STF aceita denúncia contra Moro por calúnia a Gilmar Mendes
Connect with us

Política

STF aceita denúncia contra Moro por calúnia a Gilmar Mendes

Em um vídeo, o ex-juiz sugeriu que o ministro vende sentenças. A defesa de Moro fala em “brincadeira infeliz”.

Published

on

Atualizado há

Senador Sérgio Moro
Por unanimidade, a Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal recebeu denúncia da PGR, que imputa calúnia ao senador (Foto: Wilson Dias/Agência Brasil)

Nesta terça-feira (4), a Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) recebeu a denúncia da Procuradoria-Geral da República (PGR) contra o senador Sérgio Moro (União-PR), por suspeita de caluniar o ministro Gilmar Mendes.

De acordo com a decisão, o ex-juiz responderá criminalmente por sugerir em um vídeo que o ministro vendia decisões judiciais. “Não, isso é fiança, instituto… pra comprar um habeas corpus do Gilmar Mendes”, afirmou Sérgio Moro na gravação. Ainda que antigo, o vídeo repercutiu nas redes sociais apenas em abril de 2023.

O advogado que representa Moro, Luís Felipe Cunha, afirmou que a expressão foi “infeliz”, “em um ambiente jocoso”. Ainda mais, ressaltou que não foi o senador quem editou e espalhou o vídeo nas redes sociais.

Além disso, de acordo com a defesa, Sérgio Moro tem um “imenso respeito” pelo ministro Gilmar Mendes e não o acusou de vender sentenças. “Foi uma brincadeira […] Nenhum fato determinado foi atribuído ao ministro”, disse o advogado.

Ação penal contra Moro

A gravação do vídeo aconteceu quando Sérgio Moro ainda não era senador, no entanto, os ministros decidiram que, como a gravação veio a público durante o exercício do mandato, o STF tem competência para julgar o caso.

Além disso, por unanimidade, a Primeira Turma decidiu que há elementos suficientes para instaurar uma ação penal contra o ex-juiz. O julgamento acontecerá apenas após a fase de instrução do processo, quando haverá depoimentos de testemunhas e produção de provas complementares.

A relatora do processo, ministra Cármen Lúcia, rebateu a afirmação da defesa de que a fala de Moro foi uma “brincadeira”. De acordo com ela, a brincadeira “não autoriza a ofensa à honra” e não pode “servir de justificativa” para o crime de calúnia.

“A conduta dolosa do denunciado, descrita pela PGR, consistiu em expor a sua vontade livre e consciente de imputar falsamente a magistrado deste Supremo Tribunal fato definido como crime de corrupção passiva”, defendeu a ministra. “Se demonstrou suficientemente a falsa imputação.”

Acompanharam Cármen Lúcia os ministros Fávio Dino, Cristiano Zanin, Luiz Fux e Alexandre de Moraes. Flávio Dino destacou as divergências entre Sérgio Moro e o ministro em torno da Operação Lava Jato. O ministro questionou o motivo da imputação de Moro sobre o ministro Gilmar Mendes “e não a qualquer outro”.

“Este fato é relevante, porque não foi, certamente, uma escolha aleatória, uma vez que é público que o ministro Gilmar Mendes julgou, seguidas vezes, de modo restritivo em relação a ações penais conduzidas pelo então magistrado Sérgio Moro”, disse Dino.

Eleições 2024

João Paulo conduz caminhada e bandeiraço na região Oeste de Várzea Paulista

Published

on

João Paulo cumprimenta moradora em frente a uma casa em Várzea Paulista durante caminhada, acompanhado por apoiadora e crianças ao fundo.
Foto: Divulgação

No último sábado (14), o candidato a vice-prefeito de Várzea Paulista, João Paulo, liderou uma caminhada e bandeiraço pelos bairros Parque Guarani e Vila Indaiá, localizados na região Oeste da cidade. Durante a ação, João Paulo aproveitou para conversar com moradores, ouvir suas demandas e reforçar seu compromisso de dar continuidade ao trabalho realizado pelo governo atual. Conversa com os…

Continue Reading

Eleições 2024

Parimoschi destaca propostas e atrai milhares de pessoas às ruas do Jardim Novo Horizonte

Published

on

Grupo de apoiadores de Parimoschi em caminhada de campanha no Jardim Novo Horizonte, segurando bandeiras e cartazes de candidatos aliados.
Foto: Divulgação

Neste sábado (14), o candidato a prefeito de Jundiaí, José Antonio Parimoschi, levou milhares de apoiadores às ruas do Jardim Novo Horizonte. O evento, marcado por muita animação e acolhimento dos moradores, contou com a presença do prefeito Luiz Fernando Machado, do ex-prefeito Miguel Haddad, além de diversos candidatos a vereador pela mesma chapa. A manifestação de apoio reforça a…

Continue Reading

Eleições 2024

Gustavo Martinelli apresenta propostas para educação pública em Jundiaí

Published

on

Grupo de educadores e Gustavo Martinelli em reunião de campanha, segurando placas com o slogan "Jundiaí merece o dobro", mostrando apoio
Foto: Divulgação

Na noite desta sexta-feira (13), Gustavo Martinelli, candidato a prefeito de Jundiaí, e Ricardo Benassi, candidato a vice-prefeito, participaram de uma reunião com profissionais da educação pública do município. O encontro reuniu mais de 100 educadores para discutir as principais demandas da área educacional e apresentar as propostas do plano de governo de Gustavo Martinelli. Esse diálogo destacou a importância…

Continue Reading

Eleições 2024

Parimoschi destaca propostas para Inclusão e Acessibilidade em Jundiaí

“A inclusão não é um favor, e sim um direito de cada cidadão. Nosso compromisso é garantir que Jundiaí seja uma cidade para todos”, diz Parimoschi

Published

on

Parimoschi destaca propostas para Inclusão e Acessibilidade em Jundiaí
Foto: Divulgação/Arquivo Pessoal

O candidato à Prefeitura de Jundiaí, José Antonio Parimoschi, reafirmou seu compromisso com a inclusão e acessibilidade, destacando uma série de propostas voltadas para as pessoas com deficiência. Parimoschi, que conta com o apoio do prefeito Luiz Fernando Machado, recebeu um documento contendo propostas e, com uma visão moderna e inclusiva, pretende transformar Jundiaí em uma cidade mais acessível e…

Continue Reading

Eleições 2024

Gustavo Martinelli se reúne com ativistas e apoiadores da causa animal em Jundiaí

O encontro levantou debates enriquecedores sobre a necessidade de ações concretas em prol do bem-estar animal na cidade de Jundiaí.

Published

on

Gustavo Martinelli se reúne com ativistas e apoiadores da causa animal em Jundiaí
Durante o evento, Gustavo Martinelli destacou a importância de olhar para a causa animal com seriedade (Foto: Divulgação/Arquivo Pessoal)

Nesta quinta-feira (12), o candidato à prefeitura, Gustavo Martinelli, e seu vice, Ricardo Benassi, organizaram uma reunião com ativistas e apoiadores da causa animal em Jundiaí. O encontro reuniu nomes influentes da área, como a policial civil Alessandra Prandi; a presidente do Instituto Focinho Feliz, Claudia Trevisan; a delegada Júlia Nunes; e o presidente do CONDEMA, Flávio Gramoneli. Todos trouxeram…

Continue Reading
Advertisement