ainda aguarda a regulamentação necessária para garantir a fiscalização…

Continue Reading

Política

Vereador Juninho Adilson protocola pedido de emenda para reforma do Centro Esportivo Dal Santo, em Jundiaí

A solicitação foi entregue diretamente ao deputado estadual Rafa Zimbaldi.

Published

on

O vereador Juninho Adilson protocolou um pedido de emenda parlamentar no valor de R$ 250 mil para a reforma do ginásio, da quadra society e outras melhorias no Centro Esportivo Francisco Dal Santo, localizado na Vila Rami, em Jundiaí (SP). A solicitação foi entregue diretamente ao deputado estadual Rafa Zimbaldi, que se comprometeu a encaminhar o recurso ainda este ano.…

Continue Reading
Advertisement
Pular para o conteúdo