Os vereadores mirins aprendem a discursar, a fazer campanha e até propõem um projeto de lei para o município. (Foto: Câmara Municipal de Jundiaí)
Em Jundiaí, um grupo formado por adolescentes de 12 a 17 anos já sabe, na prática, como funciona o trabalho de um vereador. Eles fazem parte do Parlamento Jovem e, embora novos, já propõem projetos de lei e têm seu lugar de fala no município.
O Parlamento Jovem é um projeto antigo, mas que só saiu do papel em 2017, quando uma comissão na Câmara foi montada para desenhar todos os detalhes. “O objetivo era de estimular a participação coletiva dos jovens, trazer suas demandas e expressões. Então, nos reunimos para escrever o regimento interno do Parlamento”, conta Lucas Marques Lusvarghi, membro da Comissão do Parlamento Jovem.
Lucas conta que, antes de formar o grupo, era preciso que os jovens soubessem sobre o projeto e entendessem, basicamente, como funciona a legislação municipal. Então, a Comissão partiu para o trabalho de campo. “Entramos em contato com as escolas estaduais e particulares da cidade com a proposta de realizar rodas de conversa. Nas que nos abriram as portas, tivemos um bate-papo franco”, explica Lucas.
Ao iniciar a conversa, os alunos deveriam responder o que eles entendiam por política – e as principais respostas dizem muito sobre como a juventude tem visto esse cenário atual. “Eles associam política à corrupção, à roubalheira. Infelizmente, isso também faz parte, mas passamos a eles que o fato de nos reunirmos para conversarmos sobre o tema já era fazer política”, acrescenta.
Cada escola pôde, depois desse bate-papo inicial, indicar até cinco alunos para compor o Parlamento Jovem e, é a partir daí, que os adolescentes passam a vivenciar a rotina de um vereador. Aprendem a discursar, fazer campanha, propõem um projeto de lei para o município e passam por uma votação. Nesse momento, os 19 parlamentares mirins que representarão a juventude jundiaiense na Câmara Municipal por dois anos já estão eleitos.
Dara Liberato (17), aluna do colégio Domus Sapiens, faz parte, pela segunda vez, do Parlamento Jovem. Ela participou na legislatura 2018/2019 e, mais recentemente, se reelegeu para o mandato 2019/2020.
A garota defende que os jovens precisam ocupar seus lugares de fala política. “É a única forma de termos novas ideias na política, porque novas ideias só vem de novas cabeças. Não tem como a gente querer algo diferente, fazendo tudo igual”, explica.
Lucas Marques acrescenta que esse é, de fato, o objetivo do Parlamento Jovem. “A intenção é criar novos líderes para a cidade”, fala. Ele conta que o projeto é dividido, principalmente, em duas fases.
O primeiro ano é voltado para a formação da legislatura, e o segundo para o exercício do mandato simulado, com a preposição de projetos de lei que podem, se aprovados pelo parecer jurídico e pela Comissão de Participação Legislativa, serem abraçados por algum vereador da Casa.
“É importante que os jovens saibam que política não é corrupção. A política é a construção da cidade”, defende Lucas. Dara também não economiza palavras ao assegurar a importância do projeto. “Jundiaí está renovando a sua cara com jovens que querem fazer a diferença e querem fazer a diferença com política de verdade”, conclui.
Desde 2020, a cidade de Jundiaí conta com uma lei que proíbe a soltura de fogos de artifício com estampido. Essa legislação foi aprovada e sancionada naquele ano com o objetivo de proteger animais, crianças, pessoas autistas, idosos e acamados dos impactos negativos causados pelo barulho excessivo. No entanto, a população ainda aguarda a regulamentação necessária para garantir a fiscalização…
O vereador Juninho Adilson protocolou um pedido de emenda parlamentar no valor de R$ 250 mil para a reforma do ginásio, da quadra society e outras melhorias no Centro Esportivo Francisco Dal Santo, localizado na Vila Rami, em Jundiaí (SP). A solicitação foi entregue diretamente ao deputado estadual Rafa Zimbaldi, que se comprometeu a encaminhar o recurso ainda este ano.…
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência, personalizar conteúdos e anúncios, e recomendar conteúdos relevantes. Ao continuar navegando em nosso site, você concorda com a nossa Política de Privacidade.AceitoPolítica de Privacidade