Ministério Público Eleitoral manifesta parecer favorável a Martinelli – processo segue para decisão final no TSE
Connect with us

Política

Ministério Público Eleitoral manifesta parecer favorável a Martinelli – processo segue para decisão final no TSE

Published

on

Atualizado há

Gustavo Martinelli
Foto: Divulgação/Arquivo pessoal

O prefeito eleito de Jundiaí, Gustavo Martinelli, recebeu mais um importante respaldo jurídico em sua defesa. O Ministério Público Eleitoral, por meio da Procuradoria-Geral Eleitoral, emitiu parecer favorável ao recurso especial apresentado ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), recomendando o reconhecimento de sua elegibilidade.

No parecer, a Procuradoria-Geral Eleitoral destacou que a decisão do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP) deve ser revista, pois não estão presentes os requisitos necessários para a aplicação da inelegibilidade prevista na Lei da Ficha Limpa.

Segundo a Procuradoria, o Tribunal de Contas do Estado de São Paulo não imputou débito a Martinelli em sua decisão final, e não há evidências de dolo específico, caracterizado por má-fé, benefício próprio ou favorecimento de terceiros. Em suas palavras: “o recurso especial merece provimento, a fim de que seja deferido o registro de candidatura de Gustavo Martinelli a Prefeito de Jundiaí/SP.”

Agora, o processo será submetido à decisão dos ministros do TSE, sob a relatoria do Ministro Antonio Carlos Ferreira.

Gustavo Martinelli reafirmou sua confiança na Justiça e no apoio da população de Jundiaí:“Minha trajetória pública sempre foi pautada pela ética e pelo compromisso com a responsabilidade. Esse parecer demonstra que a verdade prevalece e que estamos no caminho certo para continuar trabalhando por uma Jundiaí ainda melhor.”

Política

Câmara aprova castração química para pedófilos

A castração química será realizada de forma conjunta às penas de reclusão ou detenção e será regulamentada posteriormente pelo Ministério da Saúde.

Published

on

Sessão da Câmara sobre a castração química
Foto: Bruno Spada / Câmara dos Deputados

Na última quinta-feira (12), a Câmara dos Deputados aprovou uma proposta que determina a castração química para pessoas condenadas por crimes sexuais contra menores de idade. O procedimento, realizado com medicamentos inibidores de libido, tem como objetivo privar o paciente de impulsos sexuais. Inicialmente, o projeto analisado pela Câmara tratava apenas da criação de um cadastro nacional de pedófilos. Contudo,…

Continue Reading

Política

PL indica Luiz Fernando Machado, prefeito de Jundiaí, para secretaria de Nunes, em SP

Ricardo Nunes ofereceu a Secretaria de Meio Ambiente para acomodar Luiz Fernando Machado. Saiba mais.

Published

on

Ricardo Nunes e Luiz Fernando Machado
Foto: Prefeitura de São Paulo/Prefeitura de Jundiaí

O PL (Partido Liberal) indicou o nome de Luiz Fernando Machado, atual Prefeito de Jundiaí, para compor o secretariado do segundo mandato de Ricardo Nunes na Prefeitura de São Paulo. De acordo com informações da Folha de S. Paulo, o prefeito reeleito de SP acatou a sugestão e ofereceu a Machado a secretaria do Verde e Meio Ambiente. Ainda segundo…

Continue Reading

Política

Após casos de violência policial, Barroso determina uso obrigatório de câmeras pela Polícia Militar em SP

Decisão do STF inclui também gravação contínua e relatórios mensais. Saiba mais!

Published

on

Policial Militar do Estado de São Paulo com arma nas mãos e câmera corporal no peito.
Barroso determina uso obrigatório de câmeras pela Polícia Militar em SP (Foto: Governo do Estado de São Paulo)

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Luís Roberto Barroso, definiu que é obrigatório o uso de câmeras corporais por policiais militares de São Paulo durante as operações. A decisão foi assinada no domingo (8) e divulgada nesta segunda-feira (9). Além do uso obrigatório de câmeras corporais, Barroso também determinou a gravação ininterrupta das imagens nas operações até que seja…

Continue Reading
Skip to content