Saiba como aumentar a produção de endorfina, o hormônio da felicidade
Connect with us

Bem-estar

Saiba como aumentar a produção de endorfina, o hormônio da felicidade

A endorfina é um hormônio que melhora a sensação de bem-estar, regula o humor e diminui efeitos do estresse.

Published

on

Atualizado há

Idoso fazendo exercício em academia
Profissionais da Academia Céltica, em Jundiaí, explicam como os exercícios físicos podem te ajudar (Foto: nd3000/Envato Elements)

Você sabe o que é endorfina? A endorfina é um hormônio produzido por nosso corpo em uma glândula chamada hipófise, que fica no nosso cérebro. Quando liberado na circulação sanguínea, esse hormônio age diretamente no estímulo de bem-estar.

De acordo com o professor Gustavo Henrique, da Academia Céltica, em Jundiaí, a endorfina age como um analgésico natural. “A endorfina pode reduzir dores físicas e sensações de estresse. Além disso, melhora a sensação de bem-estar, aumenta a autoestima e ainda regula o humor”, explica.

Sendo assim, baixos níveis de endorfina podem ser a causa de irritabilidade, tristeza, irritações. A “falta” desse hormônio pode aumentar riscos de doenças como depressão, fibromialgia, ansiedade ou enxaqueca.

Mas, não se preocupe. Hoje, com a ajuda da Academia Céltica, trouxemos formas de aumentar a sua produção de endorfina. Confira:

Chocolate. Isso mesmo, chocolate

Profissionais já comprovaram que o comer chocolate estimula a liberação de neurotransmissores relacionados ao bem-estar. Isso porquê o doce tem um tipo de endorfina, chamada anandamida.

Mas, não exagere. “Você só precisa de um quadradinho de chocolate por dia. Além disso, o ideal é chocolate negro com, no mínimo, 70% de cacau. Esse tipo tem menos gordura e açúcar”, alerta o professor Gustavo.

Pega um sol

O contato com a luz solar estimula a liberação de serotonina e melanina. Essas substâncias melhoram o humor, aumentam a energia e ainda melhoram o sono. E sim, os raios de sol também estimulam a produção de endorfina no nosso corpo. “No entanto, atenção sempre ao protetor solar”, relembra Gustavo.

Momentos Zen

Estudos mostram que a prática de Yoga melhora as funções e níveis de energia do cérebro. Assim, fazendo yoga você tem aumento da sensação de calma, relaxamento e bem-estar. Ou seja, praticar yoga e meditação está diretamente relacionada com a liberação da endorfina. Ao mesmo tempo, a yoga inibe os chamados “hormônios do estresse”: adrenalina e cortisol.

Fazer pelo menos 25 minutos de yoga e meditação por dia pode estimular as habilidades cognitivas relacionadas ao comportamento. Além disso, aumenta a capacidade de controlar julgamentos rápidos estereotipados, ações e pensamentos rotineiros.

“Na Academia Céltica temos aulas de Hatha Yoga todas as terças e sextas-feiras, no período da manhã. Ideal para começar e encerrar a semana com muita endorfina e relaxamento”, conta o professor Gustavo.

Exercícios Físicos

Claro que esse tópico não estaria fora da lista. Os exercícios físicos trazem inúmeros benefícios para nossa saúde, isso não é novidade. Mas você sabia que a estimulação de endorfina está entre eles?

E para isso, as opções são diversas. “Desde uma corrida na rua ou na esteira, treinos de musculação e aulas em grupo. O estímulo para liberação de endorfina vem da prática, e não de exercícios específicos. Por isso, faça o que gosta e te dê satisfação. Assim, seus níveis de endorfina serão exemplares!”

Está pensando onde encontrar tudo isso? Na Academia Céltica, em Jundiaí, você encontra aulas de bike, hatha yoga, fitdance, muay thai, funcional. Além disso, lá você encontra equipamentos e um espaço tecnológico e inovador! Haja endorfina!

Bem-estar

Confira como evitar infecções oculares com lentes de contato em clima seco

Para prevenir infecções oculares, recomenda-se o uso de solução higienizadora de dupla ação com 0,6% de peróxido de hidrogênio.

Published

on

O uso inadequado de lentes de contato pode resultar em infecções oculares
Foto: Canva

Mais de 3 milhões de pessoas utilizam lentes de contato no Brasil, e o crescente número de usuários tem levado a um aumento na incidência de ceratite infecciosa. Esta inflamação da córnea, a lente externa do olho, é especialmente preocupante devido ao clima seco predominante. A baixa umidade contribui para a evaporação acelerada das lágrimas, deixando os usuários mais suscetíveis…

Continue Reading

Bem-estar

Projeto Verão: Academia Céltica te ajuda a conquistar o corpo dos sonhos com promoção especial

Para te incentivar, a Céltica preparou uma promoção especial para o Dia do Cliente, em setembro. Saiba mais.

Published

on

Academia Céltica te ajuda a conquistar o corpo dos sonhos para o verão
Foto: Divulgação/Academia Céltica

O verão está logo aí e a Academia Céltica, de Jundiaí, já tem tudo preparado para te ajudar a conquistar o corpo dos seus sonhos a tempo de aproveitar ao máximo a estação mais quente do ano. Com equipamentos de última geração e profissionais qualificados, a Céltica oferece um ambiente completo para você alcançar seus objetivos. Os instrutores estão sempre…

Continue Reading

Bem-estar

Clima seco: saiba como utilizar o umidificador de ar de forma segura

Os principais riscos associados ao uso inadequado do umidificador de ar incluem a proliferação de fungos e ácaros, que podem agravar problemas respiratórios.

Published

on

Umidificador de ar
Foto: Canva

O umidificador de ar é um aparelho muito útil, especialmente em épocas de clima seco ou durante o inverno, quando o ar tende a ficar mais seco em ambientes internos devido ao uso de aquecedores. Contudo, apesar dos benefícios, é importante saber usá-lo corretamente para evitar problemas de saúde e garantir seu bom funcionamento. Os principais riscos associados ao uso…

Continue Reading

Bem-estar

Hospital São Vicente abre inscrições para Workshop do Luto

O evento estimula conversa e promove atividades lúdicas para aceitação e enfrentamento do luto. As vagas são direcionadas para estudantes e profissionais da área da saúde.

Published

on

Hospital São Vicente promove Workshop do Luto
O Workshop do Luto será realizado na Universidade Corporativa do HSV, em Jundiaí (Foto: Hospital São Vicente)

No dia 31 de agosto, das 9h às 17h, a equipe de Psicologia do Hospital São Vicente de Paulo (HSV) realiza mais uma edição do Workshop do Luto. O evento tem como objetivo facilitar o acesso à conteúdos teóricos atualizados e relevantes, além de promover experiências que envolvam os participantes de forma integrada com a temática, favorecendo maior autopercepção e…

Continue Reading

Bem-estar

Até que horas você pode tomar café sem afetar o sono?

Revisão de artigos aponta que a última xícara da bebida deve ser ingerida 8,8 horas antes de dormir para que os efeitos estimulantes da cafeína não interfiram no sono

Published

on

Mãos segurando uma xícara de café quente sobre uma superfície com grãos de café espalhados e saco de juta ao fundo.
Foto: Canva

Por Fernanda Bassette, da Agência Einstein Um dos benefícios indiscutíveis do café é o poder de estimular e aumentar a disposição – não à toa, ele é muito popular logo pela manhã e há quem tome a bebida durante o dia todo. Mas é preciso estar atento ao horário de consumo para não atrapalhar o sono. Uma revisão de estudos…

Continue Reading
Advertisement