Apneia do sono pode ser explicação para cansaço excessivo
Connect with us

Bem-estar

Apneia do sono pode ser explicação para cansaço excessivo e inexplicável; conheça

Segundo o médico otorrinolaringologista do Hospital São Vicente de Paulo, Fabrício Pandini, a causa se dá por diversos fatores, que colocam em risco a qualidade de vida.

Published

on

Atualizado há

Dr. Fabricio Pandini, do HSV, explica sobre a apneia do sono
Estudo na cidade de São Paulo aponta que 32,8% da população geral sofre com o distúrbio (Foto: HSVP)

A Síndrome da Apneia Obstrutiva do Sono (SAOS), popularmente conhecida como apneia do sono, é caracterizada pela privação de oxigênio e é mais comum do que se imagina. Os episódios acontecem à noite, durante o sono. De acordo com um estudo da Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia (SBPT), 32,8% da população da cidade de São Paulo sofre com o distúrbio.

Segundo o médico otorrinolaringologista do Hospital São Vicente de Paulo (HSV), Fabrício Pandini, a apneia do sono se dá por diversos fatores, que colocam em risco a qualidade de vida do portador da síndrome.

Variações da apneia do sono

“Existem duas variações da síndrome: a apneia obstrutiva do sono e a apneia central do sono. A primeira envolve todo trato respiratório, que vai desde o nariz até os pulmões. As vias aéreas ficam bloqueadas, devido ao relaxamento da musculatura da faringe e da base da língua, limitando a quantidade de ar que atinge os pulmões. Desvio de septo nasal, obesidade, uma amigdala muito grande, uma mandíbula pequena e até a posição em que a pessoa dorme são as causas principais. O cérebro está mandando estímulo para você respirar, mas tem alguma coisa entupindo a passagem do ar”, explica o especialista.

Já a segunda está relacionada a alguma incapacidade do sistema neurológico e à saturação de oxigênio no sangue. “Diferente do primeiro tipo, a apneia central do sono ocorre sem obstrução das vias respiratórias, sendo definida pela redução da capacidade de respirar. Nessa condição, os comandos cerebrais não sinalizam os músculos que controlam a respiração. A ausência do ar pode ocorrer de forma intermitente ou em ciclos”, completa.

O sono ocorre em duas fases principais: REM, abreviação de Rapid Eyes Movement – que traduzindo do inglês significa Movimento Rápido dos Olhos – e não REM. A não conclusão do ciclo em seu maior nível, considerado como restaurador, pode causar sofrimento ao portador da apneia do sono.

Homem dormindo
Foto: Canva Pro

“Para alcançar o sono reparador, a pessoa precisa completar esse ciclo. Quando o portador da apneia está chegando ao nível 3, nível 4 de sono, onde temos o sono restaurador, ele desperta, interrompendo o momento mais importante do descanso. O pior é que quando a pessoa dorme novamente, o sono retorna ao primeiro nível. Como isso acontece diversas vezes durante a noite, dificilmente o paciente alcança o nível total, o que impacta diretamente nas atividades diárias. Também existe a questão hormonal, já que todos os hormônios que gastamos ao longo do dia são produzidos à noite, quando o cérebro dorme. As consequências são sonolência, irritação, falta de atenção, cansaço inexplicável e descomunal”, conta Dr. Fabricio.

Além dos adultos, crianças também podem ter apneia do sono. Segundo o médico otorrinolaringologista, nos pequenos a síndrome pode gerar deformidades craniofaciais que afetam o desenvolvimento e geram dificuldade de aprendizado. “É fundamental que os pais fiquem atentos aos roncos e episódios noturnos de falta de ar”.

Como descobrir e tratar a apneia do sono?

Alguns exames estão disponíveis para definir diagnósticos. O principal é a polissonografia, que, com diversos parâmetros, avalia a qualidade do sono e identifica complicações. Durante a noite, enquanto o paciente dorme, são coletados dados para que seja possível diagnosticar distúrbios de sono, como apneia obstrutiva do sono e comportamentos noturnos, como sonambulismo. Também é possível realizar o eletroencefalograma, que registra a atividade elétrica do cérebro.

