Dia do Abraço: gesto aquece os corações e tem benefícios para a saúde
Conecte-se conosco

Bem-estar

Dia do Abraço: gesto aquece os corações e tem benefícios para a saúde

A coordenadora do departamento de psicologia do Hospital São Vicente, Caroline Alves, explica os benefícios de abraçar.

Publicado

em

Atualizado há

equipe médica se abraçando
O Dia do Abraço é celebrado no dia 22 de maio (Foto: stefamerpik/Freepik)

Durante os momentos críticos da pandemia da Covid-19, fomos privados de gestos comuns como abraços, apertos de mãos e cumprimento com beijinhos. Assim, passamos a demonstrar afeto de outras formas. Inclusive, não se aproximar se tornou um gesto de proteção. Mas agora, com a pandemia mais amena, o Dia do Abraço, comemorado neste domingo (22), volta a ganhar espaço e maior intensidade.

Afinal, agora podemos dar todos os abraços guardados nestes dois últimos anos.

O Dia do Abraço

A data surgiu a partir da iniciativa do australiano Juan Mann, que criou a campanha “Free Hugs Campaign” em 2004. O objetivo era, simplesmente, distribuir abraços gratuitos pelas ruas de Sydney. Hoje, diversos países celebram a data.

Benefícios para a saúde

A coordenadora do departamento de psicologia do Hospital São Vicente de Paulo (HSV), Caroline Alves, explica que o gesto de abraçar tem vários benefícios.

“O abraço é um gesto gratuito e possui significado emocional, além de provocar alterações fisiológicas positivas como redução da sensação de isolamento, depressão e ansiedade.”

No entanto, a profissional destaque que, apesar da empolgação, ainda devemos manter alguns cuidados. Se estiver com sintomas gripais, por exemplo, deixe para abraçar as pessoas queridas após sua recuperação. Além disso, o uso de máscara é um cuidado a mais na hora de abraçar quem se ama. Mantenha os cuidados e demonstre seu carinho às pessoas que você quer bem.

Bem-estar

Momento Saúde Unimed – Para que serve uma dieta?

Publicado

em

Thumb de vídeo da Unimed com médica em fundo verde

A nutricionista Patrícia Lavinhati explica para quê serve uma dieta. #Assista e #Compartilhe

Continuar lendo

Bem-estar

Micropigmentação de sobrancelhas marcante e com aspecto natural: É possível?

Conversamos com a especialista em micropigmentação, Rafaela Gonçalves, que explicou a tendência do procedimento para sobrancelhas com aspecto natural.

Publicado

em

Micropigmentação de sobrancelhas
O procedimento pode tanto desenhar a área da sobrancelha, como para aperfeiçoar o desenho já existente (Foto: leszekglasner/Envato Elements)

Você sabia que as sobrancelhas são essenciais para suas expressões faciais? Além disso, sobrancelhas bonitas com certeza dão um up na autoestima de qualquer um. Por isso e muitos outros motivos, existe o procedimento de micropigmentação de sobrancelhas. O procedimento é bem parecido com a maquiagem definitiva. Na área das sobrancelhas, é possível tanto acentuar o desenho já existente, realçando…

Continuar lendo

Bem-estar

Momento Saúde Unimed – Alimentação saudável no inverno

Publicado

em

Por

Thumb de vídeo da Unimed com médica em fundo verde

O inverno chegou e com ele, a mudança nos nossos hábitos alimentares. A nutricionista Patrícia Lavinhati explica como manter uma alimentação saudável nesta estação.

Continuar lendo

Bem-estar

Conheça 5 benefícios da corrida para sua saúde

O professor da Academia Céltica, de Jundiaí, Gustavo Henrique, explica os benefícios desse exercício.

Publicado

em

Quatro pessoas correndo
Diminui o estresse, queima calorias, e mais. A corrida beneficia o corpo de diferentes formas (Foto: Freepik)

Para viver com mais qualidade, os exercícios físicos são um ótimo caminho. Entre as práticas, a corrida vem ganhando mais e mais adeptos. Isso porquê, além de poder ser realizada em qualquer lugar, a corrida ainda traz diversos benefícios para a saúde. E não é só físico não, o bem-estar e a saúde mental também ganha com a prática da…

Continuar lendo

Bem-estar

Momento Saúde Unimed – A importância do pediatra durante o parto

Publicado

em

A Dra. Lilian Cosentino, médica pediatra, fala sobre a importância do neonatologista na sala de parto para recepcionar o bebê.

Continuar lendo