Connect with us

Política

Presidente Lula anuncia novo plano de desenvolvimento com seis eixos estratégicos

São eles: transportes, infraestrutura social, inclusão digital e conectividade, infraestrutura urbana, água para todos, e transição energética

Published

on

Atualizado há

O presidente Lula coordena reunião de balanço dos 100 dias de governo. Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/Agência Brasil

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva anunciou hoje (10) um novo plano de investimentos em infraestrutura, que substituirá o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). O plano terá seis eixos estratégicos: transportes, infraestrutura social, inclusão digital e conectividade, infraestrutura urbana, água para todos, e transição energética. A previsão é que o novo programa seja anunciado no início de maio.

“Retomamos a capacidade de planejamento de longo prazo. E esse planejamento será traduzido em um grande programa que traz de volta o papel do setor público como indutor dos investimentos estratégicos em infraestrutura”, disse. Segundo o presidente, os governos estaduais já enviaram suas listas de obras prioritárias, e os ministérios estão identificando outros investimentos estruturantes.

Para apoiar o desenvolvimento com inclusão social e a sustentabilidade ambiental, o presidente destacou a importância dos investimentos públicos e privados e do financiamento dos bancos oficiais. O objetivo do governo é facilitar o crédito para micro, pequenas e médias empresas e cooperativas, além de fornecer microcrédito para empreendedores individuais. Ele também pediu a criação de uma cultura na qual a sociedade compreenda que esses bancos são públicos e têm finalidades diferentes dos bancos privados.

No eixo de transição energética, o governo planeja lançar editais para a contratação de energia solar e eólica e para novas linhas de transmissão. Já no eixo de inclusão digital e conectividade, o objetivo é levar a internet de alta velocidade para escolas e equipamentos sociais, como postos de saúde.

No transporte, as ferrovias, rodovias, hidrovias e portos serão repensados de forma estruturante. Lula também destacou a importância da atenção à melhoria das condições de habitação e vida das pessoas que moram em favelas, palafitas e outros locais precários. O novo plano também inclui obras de prevenção a desastres causados por cheias e deslizamentos, bem como a retomada do projeto de integração do Rio São Francisco.

As informações são da Agência Brasil.

Política

11ª sessão da Câmara de Jundiaí: confira homenagens, votações e projetos aprovados

Os vereadores discutiram projetos de lei sobre saúde, mudanças climáticas, além de moções de apoio e repúdio a projetos e propostas estaduais e nacionais.

Published

on

A Câmara Municipal de Jundiaí realizou, nesta terça-feira (22), a 11ª sessão ordinária da 19ª legislatura. Com a presença de 18 dos 19 vereadores — com ausência do vereador Leandro Basson —, a sessão discutiu projetos de lei sobre saúde, mudanças climáticas, além de moções de apoio e repúdio a projetos e propostas estaduais e nacionais. A sessão também teve…

Continue Reading

Política

Governo propõe conta de luz grátis para baixa renda e desconto para 99 milhões

Proposta do Ministério de Minas e Energia prevê criação da Nova Tarifa Social, expansão de descontos e liberdade para escolher o fornecedor de energia.

Published

on

O Ministério de Minas e Energia entregou à Casa Civil uma proposta de reforma do setor elétrico que pode transformar o cenário da conta de luz no Brasil. O projeto prevê gratuidade total para 16 milhões de brasileiros de baixa renda e descontos para outros 99 milhões de consumidores. A proposta também abre caminho para a criação do chamado "mercado…

Continue Reading
Advertisement
Pular para o conteúdo