Ansiedade x refluxo e a preocupação com aumento de casos gástricos na pandemia
Connect with us

Bem-estar

Ansiedade x refluxo e a preocupação com aumento de casos gástricos na pandemia

Veja como a pandemia pode influenciar nesses casos.

Published

on

Atualizado há

Mulher com mão na garganta e representação gráfica de refluxo
Foto: Divulgação

O Brasil é o país com mais casos de transtorno de ansiedade (9,3%) em todo o mundo e o quinto em casos de depressão (5,8%), de acordo com uma pesquisa realizada pela Organização Mundial da Saúde (OMS), divulgada neste ano.

Durante o período de pandemia devido ao novo Coronavírus (COVID-19) muitos hábitos mudaram, o que intensifica ainda mais os sintomas de alterações psicológicas.

Além da dificuldade de concentração e alterações no sono, o refluxo é um dos efeitos colaterais relacionados ao transtorno de ansiedade, o que preocupa os especialista em relação a um aumento de problemas digestivos durante o período. Pacientes que também têm hérnia de hiato apresentam ainda mais sintomas.

De acordo com o cirurgião e presidente da Sociedade Brasileira de Hérnia, Dr. Christiano Claus, a ansiedade altera a secreção do suco gástrico do nosso estômago. “O refluxo é uma doença digestiva na qual o ácido do estômago ou a bile voltam pelo esôfago, causando irritação na mucosa do tubo alimentar. A ansiedade altera a secreção do suco gástrico, a regulação de fatores ligados à mucosa do estômago e a percepção dos estímulos sensoriais gástricos”, afirmou Claus.

A hérnia de hiato, uma das principais causas do refluxo e um agravante no caso de ansiedade para esse sintoma, é um defeito (abertura) no músculo do diafragma que faz com que o estômago suba para dentro do tórax.

SINTOMAS

O cirurgião Marcelo Furtado, vice-presidente da SBH, explica: “entre os principais sintomas estão refluxo ácido (azia e queimação). Com a hérnia de hiato, o mecanismo natural que impede que o ácido do estômago chegue até o esôfago deixa de existir. Outros sintomas comuns são sensação de ‘bolo’ na garganta, irritação na garganta e no pulmão, tosse seca e dor no peito”.

Nem todos os pacientes com hérnia de hiato apresentam sintomas. De acordo com o diretor da sociedade e cirurgião, Gustavo Soares, o tratamento pode ser medicamentoso ou cirúrgico. “Vai depender de fatores como o tamanho da hérnia; intensidade dos sintomas; idade e perspectivas do paciente em relação ao tratamento”, assegura.

A recuperação cirúrgica exige repouso e dieta específica.

Bem-estar

Jundiaí: programa que auxilia quem quer parar de fumar abre novas turmas neste mês

Ao todo, o programa tem oito encontros onde é ofertado acompanhamento aos participantes que querem parar de fumar.

Published

on

Pessoa com cigarro na mão
Foto: Prefeitura de Jundiaí

Entre os desejos de mudança para um novo ano, parar de fumar é recorrente. Para ajudar a população que quer largar o vício do tabaco, seja do cigarro tradicional ou do eletrônico, o famoso "vape", o Programa de Assistência Intensiva ao Tabagista (PAIT) da gestão de Saúde de Jundiaí, abre novas turmas neste mês. O acompanhamento é gratuito e completo.…

Continue Reading

Bem-estar

Beber café ao acordar faz mal? Sem comprovação, dúvida se espalha nas redes

A bebida tem sido associada com efeitos negativos ao equilíbrio do cortisol, o hormônio do estresse; saiba quanto é seguro consumir e os horários ideais

Published

on

Café
Foto: Freepik

Por Regina Célia Pereira, da Agência Einstein Embora diversos estudos tragam evidências sobre os benefícios atrelados ao consumo moderado de café, vira-e-mexe ele está na berlinda, acusado de danos à saúde. Há quem tenha deixado de bebê-lo ao acordar porque, há alguns anos, se disseminou a ideia de que a cafeína afeta negativamente o processo natural que leva ao despertar,…

Continue Reading

Bem-estar

Casos de virose: pediatra do Hospital Universitário de Jundiaí explica como prevenir

Aline Mendes, pediatra do HU e professora da Faculdade de Medicina de Jundiaí, compartilha dicas para proteger a saúde contra casos de virose.

Published

on

Médica do HU - Prevenção contra virose
Foto: Divulgação

Com o aumento dos casos de virose em regiões litorâneas do Brasil, torna-se essencial que as famílias estejam bem informadas sobre como prevenir, identificar e tratar essa condição. Afetando principalmente as crianças, a virose requer atenção especial, sobretudo durante períodos de férias, quando o movimento nas praias aumenta. A Dra. Aline Mendes, pediatra do Hospital Universitário e professora da Faculdade…

Continue Reading
Advertisement
Pular para o conteúdo