Para o tratamento, alguns dispositivos são indicados, como o CPAP, por exemplo. Este é um pequeno aparelho de pressão positiva de via aérea, que insere o ar do nariz até os pulmões. “Esses aparelhos possuem algoritmos diferentes para homens e mulheres porque as características biológicas e comportamentais são diferentes. A prevalência da doença é em homens, por consequência da má alimentação, consumo de álcool, entre outros motivos. Mas, independentemente da condição, a terapia será indicada pelo especialista”, conclui o Dr. Pandini.

Bem-estar

Confira como evitar infecções oculares com lentes de contato em clima seco

Para prevenir infecções oculares, recomenda-se o uso de solução higienizadora de dupla ação com 0,6% de peróxido de hidrogênio.

Published

on

O uso inadequado de lentes de contato pode resultar em infecções oculares
Foto: Canva

Mais de 3 milhões de pessoas utilizam lentes de contato no Brasil, e o crescente número de usuários tem levado a um aumento na incidência de ceratite infecciosa. Esta inflamação da córnea, a lente externa do olho, é especialmente preocupante devido ao clima seco predominante. A baixa umidade contribui para a evaporação acelerada das lágrimas, deixando os usuários mais suscetíveis…

Continue Reading

Bem-estar

Projeto Verão: Academia Céltica te ajuda a conquistar o corpo dos sonhos com promoção especial

Para te incentivar, a Céltica preparou uma promoção especial para o Dia do Cliente, em setembro. Saiba mais.

Published

on

Academia Céltica te ajuda a conquistar o corpo dos sonhos para o verão
Foto: Divulgação/Academia Céltica

O verão está logo aí e a Academia Céltica, de Jundiaí, já tem tudo preparado para te ajudar a conquistar o corpo dos seus sonhos a tempo de aproveitar ao máximo a estação mais quente do ano. Com equipamentos de última geração e profissionais qualificados, a Céltica oferece um ambiente completo para você alcançar seus objetivos. Os instrutores estão sempre…

Continue Reading

Bem-estar

Clima seco: saiba como utilizar o umidificador de ar de forma segura

Os principais riscos associados ao uso inadequado do umidificador de ar incluem a proliferação de fungos e ácaros, que podem agravar problemas respiratórios.

Published

on

Umidificador de ar
Foto: Canva

O umidificador de ar é um aparelho muito útil, especialmente em épocas de clima seco ou durante o inverno, quando o ar tende a ficar mais seco em ambientes internos devido ao uso de aquecedores. Contudo, apesar dos benefícios, é importante saber usá-lo corretamente para evitar problemas de saúde e garantir seu bom funcionamento. Os principais riscos associados ao uso…

Continue Reading

Bem-estar

Hospital São Vicente abre inscrições para Workshop do Luto

O evento estimula conversa e promove atividades lúdicas para aceitação e enfrentamento do luto. As vagas são direcionadas para estudantes e profissionais da área da saúde.

Published

on

Hospital São Vicente promove Workshop do Luto
O Workshop do Luto será realizado na Universidade Corporativa do HSV, em Jundiaí (Foto: Hospital São Vicente)

No dia 31 de agosto, das 9h às 17h, a equipe de Psicologia do Hospital São Vicente de Paulo (HSV) realiza mais uma edição do Workshop do Luto. O evento tem como objetivo facilitar o acesso à conteúdos teóricos atualizados e relevantes, além de promover experiências que envolvam os participantes de forma integrada com a temática, favorecendo maior autopercepção e…

Continue Reading

Bem-estar

Até que horas você pode tomar café sem afetar o sono?

Revisão de artigos aponta que a última xícara da bebida deve ser ingerida 8,8 horas antes de dormir para que os efeitos estimulantes da cafeína não interfiram no sono

Published

on

Mãos segurando uma xícara de café quente sobre uma superfície com grãos de café espalhados e saco de juta ao fundo.
Foto: Canva

Por Fernanda Bassette, da Agência Einstein Um dos benefícios indiscutíveis do café é o poder de estimular e aumentar a disposição – não à toa, ele é muito popular logo pela manhã e há quem tome a bebida durante o dia todo. Mas é preciso estar atento ao horário de consumo para não atrapalhar o sono. Uma revisão de estudos…

Continue Reading
Advertisement