Um ano do 8/1: Moraes diz que golpistas planejavam o enforcar na Praça dos Três Poderes
Connect with us

Política

Um ano do 8/1: Moraes diz que golpistas planejavam o enforcar na Praça dos Três Poderes

Durante entrevista, o Ministro contou que a investigação da invasão do 8 de Janeiro desvendou três planos contra ele, que envolviam prisão e até homicídio. Saiba mais.

Published

on

Atualizado há

Alexandre de Moraes
Alexandre de Moraes pontuou principais erros das autoridades e quais lições ficam após a tentativa de golpe de 8 de Janeiro de 2023 (Foto: Jose Cruz/Agência Brasil)

Nesta quinta-feira (4), o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Alexandre de Moraes, contou que os golpistas do 8 de Janeiro tinham três planos contra ele. De acordo com Moraes, um dos planos incluía enforcamento do ministro em praça pública.

Alexandre de Moraes e o Supremo Tribunal Federal eram os principais alvos dos ataques aos prédios da Praça dos Três Poderes, em Brasília. Essa semana, o ataque completa um ano. Os manifestantes diziam que Moraes teria interferido no resultados das eleições que elegeram Lula como novo presidente do Brasil, e não Jair Bolsonaro. Todas as auditorias da Justiça Eleitoral refutou a tese dessa interferência.

Moraes alegou, durante entrevista ao portal O Globo, que os golpistas tinham três planos para “puni-lo”. Segundo ele, esses planos envolviam prisão, homicídio e até enforcamento em praça pública.

“Eram três planos. O primeiro previa que as Forças Especiais [do Exército] me prenderiam em um domingo e me levariam para Goiânia. No segundo, se livrariam do corpo no meio do caminho para Goiânia. Aí, não seria propriamente uma prisão, mas um homicídio. E o terceiro, de uns mais exaltados, defendia que, após o golpe, eu deveria ser preso e enforcado na Praça dos Três Poderes. Para sentir o nível de agressividade e ódio dessas pessoas, que não sabem diferenciar a pessoa física da instituição”, comentou o ministro.

Agora, um inquérito no STF investigará esses planos e a Agência Brasileira de Inteligência (Abin) tocará diligências em andamento.

Regulamento das redes sociais

Para Moraes, as pessoas que o ameaçam constantemente nas redes sociais não têm essa coragem na realidade. “Esses golpistas são extremamente corajosos virtualmente e muito covardes pessoalmente”, disse.

Ainda assim, o ministro reforçou a necessidade da regulamentação das redes sociais. De acordo com ele, essa é a principal lição dos atos do 8 de Janeiro. Para ele, sem as redes sociais, os atos golpistas dificilmente seriam tão grandes.

Punição contra Bolsonaro

Na entrevista, Moraes foi perguntado sobre uma possível punição contra Jair Bolsonaro por ter tido um papel de mentor da tentativa de golpe. “Todos os políticos, quando houver comprovação de participação, devem ser alijados da vida política, além da responsabilidade penal”, disse o ministro, sem nomear diretamente o ex-presidente.

“Achei importante três decisões: as prisões do então secretário [Anderson Torres] e do comandante geral da Polícia Militar [Fábio Augusto Vieira], para evitar efeito dominó em outros estados. Eu me certifiquei que as demais polícias militares estavam tranquilas, mas não podíamos arriscar. Ao mesmo tempo, o afastamento do governador [Ibaneis Rocha], para evitar que pudesse ocorrer algo extremista em outros estados, eventualmente outro governador apoiar movimento golpista”, explicou.

Descuido na segurança

Além disso, Alexandre de Moraes disse que outro erro grande que resultou nos ataques de 8 de janeiro foi o descuido na segurança. Após a posse do Presidente Lula, no dia 1º de janeiro, sem nenhuma intercorrência, os funcionários da área de segurança podem ter ficado “mais otimistas”, diz o ministro.

O grande erro doloso foi permitir a entrada [dos golpistas] na Esplanada dos Ministérios. O 8 de Janeiro foi o ápice do movimento: a tentativa final de se reverter o resultado legítimo das urnas”, avaliou.

Política

Equipe de transição de Gustavo Martinelli se encontra com atual gestão na terça-feira (12)

Published

on

Gustavo Martinelli e Ricardo Benassi
Foto: Divulgação/Arquivo Pessoal

A equipe de transição de Gustavo Martinelli informou que se reunirá com a atual gestão da Prefeitura de Jundiaí nesta terça-feira (12), no Paço Municipal. O encontro foi previamente definido em comum acordo entre ambas as partes, que concordaram com o dia e horário da reunião. Transição para governo de Gustavo Martinelli “Gustavo e Ricardo estão comprometidos com uma transição…

Continue Reading

Eleições 2024

Mudança de votos a favor de Gustavo Martinelli no TRE-SP resulta em empate

Em nota, a equipe de Gustavo Martinelli diz confiar na Justiça e acreditar que a vontade popular será respeitada.

Published

on

Gustavo Martinelli vice-prefeito de Jundiaí
Foto: Divulgação/Arquivo Pessoal

O julgamento de impugnação da candidatura de Gustavo Martinelli a prefeito de Jundiaí foi novamente adiado, agora em razão de um empate após mudanças de voto entre os juízes do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP). O presidente do TRE, que não estava acompanhando o processo desde o início, pediu vistas para melhor entendimento do caso, o que resultou…

Continue Reading

Política

Lula parabeniza Trump por vitória nos EUA e defende diálogo internacional

Nos bastidores, diplomatas brasileiros avaliam que o governo Lula deve priorizar a eficácia e a manutenção de uma boa relação com o governo Trump.

Published

on

Lula e Trump
Fotos: Ricardo Stuckert/PR | Reprodução/NBC News

Nesta quarta-feira (6), o presidente do Brasil, Luiz Inácio "Lula" da Silva (PT), parabenizou Donald Trump por sua vitória na eleição presidencial dos Estados Unidos. Em sua rede social, Lula expressou o desejo de sorte para o novo governo americano e defendeu o diálogo e a cooperação internacional em prol da paz. "Meus parabéns ao presidente Donald Trump pela vitória…

Continue Reading

Eleições 2024

Julgamento de Gustavo Martinelli no TRE é adiado novamente

Published

on

Gustavo Martinelli
Foto: Reprodução/TV Sorocaba SBT

Nesta terça-feira (5), o Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP) julgou o pedido de embargo protocolado por Gustavo Martinelli. O candidato eleito à Prefeitura de Jundiaí tenta reverter a decisão que impugnou sua candidatura nas eleições municipais. Na decisão desta terça-feira, o Juiz Relator Claudio Langroiva, votou pela rejeição do pedido de embargos de declaração de Gustavo Martinelli, acompanhado pelo Juiz…

Continue Reading

Eleições 2024

Justiça Eleitoral julga pedido de embargo de Gustavo Martinelli nesta terça-feira (5)

Published

on

Gustavo Martinelli
Foto: Reprodução/Instagram

Nesta terça-feira (05), o Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP) dará continuidade ao julgamento do pedido de embargo protocolado por Gustavo Martinelli. O candidato eleito à Prefeitura de Jundiaí tenta reverter a decisão que impugnou sua candidatura nas eleições municipais. A decisão de indeferir a candidatura de Gustavo Martinelli teve origem em 24 de setembro, quando o TRE acolheu…

Continue Reading
Advertisement