Após passar por dois hospitais em Francisco Morato, grávida consegue dar à luz em Jundiaí
Conecte-se conosco

Francisco Morato

Após passar por dois hospitais em Francisco Morato, grávida consegue dar à luz em Jundiaí

Hospital Estadual de Francisco Morato não tinha maca adequada para o peso da paciente e Santa Casa estavam sem vagas no berçário e UTI Neonatal

Publicado

em

Atualizado há

Gestante de óculos deitada em uma cama hospitalar (à esquerda); recém-nascido com sua mãe de óculos em uma cama hospitalar (à direita).
Felipe nasceu no último domingo (10), pesando 4,1 kg e 50 centímetros (Foto: Arquivo Pessoal)

Josiane Matos, de 31 anos, passou por uma verdadeira saga para dar à luz ao seu filho no último domingo (10). Antes de chegar ao Hospital Universitário (HU) de Jundiaí, onde recebeu atendimento, ela passou por outros hospitais de Francisco Morato (SP), que alegaram não ter vaga e estrutura para receber a mulher. 

Josiane contou ao Tribuna de Jundiaí que reside no bairro Rio Acima, em Jundiaí, mas estava na casa de sua tia que mora no bairro Polvilho, em Cajamar (SP).

Por conta da pressão alta acabou fazendo todo pré-natal por lá, mas no momento de ganhar o bebê precisou ir até o Hospital Estadual de Francisco Morato por ser um parto considerado de risco. 

Ela ficou internada no Hospital Estadual de Francisco Morato até quinta-feira (7) e precisou ser transferida de unidade, pois, segundo Josiane, a instituição alegou que não tinha macas cirúrgicas para suportar seu peso de 157 quilos.

“Foi falta de preparo, de estrutura, de humanidade e profissionalismo. Não é uma escolha, é difícil, e as pessoas só sabem julgar. Cadê o juramento que fazem ao se formar?”, questiona indignada. 

Ao chegar na Santa Casa de Misericórdia de Francisco Morato, ela recebeu a notícia que a unidade hospitalar não tinha vagas disponíveis para atender uma gravidez de alto risco. 

Na sexta-feira (8), Josiane foi ao HU, onde foi atendida. Seu filho Felipe nasceu no domingo (10), de cesárea, com 4,1 kg e 50 centímetros. “O atendimento foi excelente e se preocuparam comigo 100%. Não sei o que seria de mim sem eles (equipe do HU)”, afirma. 

Segundo o portal ‘R7’, a Secretaria Estadual de Saúde de São Paulo confirmou que a falta de estruturas e de macas impossibilitou o atendimento de Josiane. Ainda de acordo com o portal ‘R7’, a Santa Casa disse que a paciente foi transferida do local “mesmo sendo avisada” que a unidade não tinha vaga no berçário e na UTI Neonatal. 

Francisco Morato

Francisco Morato agora tem Posto do Poupatempo

Ele funciona de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h, e aos sábados, das 9h às 13h. O posto oferece centenas de serviços reunidos em um único local, como: emissão de RH, atestado de antecedentes criminais, carteira de trabalho, carteira nacional de habilitação

Publicado

em

Poupatempo Morato
Poupatempo inaugurado no último sábado (21) em Francisco Morato. (Foto: Divulgação/Governo do Estado de São Paulo)

Depois do controle da pandemia, com a vida de todos está voltando ao normal, nem sempre temos tempo para ir atrás daquele documento que precisamos, ou daquele que já está velhinho e precisa ser substituído por um novo; e às vezes precisamos dispender de um tempo precioso para providenciar algum documento. Sem falar nos gastos com transporte e tudo mais.…

Continuar lendo

Francisco Morato

Prefeitura de Francisco Morato cria rede de enfrentamento à violência doméstica

O objetivo é criar um grupo de trabalho de forma intersetorial para mulheres.

Publicado

em

Prefeitura de Francisco Morato
Francisco Morato cria rede de enfrentamento à violência doméstica (Foto: Prefeitura de Francisco Morato)

Na tarde desta quinta-feira (28/4), a prefeitura de Francisco Morato criou o projeto Despertar - Rede de enfrentamento à violência doméstica. O objetivo é criar um grupo de trabalho de forma intersetorial para mulheres. O serviço incluirá também agentes governamentais e não governamentais que serão formuladores, fiscalizadores e executoras de políticas públicas. Esta foi mais uma ação norteadora no planejamento, elaboração…

Continuar lendo

Francisco Morato

Fundo Social de Francisco Morato recebe doações para vítimas das chuvas

As doações também atenderão famílias em situações de vulnerabilidade

Publicado

em

Por

(Foto: Reprodução/Facebook)

O Fundo Social de Solidariedade de Francisco Morato, a partir desta quinta-feira (3), passou a receber doações para atender as famílias em situação de vulnerabilidade e que foram afetadas pelas chuvas. Algumas famílias foram acolhidas no nosso abrigo pela equipe da Secretaria de Assistência Social, Fundo Social de Solidariedade, Secretaria de Educação e SAME, e seguem sendo acompanhadas. Estão sendo…

Continuar lendo

Francisco Morato

Veja como está o Plano de Contingência de Francisco Morato após chuvas

Segundo a prefeitura, 36 vias foram interditadas em diversos bairros, mas os trens na linha 7 Rubi e linhas de ônibus circulam com normalidade.

Publicado

em

Por

Trabalhadores de capa de chuva limpando rua com lama em Francisco Morato
A Prefeitura de Francisco Morato está atuando para conter os prejuízos de famílias atingidas pelas fortes chuvas (Foto: Prefeitura de Francisco Morato)

Francisco Morato foi uma das cidades da região bastante afetada pelas chuvas fortes deste final de semana. Por isso, a prefeitura está atuando para minimizar os impactos das famílias mais atingidas pelos deslizamentos e alagamentos. Confira as atualizações do Plano de Contingência de Francisco Morato: Equipes de Saúde As equipes de Saúde de Francisco Morato seguem realizando plantões. As emergências…

Continuar lendo

Francisco Morato

CPTM lança campanha para ajudar vítimas das chuvas em Francisco Morato e Franco da Rocha

As doações podem ser feitas em todas as estações da CPTM e serão entregues ao Fundo de Solidariedade e ONGs dos municípios.

Publicado

em

Por

Estação de trem de Francisco Morato
A Campanha "De Braços Abertos" arrecada alimentos, roupas, cobertores, kits de higiene pessoal e produtos de limpeza (Foto: Diário do Transporte)

A CPTM lançou essa semana a Campanha "De Braços Abertos" para arrecadação em prol das famílias atingidas pelas chuvas em Francisco Morato e Franco da Rocha. Todas as estações terão caixas de arrecadação para quem quiser participar da campanha organizada pelo Comitê de Responsabilidade Social e Cidadã da CPTM. A campanha arrecada alimentos não perecíveis (arroz, feijão, óleo, macarrão e…

Continuar lendo
Publicidade