Vereador quer transformar área da Mata Ciliar em Zona de Proteção Ambiental
Conecte-se conosco

Política

Vereador quer transformar área da Mata Ciliar em Zona de Proteção Ambiental

Transformação em Zepam é uma alternativa para evitar que a Mata Ciliar deixe a área

Publicado

em

Atualizado há

aeroporto
Área do aeroporto de Jundiaí está próximo do local onde a ONG reabilita animais silvestres resgatados: expansão das rotas (Foto: Divulgação)

Para impedir que a Associação Mata Ciliar seja retirada da área em que ocupa, próximo ao aeroporto estadual de Jundiaí, a Câmara Municipal estuda a possibilidade de aprovar um projeto que determina aquela área uma Zona Especial de Proteção Ambiental (Zepam), prevista no Plano Diretor do município.

A discussão da iniciativa será feita hoje (18), em reunião on-line entre os parlamentares e representantes da ONG. O encontro foi convocado pelo vereador Leandro Palmarini (PL), presidente da Comissão de Meio Ambiente da Câmara.

“Somos a favor do desenvolvimento, mas é extremamente importante preservar o meio ambiente e os animais, principalmente o trabalho que a Mata Ciliar desenvolve. Por isso vamos discutir essa possibilidade na reunião de hoje”, afirmou o vereador Edicarlos Vieira (PP), responsável pela proposta.

Edicarlos Vieira vai propor a criação da Zepam na reunião desta noite com vereadores e a ONG: alternativa para evitar remoção

Prevista no Plano Diretor do município, a Zepam tem objetivo de preservação e proteção do patrimônio ambiental e de áreas prestadoras de serviços ambientais (conservação da biodiversidade, controle de processos erosivos e de inundação, produção de água e regulação microclimática).

Assim que soube da notificação extrajudicial, ele disse ter protocolado na Câmara Municipal a iniciativa de ressetorização da área onde está a Mata Ciliar. “Tivemos o Caic (Centro de Engenharia do Instituto Agronômico) que foi transformado em Zepam, há alguns anos, após a ameaça de venda da área por parte do Governo do Estado. Ali, agora, não se pode fazer nada. Há ainda a preocupação com essa região, que é próximo à Serra do Japi e à Etec Benedito Storani”, ressaltou.

Uma das lutas que deverão ser travadas imediatamente, segundo Edicarlos, é buscar um acordo com a empresa VOA-SP para que o prazo de 48 horas (que vence amanhã, dia 19) seja prorrogado. “A área (da Mata Ciliar) tem um decreto que determina o uso para a empresa e, segundo a Mata Ciliar. Acredito que por tudo o que a Mata Ciliar representa, é necessário que a concessionária chegue a um acordo”.

Política

Pesquisa Datafolha aponta que 29% aprovam trabalho do STF; reprovação caiu para 28%

Foram ouvidas 2.002 pessoas com 16 anos ou mais em 147 municípios do Brasil, nos dias 19 e 20 de março

Publicado

em

Por

Foto: Gustavo Moreno/SCO/STF

Divulgada nesta terça (26) pelo jornal Folha de S.Paulo, pesquisa Datafolha indica uma queda de 10 pontos na reprovação da população brasileira em relação ao trabalho do Supremo Tribunal Federal (STF), entre dezembro de 2023 e março de 2024. Desde que o Datafolha passou a aferir a avaliação dos 11 ministros da corte, a taxa de reprovação alcançou o segundo menor nível,…

Continuar lendo

Política

Prefeito de Jundiaí chama proposta do governo Lula de “Robin Hood”

Declaração sobre desoneração da folha de pagamento dos municípios foi dada durante entrevista ao “Broadcast TV”, da Agência Estado

Publicado

em

Por

Luiz Fernando Machado expressou sua discordância em relação a proposta do Ministério da Fazenda. Foto: Prefeitura de Jundiaí

Em uma entrevista recente ao "Broadcast TV" da Agência Estado, o prefeito de Jundiaí, Luiz Fernando Machado (PL), expressou sua discordância em relação à proposta do Ministério da Fazenda de restringir a desoneração da folha de pagamento apenas aos municípios com até 50 mil habitantes, em contraste com os 156 mil originalmente previstos. Luiz Fernando caracterizou a proposta como uma…

Continuar lendo

Política

Maconha: Sobe para 67% total de brasileiros contra descriminalização

Publicado

em

Por

Um novo levantamento realizado pelo instituto Datafolha e divulgado neste sábado (23) revela que a maioria dos brasileiros se opõe à descriminalização do porte de maconha. Segundo a pesquisa, 67% dos entrevistados manifestaram-se contrários à medida, enquanto 31% expressaram apoio à descriminalização. Os dados apontam para uma mudança de perspectiva em comparação ao estudo anterior, feito em setembro do último…

Continuar lendo

Política

Mauro Cid é preso por obstrução de Justiça após vazamento de áudios

O ex-ajudante de ordens de Jair Bolsonaro foi chamado a prestar depoimento sobre áudios em que ele critica a atuação do magistrado e da Polícia Federal.

Publicado

em

Por

Mauro Cid
A prisão foi determinada por descumprimento de cautelares impostas contra Cid e por obstrução de Justiça (Foto: Lula Marques/Agência Brasil)

Nesta sexta-feira (22), o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou a prisão do tenente-coronel Mauro Cid. A Justiça chamou o ex-ajudante de ordens de Jair Bolsonaro para prestar depoimento após a revista Veja publicar áudios em que o militar critica a atuação do magistrado e da Polícia Federal. Cid prestou depoimento por uma hora na sala…

Continuar lendo

Política

Jair Bolsonaro é indiciado por fraude em cartão de vacinação de Covid-19

O coronel Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Bolsonaro, também foi indiciado pela PF como articulador da emissão de cartões falsos de vacinação para o ex-presidente e familiares dele. 

Publicado

em

Por

A CGU concluiu que o registro de imunização que consta do cartão de vacinação de Bolsonaro é falso (Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil)

Nesta terça-feira (19), a Polícia Federal (PF) indiciou o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) pelos crimes de associação criminosa e inserção de dados falsos em sistema de informações no caso que apura a falsificação de certificados de vacinas de Covid-19. Em janeiro, a Controladoria-Geral da União (CGU) concluiu que o registro de imunização que consta do cartão de vacinação de Bolsonaro…

Continuar lendo
Publicidade