Artur toca o sino da vitória do Grendacc no dia do seu aniversário de 5 anos
Conecte-se conosco

Saúde

Artur toca o sino da vitória do Grendacc no dia do seu aniversário de 5 anos

Essa quarta-feira foi de dupla comemoração no Grendacc. O paciente Artur Miguel de Oliveira Rios, completou 5 anos e recebeu a notícia do final do seu tratamento efetivo

Publicado

em

Atualizado há

Arthur paciente do Grendacc. (Foto: Divulgação)
O pequeno tocou o sino da vitória ao lado da mãe, Samanta Batista de Oliveira. (Foto: Divulgação)

Na semana que foi comemorado o Dia Internacional de Combate ao Câncer Infantil, dia 15 de fevereiro, o Hospital da Criança do Grendacc (Grupo em Defesa da Criança com Câncer) comemorou a alta do paciente Artur Miguel de Oliveira Rios, nesta quarta-feira (17).

Na verdade foi uma dupla comemoração para o pequeno Artur que completou 5 anos hoje. Com a notícia do final do seu tratamento efetivo, o pequeno tocou o sino da vitória ao lado da mãe, Samanta Batista de Oliveira, 26 anos, e ainda ganhou brinquedos de presente pelo aniversário. A equipe do hospital acompanhou a grande vitória do pequeno Artur.

Emocionada, a mãe agradeceu ao Grendacc pelo tratamento do filho. “É um hospital muito bom e toda a equipe nos deu muito apoio durante o tratamento. Eu morava em Guarulhos e acho que se estivesse vivendo por lá ainda meu filho não estaria aqui hoje, pois lá não tem um hospital como o Grendacc”, declarou.

Batalha contra o câncer

Desde abril de 2020, Artur Miguel luta contra um tumor de Wilms no rim esquerdo, e com metástase no pulmão. Ele passou por sessões de quimioterapia, radioterapia, e fez uma cirurgia para ressecção do rim. Com a notícia de que está fora de tratamento, ele fará apenas o acompanhamento de rotina com os oncologistas pediátricos da instituição.

Samantha diz que quando os sintomas da doença começaram a aparecer, Artur começou a ter muita febre e dor no estômago. No hospital, ela lembra que o médico chegou a cogitar que o filho estava com apendicite, porém foi com o ultrassom realizado no Hospital Universitário, que descobriu o tumor no rim e a criança foi encaminhada ao Grendacc.

“Quando chegamos ao Grendacc, o câncer já estava em estado avançado. Foi um momento difícil, principalmente nas primeiras sessões de quimioterapia e radioterapia. O Artur ficou bastante abatido, mas ele aguentou firme o tratamento”, lembra a mãe.

Comemoração

Artur é filho único e mora com os pais em Itupeva, no bairro Vila Independência, onde gosta de brincar com as crianças do bairro de esconde-esconde e futebol, quando não está no celular. Com o tratamento, o pequeno não brincou mais por causa dos tratamentos, e também por causa da pandemia do novo coronavírus.

Com o fim do tratamento, a mãe diz que o filho já está mais disposto e na próxima semana ele já volto a frequentar a escola, onde está no Jardim. “Ele está muito feliz porque vai voltar para a escola e também porque não vai precisar mais passar pelas sessões hospitalares”, revela a mãe.

Para comemorar, a família passeou hoje no shopping Outlet em Itupeva. “Graças a Deus meu filho está bem”.

Saúde Pública

Saúde de Jundiaí inicia campanha de busca ativa de novos casos de tuberculose

A ação visa o diagnóstico de novos casos para a oferta de tratamento adequado. Confira os principais sintomas suspeitos e saiba mais.

Publicado

em

Por

Neste ano, até o momento, a cidade registra 36 casos da doença, sem óbitos (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

A Vigilância Epidemiológica de Jundiaí iniciou a Campanha de Intensificação de Busca Ativa de casos de tuberculose. A primeira fase vai até o dia 30 deste mês. A ação, desencadeada pela Secretaria de Estado da Saúde, visa o diagnóstico de novos casos para a oferta de tratamento adequado. Em Jundiaí, todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs), Novas UBSs e…

Continuar lendo

Saúde

Conheça oito fatores que podem causar lapsos de memória e saiba como evitá-los  

Na maioria das vezes, os esquecimentos fazem parte da rotina e acontecem por fatores comportamentais. *Por Fernanda Bassette, da Agência Einstein.

Publicado

em

Por

Foto: Freepik

A maioria das pessoas tem lapsos de memória de vez em quando. Não é difícil encontrar quem comente que saiu para fazer compras no supermercado, por exemplo, e voltou sem vários itens. Ou alguém que diga que não se recorda onde deixou os óculos ou as chaves do carro. Alguém que abra a geladeira, mas não lembre exatamente o que…

Continuar lendo

Bem-estar

Procon-SP mostra queda no preço dos repelentes e falta do produto no mercado

Publicado

em

Por

Mãe aplicando repelente em filho
Proteja-se contra a dengue: repelentes eficazes disponíveis em São Paulo, segundo dados recentes do Procon-SP (Foto: Canva)

Uma pesquisa realizada pelo Procon-SP constatou uma queda de 5,92% no preço médio dos repelentes contra insetos na última semana. O valor médio, que era de R$ 25 na pesquisa anterior, realizada em 28 de março, passou para R$ 23,52. Apesar da queda no preço, os especialistas do Procon-SP alertam para a falta de variedade de produtos disponíveis no mercado.…

Continuar lendo

Saúde

Fumar cigarro eletrônico aumenta risco de uso de maconha e abuso de álcool em jovens

Pesquisa dos EUA, que avaliou mais de 50 mil adolescentes, mostra que o consumo de vape abre caminho para jovens adquirirem outros vícios.

Publicado

em

Por

Homem jovem fumando cigarro eletrônico

Por Gabriela Cupani, da Agência Einstein Fumar cigarros eletrônicos aumenta o risco de consumir maconha ou álcool em excesso, revela um estudo americano feito na Universidade Columbia e publicado no periódico científico Substance Use and Misuse.  A pesquisa avaliou dados de mais de 50 mil jovens entre 13 e 18 anos que participaram da enquete Monitoring the Future, aplicada pelo…

Continuar lendo

Saúde Pública

Jundiaí aumenta em mais de 234% a oferta de cirurgias de vesícula

Publicado

em

Por

Paciente sentada em uma cadeira de rodas, ao lado de 3 enfermeiras, sendo levada para o centro cirúrgico
Por semana, 12 cirurgias serão realizadas no Grendacc (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

A Prefeitura de Jundiaí passou a utilizar, neste mês, a estrutura do Grupo em Defesa da Criança com Câncer (Grendacc) para a realização de Colecistectomia Videolaparoscópica (retirada de vesícula por vídeo) em adultos, ampliando em mais de 234% a oferta pelo procedimento na cidade e avançando com o mutirão de cirurgias eletivas para a equalização da fila de espera. A…

Continuar lendo
Publicidade