Vereador quer transformar área da Mata Ciliar em Zona de Proteção Ambiental
Conecte-se conosco

Política

Vereador quer transformar área da Mata Ciliar em Zona de Proteção Ambiental

Transformação em Zepam é uma alternativa para evitar que a Mata Ciliar deixe a área

Publicado

em

Atualizado há

aeroporto
Área do aeroporto de Jundiaí está próximo do local onde a ONG reabilita animais silvestres resgatados: expansão das rotas (Foto: Divulgação)

Para impedir que a Associação Mata Ciliar seja retirada da área em que ocupa, próximo ao aeroporto estadual de Jundiaí, a Câmara Municipal estuda a possibilidade de aprovar um projeto que determina aquela área uma Zona Especial de Proteção Ambiental (Zepam), prevista no Plano Diretor do município.

A discussão da iniciativa será feita hoje (18), em reunião on-line entre os parlamentares e representantes da ONG. O encontro foi convocado pelo vereador Leandro Palmarini (PL), presidente da Comissão de Meio Ambiente da Câmara.

“Somos a favor do desenvolvimento, mas é extremamente importante preservar o meio ambiente e os animais, principalmente o trabalho que a Mata Ciliar desenvolve. Por isso vamos discutir essa possibilidade na reunião de hoje”, afirmou o vereador Edicarlos Vieira (PP), responsável pela proposta.

Edicarlos Vieira vai propor a criação da Zepam na reunião desta noite com vereadores e a ONG: alternativa para evitar remoção

Prevista no Plano Diretor do município, a Zepam tem objetivo de preservação e proteção do patrimônio ambiental e de áreas prestadoras de serviços ambientais (conservação da biodiversidade, controle de processos erosivos e de inundação, produção de água e regulação microclimática).

Assim que soube da notificação extrajudicial, ele disse ter protocolado na Câmara Municipal a iniciativa de ressetorização da área onde está a Mata Ciliar. “Tivemos o Caic (Centro de Engenharia do Instituto Agronômico) que foi transformado em Zepam, há alguns anos, após a ameaça de venda da área por parte do Governo do Estado. Ali, agora, não se pode fazer nada. Há ainda a preocupação com essa região, que é próximo à Serra do Japi e à Etec Benedito Storani”, ressaltou.

Uma das lutas que deverão ser travadas imediatamente, segundo Edicarlos, é buscar um acordo com a empresa VOA-SP para que o prazo de 48 horas (que vence amanhã, dia 19) seja prorrogado. “A área (da Mata Ciliar) tem um decreto que determina o uso para a empresa e, segundo a Mata Ciliar. Acredito que por tudo o que a Mata Ciliar representa, é necessário que a concessionária chegue a um acordo”.

Política

Lula diz que revogará sigilos de 100 de Bolsonaro no 1°dia de governo

“Ele [Bolsonaro] pegou uma mania de toda besteira que faz colocar sigilo de 100 anos”, disse o candidato à presidência.

Publicado

em

lula
O ex-presidente afirmou que, em seu governo, havia respeito à Lei de Acesso à Informação. Foto: Reprodução.

O ex-presidente Lula Inácio da Silva, pré-candidato do PT à Presidência da República, disse nesta sexta-feira (1), que revogará todos os sigilos de 100 anos impostos pelo governo do atual presidente Jair Bolsonaro (PL), adversário nas eleições deste ano.  Lula prometeu a revogação para seu primeiro dia de governo caso vença as eleições. “Vai ter um revogaço no meu primeiro…

Continuar lendo

Política

Lula diz que não disputará reeleição em 2026

Segundo o petista, seu objetivo é “recuperar o país” nos próximos quatro anos.

Publicado

em

lula
Ex-presidente diz que se eleito, não disputará novamente em 2026 (Foto: Reprodução)

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, disse nesta sexta-feira (1/7), que não pretende disputar a reeleição em 2026. Isso caso seja eleito neste ano ao Planalto. Segundo o petista pré -candidato a Presidência da República, seu objetivo é “recuperar o país” nos próximos quatro anos. “Penso em governar esse país por quatro anos e deixar o país ‘tinindo’, para que…

Continuar lendo

Eleições 2022

Tarcísio de Freitas se reúne com empresários e lideranças políticas em Jundiaí

Pré-candidato apresenta projetos que estão sendo construídos para o Estado de São Paulo em encontro no anfiteatro do Campus da Uniachieta.

Publicado

em

Tarcísio de Freitas
Tarcísio quer ouvir a opinião das pessoas, dos empresários e lideranças de Jundiaí e Região. (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Tarcísio de Freitas, pré-candidato ao governo do Estado de São Paulo pelo Republicanos e ex-ministro da Infraestrutura, visita Jundiaí nesta sexta-feira, dia 1º de julho. Ele participa de encontro organizado por empresários e lideranças políticas locais para apresentar as propostas que estão sendo construídas para o Estado de São Paulo. Tarcísio é engenheiro e militar da reserva. Foi ministro da…

Continuar lendo

Política

Bolsonaro perde processo contra jornalista da Folha por ofensa e insinuação sexual

O Tribunal de Justiça de São Paulo decretou a derrota de Bolsonaro por 4×1. Processo corre desde 2020.

Publicado

em

Presidente Bolsonaro
Patrícia Campos acionou a Justiça em fevereiro de 2020, quando sofreu ataque de cunho sexual pelo presidente Bolsonaro. (Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil)

O presidente Jair Bolsonaro (PL) perdeu hoje (29) um processo por ofensa e insinuação contra a jornalista Patrícia Campos Mello, da Folha de S. Paulo. O julgamento no Tribunal de Justiça de São Paulo começou na tarde de terça-feira (28) e foi finalizado na manhã de hoje, com 4 votos a 1. Nas redes sociais, a jornalista comemorou a decisão.…

Continuar lendo

Política

Bolsonaro escolhe uma mulher para substituir presidente da Caixa

Pedro Guimarães, atual presidente do banco público, deixará o cargo após acusações de assédio sexual.

Publicado

em

daniella-marques-caixa-economica-federal
A expectativa é que Guimarães deixe o cargo ainda hoje (29).

O Presidente Jair Bolsonaro escolheu uma mulher para assumir a presidência da Caixa Econômica Federal. Daniella Marques assumirá a presidência, após Pedro Guimarães, antigo presidente, ser acusado por um grupo de funcionárias do banco por assédio sexual. Considerada o “braço direito” do ministro Paulo Guedes, ela comandava desde fevereiro de 2022 a Secretaria de Produtividade e Competitividade do Ministério da…

Continuar lendo