André Janones propõe escala 6x1 para parlamentares
Connect with us

Política

Deputado André Janones propõe jornada de trabalho 6×1 para parlamentares

“Se é pro povo, tem que ser pra todos”, escreveu o deputado.

Published

on

Atualizado há

Deputado André Janones propõe jornada de trabalho 6x1 para parlamentares
Foto: Reprodução/Instagram

O deputado federal André Janones (AVANTE/MG) protocolou, nesta quarta-feira (13), uma proposta para que os parlamentares passem a trabalhar em escala 6×1. Essa iniciativa surge como uma resposta aos deputados que se recusaram a apoiar a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que busca extinguir a escala 6×1 no mercado de trabalho e reduzir a jornada semanal para 36 horas.

Na mesma data, a PEC que propõe o fim da jornada de 44 horas semanais garantiu as assinaturas necessárias para ser incluída na pauta do legislativo. A autora da proposta, deputada Érika Hilton (PSOL/SP), informou que a medida já conta com 216 assinaturas, superando o mínimo exigido de 171. Apesar do avanço, ainda não há uma data definida para que a PEC seja votada na Câmara Federal.

Proposta de jornada 6×1 para os deputados

A resolução apresentada por André Janones sugere que os parlamentares passem a trabalhar em escala 6×1, ou seja, seis dias consecutivos de trabalho para um de descanso. Atualmente, o regime aplicado aos deputados é o formato 5×2, em que se trabalha cinco dias e descansa dois.

Ao anunciar a proposta em suas redes sociais, Janones afirmou:“Quem não assinou a PEC 6×1 porque acha que o povo tem que trabalhar igual um condenado, agora vai ter que apoiar essa e trabalhar 6×1 também pra dar o exemplo. Se é pro povo, tem que ser pra todos.”

De acordo com a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), a carga horária máxima permitida para trabalhadores é de 44 horas semanais, com jornada diária de até oito horas. Entretanto, para os deputados federais, a rotina de trabalho é regulamentada pelo regimento interno da Câmara dos Deputados.

O capítulo II do regimento estabelece que as sessões legislativas ordinárias devem ocorrer anualmente em dois períodos: de 2 de fevereiro a 17 de julho, no primeiro semestre, e de 1º de agosto a 22 de dezembro, no segundo semestre. Durante esse intervalo, são realizadas três sessões por semana.

As sessões deliberativas ordinárias, destinadas às votações de matérias legislativas, acontecem duas vezes por semana, às terças e quintas-feiras, com início às 14h e duração regimental de cinco horas. Além disso, podem ser convocadas sessões extraordinárias em horários diferentes, com duração máxima de quatro horas.

Já as segundas e sextas-feiras são reservadas para sessões não deliberativas de debate, em que não ocorrem votações. Nesses dias, os parlamentares utilizam o tempo para discursos, comunicações e discussão de temas políticos.

Além das sessões legislativas, os deputados têm outras atribuições, como atender lideranças e cidadãos em seus gabinetes, participar de seminários e audiências públicas, interagir com a imprensa e atuar em comissões parlamentares. Essas atividades complementam o trabalho realizado nas sessões deliberativas e não deliberativas, compondo a rotina dos parlamentares.

Política

Câmara aprova castração química para pedófilos

A castração química será realizada de forma conjunta às penas de reclusão ou detenção e será regulamentada posteriormente pelo Ministério da Saúde.

Published

on

Sessão da Câmara sobre a castração química
Foto: Bruno Spada / Câmara dos Deputados

Na última quinta-feira (12), a Câmara dos Deputados aprovou uma proposta que determina a castração química para pessoas condenadas por crimes sexuais contra menores de idade. O procedimento, realizado com medicamentos inibidores de libido, tem como objetivo privar o paciente de impulsos sexuais. Inicialmente, o projeto analisado pela Câmara tratava apenas da criação de um cadastro nacional de pedófilos. Contudo,…

Continue Reading

Política

PL indica Luiz Fernando Machado, prefeito de Jundiaí, para secretaria de Nunes, em SP

Ricardo Nunes ofereceu a Secretaria de Meio Ambiente para acomodar Luiz Fernando Machado. Saiba mais.

Published

on

Ricardo Nunes e Luiz Fernando Machado
Foto: Prefeitura de São Paulo/Prefeitura de Jundiaí

O PL (Partido Liberal) indicou o nome de Luiz Fernando Machado, atual Prefeito de Jundiaí, para compor o secretariado do segundo mandato de Ricardo Nunes na Prefeitura de São Paulo. De acordo com informações da Folha de S. Paulo, o prefeito reeleito de SP acatou a sugestão e ofereceu a Machado a secretaria do Verde e Meio Ambiente. Ainda segundo…

Continue Reading

Política

Após casos de violência policial, Barroso determina uso obrigatório de câmeras pela Polícia Militar em SP

Decisão do STF inclui também gravação contínua e relatórios mensais. Saiba mais!

Published

on

Policial Militar do Estado de São Paulo com arma nas mãos e câmera corporal no peito.
Barroso determina uso obrigatório de câmeras pela Polícia Militar em SP (Foto: Governo do Estado de São Paulo)

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Luís Roberto Barroso, definiu que é obrigatório o uso de câmeras corporais por policiais militares de São Paulo durante as operações. A decisão foi assinada no domingo (8) e divulgada nesta segunda-feira (9). Além do uso obrigatório de câmeras corporais, Barroso também determinou a gravação ininterrupta das imagens nas operações até que seja…

Continue Reading
Advertisement
Skip to content