Se movimente: o papel dos exercícios físicos na prevenção da Trombose
Conecte-se conosco

Bem-estar

Se movimente: o papel dos exercícios físicos na prevenção da Trombose

Durante a pandemia da Covid-19, a preocupação quanto à trombose aumentou, já que pode ser uma das sequelas da infecção pelo vírus.

Publicado

em

Atualizado há

Mulher se exercitando em academia
Segundo especialistas, ficar muito tempo sem se mexer é uma das causas da formação de trombos nas veias das pernas. (Foto: Jcomp/Freepik)

A Trombose é uma condição que recentemente esteve relacionada com o uso de anticoncepcionais, mas é importante saber das outras causas. Segundo especialistas, ficar muito tempo parado é um dos principais causadores da formação de coágulos, ou trombos, nas veias das pernas.

Estudos mostram que um dos principais vilões é o sofá. Isso mesmo, ficar a maior parte do tempo sentado em frente à televisão pode causar um problemão. Por isso, a arma contra o sedentarismo são exercícios físicos! E para isso, não é preciso muito esforço, apenas força de vontade e disciplina.

“O exercícios físicos simples, como caminhada, por exemplo, incrementam a circulação sanguínea do corpo, o que previne desenvolvimento de trombose venosa profunda. Essa situação ocorre com a coagulação nas veias. Assim, a passagem do sangue é obstruída. Por isso a circulação saudável do sangue é tão importante”, explicou a Academia Céltica, de Jundiaí.

Normalmente, os trombos começam nas pernas, e podem causar infarto ou embolia pulmonar. No entanto, há ainda a possibilidade da trombose acontecer nas veias do cérebro, ocasionando Acidente Vascular Cerebral (AVC).

“Os exercícios mais recomendados para a prevenção da trombose são os inferiores, como os músculos da panturrilha, considerada ‘o segundo coração’. Exercitar os músculos inferiores impulsiona o sangue contra a gravidade, e melhora o retorno venoso”, explica.

Trombose e a Covid

Durante a pandemia da Covid-19, a preocupação quanto à trombose aumentou, já que a condição pode ser uma das sequelas da infecção pelo vírus.

De acordo com especialistas, pacientes que acabaram internados por causa da Covid ficaram mais propensos a desenvolver trombose devido ao longo tempo deitados no leito. Isso destaca a importância da movimentação para a prevenção da doença, e isso vai para todo mundo.

Muitos se preocupam na possibilidade de desenvolver trombose por causa da vacina contra o vírus. Mas estudos provaram que o risco de ter trombose é bem maior em pessoas que acabaram contraindo a Covid-19.

Movimente-se

Com isso, já podemos dizer que a trombose é uma doença séria, e é importante cuidar do nosso corpo, para garantir uma vida longa e saudável. Para isso, é necessário levantar do sofá, e se mover.

Uma das alternativas mais garantidas é se matricular em uma academia. Assim, você tem acesso à equipamentos que vão te ajudar a se exercitar, e professores especializados que vão montar um treino que corresponda com as suas necessidades e disposição.

Na Academia Céltica de Jundiaí, você tem tudo isso e muito mais em pacotes que cabem no bolso. Não fique parado, conheça a Céltica e dê o primeiro passo para uma vida saudável! Acesse as redes sociais ou o site da Céltica; ou visite, na Avenida Dr. Adilson Rodrigues, 2686, Jardim Samambaia, Jundiaí.

Bem-estar

Momento Saúde Unimed – Para que serve uma dieta?

Publicado

em

Thumb de vídeo da Unimed com médica em fundo verde

A nutricionista Patrícia Lavinhati explica para quê serve uma dieta. #Assista e #Compartilhe

Continuar lendo

Bem-estar

Micropigmentação de sobrancelhas marcante e com aspecto natural: É possível?

Conversamos com a especialista em micropigmentação, Rafaela Gonçalves, que explicou a tendência do procedimento para sobrancelhas com aspecto natural.

Publicado

em

Micropigmentação de sobrancelhas
O procedimento pode tanto desenhar a área da sobrancelha, como para aperfeiçoar o desenho já existente (Foto: leszekglasner/Envato Elements)

Você sabia que as sobrancelhas são essenciais para suas expressões faciais? Além disso, sobrancelhas bonitas com certeza dão um up na autoestima de qualquer um. Por isso e muitos outros motivos, existe o procedimento de micropigmentação de sobrancelhas. O procedimento é bem parecido com a maquiagem definitiva. Na área das sobrancelhas, é possível tanto acentuar o desenho já existente, realçando…

Continuar lendo

Bem-estar

Momento Saúde Unimed – Alimentação saudável no inverno

Publicado

em

Por

Thumb de vídeo da Unimed com médica em fundo verde

O inverno chegou e com ele, a mudança nos nossos hábitos alimentares. A nutricionista Patrícia Lavinhati explica como manter uma alimentação saudável nesta estação.

Continuar lendo

Bem-estar

Conheça 5 benefícios da corrida para sua saúde

O professor da Academia Céltica, de Jundiaí, Gustavo Henrique, explica os benefícios desse exercício.

Publicado

em

Quatro pessoas correndo
Diminui o estresse, queima calorias, e mais. A corrida beneficia o corpo de diferentes formas (Foto: Freepik)

Para viver com mais qualidade, os exercícios físicos são um ótimo caminho. Entre as práticas, a corrida vem ganhando mais e mais adeptos. Isso porquê, além de poder ser realizada em qualquer lugar, a corrida ainda traz diversos benefícios para a saúde. E não é só físico não, o bem-estar e a saúde mental também ganha com a prática da…

Continuar lendo

Bem-estar

Momento Saúde Unimed – A importância do pediatra durante o parto

Publicado

em

A Dra. Lilian Cosentino, médica pediatra, fala sobre a importância do neonatologista na sala de parto para recepcionar o bebê.

Continuar lendo