Lula e Donald Trump lado a lado em montagem; Lula aparece com semblante amistoso, enquanto Trump exibe expressão séria.
Foto: Marcelo Camargo/ Agência Brasil | Divulgação/Equipe de Transição Donald Trump/Vance

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) voltou a comentar, nesta quarta-feira (15), de forma bem-humorada, o encontro que teve com o presidente norte-americano Donald Trump durante a Assembleia Geral da ONU, em setembro.

“Sabe, não pintou química, pintou uma indústria petroquímica”, disse Lula aos risos sobre a fala de Trump, durante cerimônia de comemoração do Dia dos Professores, no Rio de Janeiro.

Lula também revelou que uma nova rodada de conversas entre autoridades brasileiras e norte-americanas deve ocorrer nesta quinta-feira (16). Segundo ele, o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, deve se reunir com o secretário de Estado dos EUA, Marco Rubio. “Amanhã nós vamos ter a conversa de negociação e eu estou dizendo isso para vocês porque a nossa relação, a relação humana, é química”, afirmou o presidente.

[tdj-leia-tambem]

Relação dos EUA com o Brasil

Em 23 de setembro, Trump declarou na sede das Nações Unidas, em Nova York, ter tido uma “química excelente” com Lula durante uma breve conversa, destacando que chegou a abraçar o líder brasileiro. Duas semanas depois, os dois voltaram a se falar por telefone para discutir as tarifas impostas pelos EUA a produtos brasileiros.

A ligação, que durou cerca de 30 minutos, teve “tom amigável” e foi considerada positiva tanto por integrantes do governo brasileiro quanto pelo próprio presidente Lula.

📝 Participe do nosso grupo exclusivo de vagas de empregos e receba diariamente as novidades direto no seu WhatsApp! Acesse e faça parte da nossa comunidade 👉 https://bit.ly/Tribuna-de-Jundiai-Emprego-5