
A “dor no ciático” – também conhecida como ciatalgia – é um problema comum que afeta milhões de pessoas ao redor do mundo. Causada pela compressão do nervo ciático, o maior nervo do corpo humano, essa dor pode ser excruciante, irradiando da parte inferior das costas pela nádega e perna, podendo chegar até os pés.
Felizmente, além de tratamentos médicos e fisioterapêuticos, existem exercícios físicos que podem ser aliados poderosos no alívio da dor no nervo ciático e na melhora da qualidade de vida. Com a ajuda do professor Victor Recka, da Academia Céltica de Jundiaí, trouxemos dicas de exercícios de fortalecimento e alongamentos que atuam no combate à dor no ciático. Confira.
Alongamentos para descompressão e flexibilidade contra a dor no ciático
“Alongamentos suaves e regulares são essenciais para aliviar a tensão muscular que contribui para a compressão do nervo ciático”, explica o professor Victor.
- Alongamento do Piriforme
Deitado de costas, com os joelhos flexionados e os pés apoiados no chão, traga um joelho em direção ao peito até sentir o alongamento no glúteo do lado oposto. Repita com o outro lado. - Alongamento em banco
Sentado em um banco, cruze uma perna sobre a outra e incline o tronco para frente, tentando tocar os dedos dos pés. Repita com o outro lado. - Flexão dos joelhos no peito
Deitado de costas, traga um joelho em direção ao peito, abraçando-o com as mãos. Mantenha por alguns segundos e repita com o outro joelho.

Fortalecimento para estabilidade e suporte
“O fortalecimento dos músculos da região lombar, abdominal e glútea é crucial para estabilizar a coluna vertebral e reduzir a pressão sobre o nervo ciático”, destaca Recka.
- Ponte
Deitado de costas com os joelhos flexionados e os pés apoiados no chão, eleve o quadril do chão até formar uma linha reta dos ombros aos joelhos. Mantenha por alguns segundos e retorne à posição inicial. - Prancha
Comece na posição de flexão de cotovelos, com antebraços e pés apoiados no chão. Mantenha o corpo em linha reta, contraindo o abdômen e glúteos. Mantenha por alguns segundos e descanse.

- Pallof Press
Em pé, com um elástico preso à altura do peito, segure a outra extremidade do elástico com uma das mãos e faça movimentos de pressionar o elástico para frente, como se abrisse um livro. Repita com o outro lado.
Mesmo com essas dicas, o professor Victor Recka reforça: “Consulte um médico ou fisioterapeuta antes de iniciar qualquer programa de exercícios, especialmente se você tiver dor intensa ou outras condições de saúde”.
Além disso, o profissional recomenda que comece os treinos devagar e aumente sua intensidade gradualmente, pare o exercício se sentir dor e, qualquer dúvida sobre a execução, fale com o professor mais próximo na academia.
Na Academia Céltica você encontra professores para te auxiliar durante todo treinamento e equipamentos novos e modernos. A Céltica fica na Av. Dr. Adilson Rodrigues, 2686 – Jardim das Samambaias, em Jundiaí. Confira a agenda de aulas da academia no site oficial, e saiba mais seguindo o Instagram da Céltica, através do @celticaacad.
[tdj-leia-tambem]