Fim do recesso, bronca em diretor da Prefeitura e mais: veja os bastidores da Câmara!
Conecte-se conosco

No Plenário

Fim do recesso, bronca em diretor da Prefeitura e mais: veja os bastidores da Câmara!

Volta dos vereadores ao plenário é marcada por desabafo contra diretor da Unidade de Infraestrutura e Serviços Públicos

Publicado

em

Atualizado há

Rogério vereador
Vereador Rogério pediu alteração do regimento interno da Câmara: vice assume (Foto: Reprodução/Câmara Municipal)

Fim do recesso

As sessões da Câmara Municipal de Jundiaí foram retomadas nesta terça (3), após o recesso parlamentar. Embora os vereadores não estivessem no plenário, discutindo pautas, a maioria fez questão de mostrar que estava na ativa. Para isso, eles acionaram a rede social com o intuito de deixar a população informada sobre o que estavam fazendo nesse período.

Areninha Esportiva

O vereador Roberto Conde (Republicanos) anunciou durante a sessão que Jundiaí vai receber recursos de emenda parlamentar para construção de uma “Areninha Esportiva”. De acordo com ele, uma solenidade na Alesp (Assembleia Legislativa de São Paulo), nesta tarde, confirmaria a conquista – obtida por meio do deputado Altair Moraes, do mesmo partido de Conde. O espaço de lazer, ainda conforme o vereador, terá quadra de futebol soçaite e pista de caminhada com iluminação.

Me processe!

Madson Henrique (PSC) fez duras críticas ao atendimento de pacientes na UPA Vetor Oeste que, segundo ele, precisa melhorar. O vereador alegou ter recebido ligações de moradores daquela região reclamando do médico plantonista. “As pessoas disseram que ele estava dormindo e atendeu mal os pacientes durante a madrugada. Se ele achar ruim, que me processe”, disse Madson.

Títulos com presença

O presidente da Câmara, Faouaz Taha (PSDB), anunciou que o evento de entrega dos títulos honoríficos deste ano voltará a ser feito de forma presencial. No ano passado, por conta da pandemia, não houve a tradicional solenidade no Teatro Polytheama. A cerimônia está marcada para o dia 11 de novembro, seguindo as regras sanitárias e a capacidade do teatro.

Títulos com presença 2

Entre os títulos honoríficos que serão entregues está a homenagem da vereadora Quézia de Lucca (PL) ao gestor de Infraestrutura e Serviços Públicos, Adilson Rosa, que é o presidente do Diretório Municipal do PL. Ele receberá o Diploma do Mérito Administrativo.

Vice assume

Rogério Ricardo da Silva (DEM) pediu alteração do Regimento Interno da Câmara Municipal para que o vice-presidente assuma no caso de qualquer impedimento do presidente em exercício. De acordo com o parlamentar, a iniciativa surgiu após a morte recente do responsável pelo Legislativo de Itupeva, Edicarlos Candiani Luna (PSD), por complicações da Covid19.

Vice assume 2

“Lá o vice assumiu e aqui, consultando nosso regimento, teríamos de realizar uma nova eleição. Não faz sentido se temos o vice-presidente, o primeiro e o segundo secretários da Mesa Diretora. Não sei qual era o interesse do passado e nem vem ao caso, mas temos de mudar isso”, destacou Rogério. A ideia recebeu elogios dos demais e até algumas brincadeiras em relação à possível substituição dos presidentes. O projeto de resolução foi aprovado por 17 votos. Antonio Carlos Albino (PL), atual vice-presidente, não participou da votação.

Liga de Futebol

Dika Xique-Xique (PL) parabenizou o novo presidente da Liga Jundiaiense de Futebol, Joaci Ferreira da Silva, que foi empossado no cargo nesse final de semana. A solenidade foi realizada no estádio Dr. Jayme Cintra, casa do Paulista Futebol Clube. “Desejar um bom trabalho ao Joaci e todos os integrantes da nova diretoria da Liga”, destacou o vereador.

Na bronca

Paulo Sérgio Martins criticou um diretor da Unidade de Gestão de Infraestrutura e Serviços Públicos que não atende as demandas solicitadas por moradores e sequer dá retorno aos parlamentares. “O problema não é ele, que é um ‘braço curto’. O problema é quem o mantém na unidade… o padrinho dele deve abrir o olho, porque desse jeito não dá”, esbravejou o delegado.

Na bronca 2

A fala incitou outros parlamentares a também demonstrar descontentamento. “Não sei por que está nesta pasta. Ele não atende ninguém, não resolve os problemas da população e quando dá retorno é um grosso”, completou Rogério Ricardo da Silva. “Liguei por duas vezes para esse rapaz e não atendeu. Tive de recorrer a outras pessoas para resolver demandas. Não somos nós quem estamos pedindo, é o povo”, ressaltou Madson Henrique (PSC).

