Banco de Leite de Jundiaí atende mais de 500 bebês por ano
Conecte-se conosco

Saúde

Banco de Leite de Jundiaí atende mais de 500 bebês por ano

Unidade também oferece incentivo e consultoria gratuita em amamentação

Publicado

em

Mão segurando frasco de leite
Banco de Leite é responsável pela coleta e distribuição no município (Foto: Divulgação/Banco de Leite)

Todos os anos, uma média de 560 bebês internados no Hospital Universitário (HU) e em outros hospitais da cidade dependem da doação de leite humano para se recuperarem e finalmente irem para casa com suas mães.

O responsável pela coleta e distribuição em Jundiaí é o Banco de Leite Humano, que depende de doações de mulheres que estão amamentando.

O Banco é um centro especializado em aleitamento materno, que incentiva e apoia o ato. “Oferecemos um serviço que coleta, processa e distribui o leite humano, além de prestar apoio às doadoras”, explica a coordenadora, Marcela Biontti.

Para se tornar uma doadora, a mãe precisa estar saudável e não ser fumante. Nestas condições, basta entrar em contato com o Banco de Leite, que irá passar as primeiras orientações, com horário marcado e visita na residência.

Como é o caso de Pâmela Santana, de 33 anos, que é mãe de três filhos e sempre achou que não tinha tempo para realizar a doação. No entanto, com o nascimento de Felipe, de 10 meses, decidiu tornar uma doadora.

Ela explica que a equipe do Banco de Leite explicou desde a higienização até a ordenha, trouxe os frascos e, desde então, ela se programa para todos os dias tirar um pouco de leite.

Foto de mulher sorrindo com frascos de leite em mãos

Pâmela é doadora do Banco de Leite há 10 meses (Foto: Divulgação/Banco de Leite)

Consultoria em amamentação

O Banco de Leite Humano também oferece orientação e acompanhamento para mamães que estão com dúvidas, dificuldades, dor ou problemas na hora de amamentar.

Para isso, é necessário entrar em contato com o Banco e relatar as dificuldades apresentadas. Caso não dê para solucionar o problema por telefone, é marcado uma visita para avaliar as necessidades.

O Banco de Leite Humano atende pelo telefone 0800 17 8155 (ligação gratuita).

Bem-estar

Couve-flor: uma aliada na prevenção do câncer e promotora da saúde

Rica em nutrientes e compostos bioativos, essa crucífera mostra-se uma adição valiosa à dieta, com uma variedade de vantagens para a saúde

Publicado

em

Por

Foto: Canva

A couve-flor, parte da família Brassicaceae, tem se destacado não apenas pelo seu sabor versátil na culinária, mas também pelos seus potenciais benefícios à saúde, incluindo a prevenção do câncer. Esta crucífera, rica em nutrientes e compostos bioativos, mostra-se uma adição valiosa à dieta, oferecendo uma variedade de vantagens para a saúde. Prevenção do câncer Sulforafano e seus efeitos protetores:…

Continuar lendo

Bem-estar

Aumente o índice de perda de peso com aeróbico na esteira

Confira algumas dicas para aproveitar ao máximo sua rotina na esteira, com o professor Pedro, da Academia Céltica de Jundiaí.

Publicado

em

Por

Mulher na esteira
Foto: Canva Pro

A esteira é uma ferramenta poderosa para quem busca perder peso de forma eficaz e saudável. Com a combinação certa de intervalos, inclinação e duração, é possível transformar seus treinos em sessões altamente eficientes para queimar calorias e alcançar seus objetivos de perda de peso. "Durante a atividade na esteira, o corpo entra em um estado de queima de calorias…

Continuar lendo

Saúde Pública

Jundiaí inicia Campanha de Multivacinação em escolas

Publicado

em

Por

criança pequena no colo da mãe recebendo vacina no braço
Em 2023, mais de 1,3 mil doses foram aplicadas em escolas (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Equipes da Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS) percorrerão a partir de segunda-feira (18) escolas da cidade para atualização de carteiras de vacinação de crianças e adolescentes menores de 15 anos. A ação, inicialmente em sete unidades, integra a Campanha de Multivacinação da Secretaria de Estado da Saúde, sendo desenvolvida pelo Comitê Municipal de Coordenação das Atividades de…

Continuar lendo

Saúde Pública

Dengue: análise aponta que 90% dos focos encontrados em Jundiaí são Aedes aegypti

Nesta sexta-feira (15), o Boletim aponta que a cidade registra 1.883 casos de dengue.

Publicado

em

Por

As larvas coletadas são levadas para o laboratório para análise (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Nas 11 primeiras semanas deste ano, agentes coletaram 463 amostras de larvas durante as ações de prevenção e combate à dengue em Jundiaí. De acordo com análise da gestão municipal, desse total, 419 – 90% – eram do mosquito Aedes aegypti. O vaso de prato continua sendo o principal foco do mosquito.Jundiaí realiza o levantamento para a identificação de mosquitos…

Continuar lendo

Saúde Pública

Em cinco dias, casos de dengue sobem cerca de 25% em Jundiaí

Segundo a Vigilância Epidemiológica, 70 pessoas são infectadas diariamente com a doença na cidade. Agentes de saúde reforçam o trabalho nas ruas de Jundiaí.

Publicado

em

Por

mosquito da dengue
Hoje, Jundiaí tem mais de 1.700 moradores infectados (Foto: nuzeee/Pixabay)

Nos últimos cinco dias, os casos de dengue cresceram cerca de 25% na cidade de Jundiaí. De acordo com a Vigilância Epidemiológica (VE), a cidade tem 1.751 moradores infectados, com uma média de 70 novos diagnósticos por dia. Por isso, os agentes de saúde de Jundiaí têm reforçado as medidas de combate contra o mosquito Aedes aegypti, agente transmissor da doença.…

Continuar lendo
Publicidade