Luto, castração química e troca de farpas nos bastidores da Câmara de Jundiaí
Conecte-se conosco

No Plenário

Luto, castração química e troca de farpas nos bastidores da Câmara de Jundiaí

Vereadores se estranham após saída de alguns parlamentares do plenário. Homenagem a Edicarlos, de Itupeva.

Publicado

em

Atualizado há

Edicarlos
Recentemente, Edicarlos (direita) esteve em Jundiaí para conhecer sistema eletrônico de votação (Foto: Arquivo/CMJ)

Luto

A Câmara Municipal de Jundiaí também prestou homenagem ao falecimento do vereador Edicarlos Candiani Luna, presidente do Legislativo de Itupeva. “Lamentamos essa perda, foi lutador e batalhador até o final mas perdeu a vida para essa doença”, lembrou o presidente da Câmara, Faouaz Taha (PSDB).

Luto 2

Rogério Ricardo da Silva (DEM), que é amigo pessoal de Edicarlos, lembrou que ele sempre estava à disposição e preocupado com as questões de Itupeva. Recentemente, Edicarlos esteve em Jundiaí a convite de Rogério para conhecer o sistema eletrônico de votação da Câmara e implantá-lo na cidade vizinha.

Luto 3

Edicarlos Vieira (PP) comentou que houve confusão de algumas pessoas em relação ao falecimento do vereador itupevense. “Ele tem o mesmo nome que o meu, houve confusão e até recebi mensagens no período em que estava internado. O sentimento é de muita tristeza por saber que se tivéssemos mais vacinas, menos mortes teriam ocorrido no Brasil”.

No escuro

O vereador Márcio Pentecostes de Souza, o Márcio Cabeleireiro (PP), cobrou a CPFL (Companhia Piratininga de Força e Luz) pela demora no atendimento dos consumidores quando há quedas de energia. Ele mesmo disse ter aguardado por 24 horas para o restabelecimento da energia, recentemente. “A minha casa e a dos vizinhos ficou sem luz. E aconteceu outra vez, agora, mas eles foram mais rápidos: demoraram só 12 horas”, ironizou.

Bomba

O presidente Faouaz Taha (PSDB) teve aprovado o projeto que prevê acrescentar na advertência sobre o uso de esteróides anabolizantes a informação de exigência da receita médica para venda deste tipo de produto. A orientação deve estar afixada em locais privados de prática esportiva e no comércio de produtos correlatos.

Castração química

Madson tem se destacado no Legislativo, também, em defesa do presidente Jair Bolsonaro (sem partido). Na discussão do projeto que trata de prioridade para casos de violência sexual contra crianças e adolescentes em Jundiaí, ele aproveitou para citar Bolsonaro. “O presidente tem uma lei que prevê a castração química dos estupradores. Fica a reflexão sobre este tema que, particularmente, eu concordo”.

Castração química 2

Na verdade, o projeto apresentado por Bolsonaro quando era deputado federal foi arquivado pela Mesa Diretora do Congresso. O tema, no entanto, foi retomado por Eduardo Bolsonaro, filho do presidente. A iniciativa dele prevê agora a castração química voluntária dos condenados por estupro como condição para concessão de progressão de pena.

Corrupção

O vereador Antonio Carlos Albino (PL) não escondeu a bronca na votação de uma moção sua, quando alguns vereadores deixaram o plenário. “Agradecer aos colegas que permaneceram aqui para votar uma moção que trata do combate à corrupção. Teve gente que saiu da sala, não sei por qual motivo, e não votou”.

Corrupção 2

A cutucada de Albino gerou revolta. “Estava discutindo um projeto, a gente não se esconde de votação, não!”, disse Márcio Cabeleireiro. “Peço respeito, estávamos discutindo outro assunto. Se o vereador tem alguma questão relacionada ao nosso mandato, que trate conosco. Sempre atuei contra a corrupção e a minha história tem de ser respeitada!”, completou Edicarlos Vieira (PP).

Corrupção 3

Kachan Junior (DEM) também explicou por que saiu do plenário. “Estava dando uma entrevista para falar sobre meu projeto e isso está no regimento interno. Precisa ter cuidado com o que fala, pois parece que saímos para não votar. Cuidado com o que se fala”.

Tico

O superintendente da Fumas (Fundação Municipal de Ação Social) José Galvão Braga Campos, o Tico, esteve na Câmara Municipal, durante a sessão. Ex-vereador e presidente do diretório do DEM em Jundiaí, ele foi homenageado pelo vereador do partido, José Antônio Kachan Junior, pelo presidente da Câmara, Faouaz Taha (PSDB), e por Val Freitas (PSC), que atuou com Tico em legislaturas passadas.