Projetos

Foram aprovados dois projetos de lei na sessão desta terça (3). O primeiro deles é de autoria do vereador José Antônio Kachan Filho (DEM), que criou a campanha de combate à pobreza menstrual. A iniciativa, que deve acontecer no município sempre na última semana de maio, tem objetivo de conscientizar a sociedade sobre a situação de mulheres que não têm acesso às condições mínimas de saneamento e nem aos protetores menstruais.

Projetos 2

O outro projeto é de Daniel Lemos (DEM), que alterou uma lei de 2013 para garantir aos idosos e mulheres que o embarque e desembarque dos ônibus do transporte coletivo possam ser feitos fora dos pontos de parada, no período noturno. A lei já permite que isso seja solicitado por pessoas com mobilidade reduzida ou deficiência visual.

No Plenário

Dinheiro para quem denunciar queimadas, vacinação e homenagens na sessão

Vereadores aprovam projeto que destina recurso para quem der informações sobre responsável por queimada

Publicado

em

Kachan Vereador
Vereador Kachan Junior entrou na discussão sobre a importância da vacinação contra Covid (Foto: Reprodução/TV Câmara)

Recompensa O vereador Edicarlos Vieira (PP) apresentou e conseguiu a aprovação do projeto de lei complementar que prevê premiação em dinheiro por informações que auxiliem nas investigações policiais sobre queimadas. O recurso destinado virá do Fundo Municipal de Conservação da Qualidade Ambiental. "Esse cara que colocou fogo tem que ser denunciado, fotografado e punido por isso. Quantos animais morreram com…

Continuar lendo

No Plenário

Vereadores de Jundiaí se revoltam com acusação feita por GM

Seis parlamentares foram acusados de votar contra a Guarda Municipal numa moção de apoio feita por Albino

Publicado

em

Albino vereador
Albino citou que os vereadores estavam de mimimi em relação ao ocorrido e pediu que apontem o culpado (Foto: Reprodução/TV Câmara)

Polêmica na Guarda Seis vereadores da Câmara Municipal de Jundiaí se revoltaram com acusação feita por um guarda municipal (não identificado) num grupo de WhatsApp, de que os parlamentares teriam se recusado a votar a favor de uma moção de apoio à aposentadoria especial das corporações de todo o Brasil. O projeto é do senador Paulo Paim (PT) e a…

Continuar lendo

No Plenário

Vereadores cobram respeito após serem barrados em evento. Veja nos bastidores!

Entrega da pista de skate do Mundo das Crianças gerou reclamação dos parlamentares na sessão desta terça (24)

Publicado

em

Val Freitas
Val Freitas citou que houve desrespeito com o Legislativo por parte do cerimonial (Foto: Reprodução/TV Câmara)

Barrados na pista Alguns vereadores iniciaram a sessão da Câmara de Jundiaí desta terça (24) na bronca. De acordo com Madson Henrique (PSC), alguns parlamentares foram barrados no evento de entrega da pista de skate do Mundo das Crianças, sábado passado. A bronca foi com o cerimonial da Prefeitura de Jundiaí. "Exijo que, da próxima vez, tratem a gente com…

Continuar lendo

No Plenário

Crítica à Associação dos Aposentados, cutucada em gestor e elogios a Parimoschi: confira os bastidores da Câmara

Elogios a José Antonio Parimoschi são feitos durante discussão do projeto que beneficia a população mais necessitada

Publicado

em

Roberto Conde
Roberto Conde criticou a atuação da Associação dos Aposentados em Jundiaí: só em eleição (Foto: Reprodução/TV Câmara)

Parimoschi O gestor de Governo e Finanças da Prefeitura, José Antônio Parimoschi, foi o mais citado pelos vereadores na sessão desta terça (10), durante aprovação do projeto que tratou do benefício às pessoas em situação de vulnerabilidade. Considerado o gestor mais experiente e estratégico no secretariado do prefeito Luiz Fernando Machado (PSDB), Parimoschi recebeu elogios pela iniciativa social e condução…

Continuar lendo

No Plenário

LDO aprovada sem debates, luto e causa animal são destaques na sessão da Câmara Municipal

Vereadores ouvem nota de repúdio contra homofobia, votam rapidamente a LDO e se despedem por conta do recesso

Publicado

em

natalia benite
Natália faz a leitura da nota de repúdio e questionou parlamentares por conta das falas da semana passada (Foto: Reprodução/TV Câmara)

LDO Vapt-Vupt A votação da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), nesta terça (6), foi feita em sistema vapt-vupt: não demorou cinco minutos entre o início da votação até o resultado final para que o projeto da Prefeitura de Jundiaí fosse aprovado. Não houve debates, nem os vereadores pediram a palavra para tratar ou fazer referência ao projeto. LDO Vapt-Vupt 2…

Continuar lendo
Publicidade