Vereadores de Jundiaí se revoltam com acusação feita por GM
Conecte-se conosco

No Plenário

Vereadores de Jundiaí se revoltam com acusação feita por GM

Seis parlamentares foram acusados de votar contra a Guarda Municipal numa moção de apoio feita por Albino

Publicado

em

Atualizado há

Polêmica na Guarda

Seis vereadores da Câmara Municipal de Jundiaí se revoltaram com acusação feita por um guarda municipal (não identificado) num grupo de WhatsApp, de que os parlamentares teriam se recusado a votar a favor de uma moção de apoio à aposentadoria especial das corporações de todo o Brasil. O projeto é do senador Paulo Paim (PT) e a moção foi apresentada pelo vereador Antonio Carlos Albino (PSL), na sessão passada (veja vídeo).

Polêmica na Guarda 2

De acordo com a denúncia, levantada no plenário pelo presidente da Câmara, Faouaz Taha (PSDB), e seguida pelos outros cinco vereadores envolvidos, uma folha de sulfite com o nome dos seis parlamentares também teria sido afixada na sede da GM, sob alegação de que todos teriam sido “contra a aposentadoria dos guardas”. Os citados não participaram da votação da moção (não estavam no plenário no momento em que o tema entrou em discussão).

Polêmica na Guarda 3

“Quero deixar claro que ninguém votou contra. Aqui todos os vereadores são favoráveis e apoiam a Guarda, jamais alguém iria votar contra algo relacionado à corporação. O presidente não tem direito a voto e isso tem de ser esclarecido… mais decência e inteligência, também, já que o sujeito escreveu tudo num grupo de WhatsApp e foi printado”, declarou Faouaz.

Polêmica na Guarda 4

Os outros cinco vereadores citados na denúncia feita pelo GM são: Paulo Sérgio Martins (PSDB), Roberto Conde Andrade (REP), Madson Henrique (PSC), Leandro Palmarini (PSL) e Enivaldo Ramos de Freitas, o Val (PSC). Faouaz disse ainda que foram chamados o comandante da GMJ, Benedito Moreno, e o subcomandante Sandro Vilas Boas na sessão para que os esclarecimentos pudessem ser feitos à corporação.

Polêmica na Guarda 5

Em meio a palavras como “canalhice”, “laranja podre” e politicagem ditas pelos legisladores atingidos com a denúncia, o autor da moção tentou acalmar os ânimos. “Quero me solidarizar com os amigos. Algumas pessoas nos ligaram (perguntando) sobre a votação, que está na internet e todo mundo tem acesso. Alguém na Guarda deve ter ficado descontente e é um direito (poder) se manifestar. Não acredito que partiu daqui de dentro e se alguém disse que está saindo daqui, que prove, então! Não pode ficar esse mimimi, seja homem”.

Polêmica na Guarda 6

A fala incitou ainda mais os ânimos. “Isso é grave! Ninguém está fazendo mimimi, não tem showzinho, aqui, não. Me senti ofendido e chamei o comandante para esclarecer. Fomos acusados de votar contra a moção, o que é mentira! Já apresentei os prints ao comandante da Guarda, minha parte eu já fiz”, afirmou Faouaz. Romildo Antonio, companheiro de partido de Albino, também cobrou transparência: “Como foi citado que teria partido daqui, gostaria de saber quem foi o vereador que levou isso à Guarda. Tem de corrigir para que não aconteça mais”. Não houve informação se será aberta uma sindicância para apurar o caso.

Prefeito na Casa

Em meio ao tiroteio verbal por conta da polêmica, o prefeito Luiz Fernando Machado (PSDB) e o gestor de Governo e Finanças, José Antonio Parimoschi, entregaram aos vereadores o PPA (Plano Plurianual) 2022/2025. No discurso, Luiz Fernando citou os recentes avanços da cidade nos índices de qualidade de vida e também na prestação de serviços, como a Saúde, que tem sido replicada por outros municípios em ações no combate ao novo coronavírus.

Puxão de orelha

O vereador Adilson Roberto Pereira Junior, o Juninho (PP), arrancou risos dos demais parlamentares ao declarar que vai participar das manifestações do dia 7 de setembro, mas que não estará em São Paulo (onde deve acontecer uma grande concentração de apoiadores do movimento). “Confesso que a minha mãe não gostou muito da ideia”, disse ele, na tribuna.