Nova audiência

Nesta quinta (10), às 9h, a Câmara Municipal recebe mais uma audiência pública sobre o novo Código de Obras e Edificações do município. A audiência não terá presença de público e poderá ser acompanhada pela TV Câmara Jundiaí (12.2 UHF e 4 NET) e pela Internet (YouTube e Facebook). As pessoas podem fazer perguntas no campo de comentários das transmissões online.

No Plenário

Dinheiro para quem denunciar queimadas, vacinação e homenagens na sessão

Vereadores aprovam projeto que destina recurso para quem der informações sobre responsável por queimada

Publicado

em

Kachan Vereador
Vereador Kachan Junior entrou na discussão sobre a importância da vacinação contra Covid (Foto: Reprodução/TV Câmara)

Recompensa O vereador Edicarlos Vieira (PP) apresentou e conseguiu a aprovação do projeto de lei complementar que prevê premiação em dinheiro por informações que auxiliem nas investigações policiais sobre queimadas. O recurso destinado virá do Fundo Municipal de Conservação da Qualidade Ambiental. "Esse cara que colocou fogo tem que ser denunciado, fotografado e punido por isso. Quantos animais morreram com…

Continuar lendo

No Plenário

Vereadores de Jundiaí se revoltam com acusação feita por GM

Seis parlamentares foram acusados de votar contra a Guarda Municipal numa moção de apoio feita por Albino

Publicado

em

Albino vereador
Albino citou que os vereadores estavam de mimimi em relação ao ocorrido e pediu que apontem o culpado (Foto: Reprodução/TV Câmara)

Polêmica na Guarda Seis vereadores da Câmara Municipal de Jundiaí se revoltaram com acusação feita por um guarda municipal (não identificado) num grupo de WhatsApp, de que os parlamentares teriam se recusado a votar a favor de uma moção de apoio à aposentadoria especial das corporações de todo o Brasil. O projeto é do senador Paulo Paim (PT) e a…

Continuar lendo

No Plenário

Vereadores cobram respeito após serem barrados em evento. Veja nos bastidores!

Entrega da pista de skate do Mundo das Crianças gerou reclamação dos parlamentares na sessão desta terça (24)

Publicado

em

Val Freitas
Val Freitas citou que houve desrespeito com o Legislativo por parte do cerimonial (Foto: Reprodução/TV Câmara)

Barrados na pista Alguns vereadores iniciaram a sessão da Câmara de Jundiaí desta terça (24) na bronca. De acordo com Madson Henrique (PSC), alguns parlamentares foram barrados no evento de entrega da pista de skate do Mundo das Crianças, sábado passado. A bronca foi com o cerimonial da Prefeitura de Jundiaí. "Exijo que, da próxima vez, tratem a gente com…

Continuar lendo

No Plenário

Crítica à Associação dos Aposentados, cutucada em gestor e elogios a Parimoschi: confira os bastidores da Câmara

Elogios a José Antonio Parimoschi são feitos durante discussão do projeto que beneficia a população mais necessitada

Publicado

em

Roberto Conde
Roberto Conde criticou a atuação da Associação dos Aposentados em Jundiaí: só em eleição (Foto: Reprodução/TV Câmara)

Parimoschi O gestor de Governo e Finanças da Prefeitura, José Antônio Parimoschi, foi o mais citado pelos vereadores na sessão desta terça (10), durante aprovação do projeto que tratou do benefício às pessoas em situação de vulnerabilidade. Considerado o gestor mais experiente e estratégico no secretariado do prefeito Luiz Fernando Machado (PSDB), Parimoschi recebeu elogios pela iniciativa social e condução…

Continuar lendo

No Plenário

Fim do recesso, bronca em diretor da Prefeitura e mais: veja os bastidores da Câmara!

Volta dos vereadores ao plenário é marcada por desabafo contra diretor da Unidade de Infraestrutura e Serviços Públicos

Publicado

em

Rogério vereador
Vereador Rogério pediu alteração do regimento interno da Câmara: vice assume (Foto: Reprodução/Câmara Municipal)

Fim do recesso As sessões da Câmara Municipal de Jundiaí foram retomadas nesta terça (3), após o recesso parlamentar. Embora os vereadores não estivessem no plenário, discutindo pautas, a maioria fez questão de mostrar que estava na ativa. Para isso, eles acionaram a rede social com o intuito de deixar a população informada sobre o que estavam fazendo nesse período.…

Continuar lendo
Publicidade