Brasil deve co-patrocinar declaração antiaborto junto ao governo dos EUA
Conecte-se conosco

Saúde

Brasil deve co-patrocinar declaração antiaborto junto ao governo dos EUA

A declaração acontece depois da portaria publicada pelo Ministério da Saúde que dificulta o acesso ao aborto legal

Publicado

em

Atualizado há

Presidente Jair Bolsonaro ao lado do presidente dos EUA, Donald Trump
Foto: Alan Santos/Agência Brasil

Alguns dias antes das eleições norte-americanas, o governo brasileiro irá co-patrocinar uma declaração sobre defesa “da família e da vida” junto ao governo dos EUA. Essa declaração é encarada como uma estratégia de Donald Trump, presidente dos Estados Unidos, junto de sua ala conservadora.

Além disso, o país está recebendo para este processo o apoio de outros países também. Algumas potências apoiadoras do governo americano, como a Hungria e outros países com maioria muçulmana, como a Indonésia e o Egito, também participam do evento.

Nos últimos meses, já vinham sendo registradas parcerias entre cristãos e islâmicos ultraconservadores. Em grande parte, as alianças foram feitas para assuntos relacionados à situação das mulheres na Organização das Nações Unidas (ONU).

A declaração co-patrocinada pelo Brasil foi chamado de Consenso de Genebra e deve trabalhar em quatro pilares de ação conjunta entre os países participantes. Assim, o Consenso de Genebra promete: melhor saúde para a mulher, fortalecer a família como unidade fundacional da sociedade, proteger a soberania de todos os países na política global e preservar a vida humana.

Proposta antiaborto

Em um dos pilares do texto, referente à preservação da vida humana, a declaração aborda um trecho que diz que “em nenhum caso o aborto deve ser promovido como método de planejamento familiar “. Também que “quaisquer medidas ou mudanças relacionadas ao aborto dentro do sistema de saúde só podem ser determinadas em nível nacional ou local de acordo com o processo legislativo nacional”.

Além disso, o texto diz que os governos irão se comprometer a “esforços coordenados em fóruns multilaterais” para proteger o direito á vida. Portanto, os países dizem que irão agir em órgãos como a ONU e a OMS para estabelecer as determinações como princípio.

Porém, na passagem sobre soberania, diz que os governos não aceitarão aberturas das entidades internacionais que possam ter brechas para a questão do aborto.

“Nós sempre nos posicionamos para que não haja, em textos de organismos internacionais, algum tipo de direito universal como método anticonceptivo, anti-concepção ou método de controle de natalidade”, explicou o chanceler Ernesto Araújo. “No dia em que isso tiver que ser mudado ou se quiser se mudar, tem que ser objeto de apreciação pelo Legislativo Brasileiro e não vir de contrabando em textos internacionais de organismos internacionais. Essa é a nossa posição.”

Ainda de acordo com a declaração, “a criança precisa de salvaguardas e cuidados especiais, antes e depois do nascimento” e que “medidas especiais de proteção e assistência devem ser tomadas”.

Além disso, há um estabelecimento que assegura e melhora o acesso de mulheres à saúde e desenvolvimento. Porém, no mesmo parágrafo diz: “sem incluir o aborto”.

Bem-estar

Couve-flor: uma aliada na prevenção do câncer e promotora da saúde

Rica em nutrientes e compostos bioativos, essa crucífera mostra-se uma adição valiosa à dieta, com uma variedade de vantagens para a saúde

Publicado

em

Por

Foto: Canva

A couve-flor, parte da família Brassicaceae, tem se destacado não apenas pelo seu sabor versátil na culinária, mas também pelos seus potenciais benefícios à saúde, incluindo a prevenção do câncer. Esta crucífera, rica em nutrientes e compostos bioativos, mostra-se uma adição valiosa à dieta, oferecendo uma variedade de vantagens para a saúde. Prevenção do câncer Sulforafano e seus efeitos protetores:…

Continuar lendo

Bem-estar

Aumente o índice de perda de peso com aeróbico na esteira

Confira algumas dicas para aproveitar ao máximo sua rotina na esteira, com o professor Pedro, da Academia Céltica de Jundiaí.

Publicado

em

Por

Mulher na esteira
Foto: Canva Pro

A esteira é uma ferramenta poderosa para quem busca perder peso de forma eficaz e saudável. Com a combinação certa de intervalos, inclinação e duração, é possível transformar seus treinos em sessões altamente eficientes para queimar calorias e alcançar seus objetivos de perda de peso. "Durante a atividade na esteira, o corpo entra em um estado de queima de calorias…

Continuar lendo

Saúde Pública

Jundiaí inicia Campanha de Multivacinação em escolas

Publicado

em

Por

criança pequena no colo da mãe recebendo vacina no braço
Em 2023, mais de 1,3 mil doses foram aplicadas em escolas (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Equipes da Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS) percorrerão a partir de segunda-feira (18) escolas da cidade para atualização de carteiras de vacinação de crianças e adolescentes menores de 15 anos. A ação, inicialmente em sete unidades, integra a Campanha de Multivacinação da Secretaria de Estado da Saúde, sendo desenvolvida pelo Comitê Municipal de Coordenação das Atividades de…

Continuar lendo

Saúde Pública

Dengue: análise aponta que 90% dos focos encontrados em Jundiaí são Aedes aegypti

Nesta sexta-feira (15), o Boletim aponta que a cidade registra 1.883 casos de dengue.

Publicado

em

Por

As larvas coletadas são levadas para o laboratório para análise (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Nas 11 primeiras semanas deste ano, agentes coletaram 463 amostras de larvas durante as ações de prevenção e combate à dengue em Jundiaí. De acordo com análise da gestão municipal, desse total, 419 – 90% – eram do mosquito Aedes aegypti. O vaso de prato continua sendo o principal foco do mosquito.Jundiaí realiza o levantamento para a identificação de mosquitos…

Continuar lendo

Saúde Pública

Em cinco dias, casos de dengue sobem cerca de 25% em Jundiaí

Segundo a Vigilância Epidemiológica, 70 pessoas são infectadas diariamente com a doença na cidade. Agentes de saúde reforçam o trabalho nas ruas de Jundiaí.

Publicado

em

Por

mosquito da dengue
Hoje, Jundiaí tem mais de 1.700 moradores infectados (Foto: nuzeee/Pixabay)

Nos últimos cinco dias, os casos de dengue cresceram cerca de 25% na cidade de Jundiaí. De acordo com a Vigilância Epidemiológica (VE), a cidade tem 1.751 moradores infectados, com uma média de 70 novos diagnósticos por dia. Por isso, os agentes de saúde de Jundiaí têm reforçado as medidas de combate contra o mosquito Aedes aegypti, agente transmissor da doença.…

Continuar lendo