No Plenário

Dinheiro para quem denunciar queimadas, vacinação e homenagens na sessão

Vereadores aprovam projeto que destina recurso para quem der informações sobre responsável por queimada

Publicado

em

Kachan Vereador
Vereador Kachan Junior entrou na discussão sobre a importância da vacinação contra Covid (Foto: Reprodução/TV Câmara)

Recompensa O vereador Edicarlos Vieira (PP) apresentou e conseguiu a aprovação do projeto de lei complementar que prevê premiação em dinheiro por informações que auxiliem nas investigações policiais sobre queimadas. O recurso destinado virá do Fundo Municipal de Conservação da Qualidade Ambiental. "Esse cara que colocou fogo tem que ser denunciado, fotografado e punido por isso. Quantos animais morreram com…

Continuar lendo

No Plenário

Vereadores cobram respeito após serem barrados em evento. Veja nos bastidores!

Entrega da pista de skate do Mundo das Crianças gerou reclamação dos parlamentares na sessão desta terça (24)

Publicado

em

Val Freitas
Val Freitas citou que houve desrespeito com o Legislativo por parte do cerimonial (Foto: Reprodução/TV Câmara)

Barrados na pista Alguns vereadores iniciaram a sessão da Câmara de Jundiaí desta terça (24) na bronca. De acordo com Madson Henrique (PSC), alguns parlamentares foram barrados no evento de entrega da pista de skate do Mundo das Crianças, sábado passado. A bronca foi com o cerimonial da Prefeitura de Jundiaí. "Exijo que, da próxima vez, tratem a gente com…

Continuar lendo

No Plenário

Crítica à Associação dos Aposentados, cutucada em gestor e elogios a Parimoschi: confira os bastidores da Câmara

Elogios a José Antonio Parimoschi são feitos durante discussão do projeto que beneficia a população mais necessitada

Publicado

em

Roberto Conde
Roberto Conde criticou a atuação da Associação dos Aposentados em Jundiaí: só em eleição (Foto: Reprodução/TV Câmara)

Parimoschi O gestor de Governo e Finanças da Prefeitura, José Antônio Parimoschi, foi o mais citado pelos vereadores na sessão desta terça (10), durante aprovação do projeto que tratou do benefício às pessoas em situação de vulnerabilidade. Considerado o gestor mais experiente e estratégico no secretariado do prefeito Luiz Fernando Machado (PSDB), Parimoschi recebeu elogios pela iniciativa social e condução…

Continuar lendo

No Plenário

Fim do recesso, bronca em diretor da Prefeitura e mais: veja os bastidores da Câmara!

Volta dos vereadores ao plenário é marcada por desabafo contra diretor da Unidade de Infraestrutura e Serviços Públicos

Publicado

em

Rogério vereador
Vereador Rogério pediu alteração do regimento interno da Câmara: vice assume (Foto: Reprodução/Câmara Municipal)

Fim do recesso As sessões da Câmara Municipal de Jundiaí foram retomadas nesta terça (3), após o recesso parlamentar. Embora os vereadores não estivessem no plenário, discutindo pautas, a maioria fez questão de mostrar que estava na ativa. Para isso, eles acionaram a rede social com o intuito de deixar a população informada sobre o que estavam fazendo nesse período.…

Continuar lendo

No Plenário

LDO aprovada sem debates, luto e causa animal são destaques na sessão da Câmara Municipal

Vereadores ouvem nota de repúdio contra homofobia, votam rapidamente a LDO e se despedem por conta do recesso

Publicado

em

natalia benite
Natália faz a leitura da nota de repúdio e questionou parlamentares por conta das falas da semana passada (Foto: Reprodução/TV Câmara)

LDO Vapt-Vupt A votação da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), nesta terça (6), foi feita em sistema vapt-vupt: não demorou cinco minutos entre o início da votação até o resultado final para que o projeto da Prefeitura de Jundiaí fosse aprovado. Não houve debates, nem os vereadores pediram a palavra para tratar ou fazer referência ao projeto. LDO Vapt-Vupt 2…

Continuar lendo
Publicidade