
A Câmara Municipal de Jundiaí aprovou, na sessão de terça-feira (28), o projeto de lei do vereador Faouaz Taha que institui a Política Municipal de Captação, Armazenamento e Aproveitamento da Água da Chuva. A proposta tem como objetivo estimular o uso racional dos recursos hídricos, reduzir o consumo de água potável e promover ações de preservação ambiental no município.
Diretrizes e aplicação da nova política
O texto aprovado estabelece incentivos à instalação de sistemas de captação e reaproveitamento da água da chuva em imóveis urbanos e rurais. A medida passa a ser obrigatória apenas para novos empreendimentos com área superior a 500 m², enquanto para os demais casos o uso é facultativo, mas fortemente recomendado.
Além da instalação dos sistemas, a política prevê campanhas de conscientização e educação ambiental, voltadas à população e às empresas, destacando que o uso da água de chuva deve ser destinado a fins não potáveis, como irrigação, limpeza de áreas externas e descargas sanitárias.
[tdj-leia-tambem]
Compromisso ambiental e ações anteriores
“Recebi essa sugestão dos amigos Alvimar e Júlio Lamarca e, prontamente, atendi. Elaboramos um projeto que faz todo sentido para o momento que vivemos. Fomentar meios mais sustentáveis de abastecimento também deve ser nossa função como agentes políticos e atuar de forma consciente pelo meio ambiente e clima, de modo geral”, afirmou o vereador Faouaz Taha.
O parlamentar já vinha atuando em pautas ligadas ao meio ambiente e mudanças climáticas. Em suas redes sociais, ele mantém a campanha “Climagora”, voltada à discussão de soluções para os impactos do aquecimento global. Ainda neste ano, Faouaz teve outra lei aprovada, que exige estruturas de ventilação adequadas em espaços públicos e privados para enfrentar as ondas de calor.
A nova política municipal reforça o papel de Jundiaí na promoção de práticas sustentáveis e adaptativas, alinhadas às metas de conservação dos recursos naturais e mitigação dos efeitos climáticos.
📝 Participe do nosso grupo exclusivo de vagas de empregos e receba diariamente as novidades direto no seu WhatsApp! Acesse e faça parte da nossa comunidade 👉 https://bit.ly/Tribuna-de-Jundiai-Emprego-5