Campanha Nacional contra a Poliomielite e Multivacinação tem início nas UBSs
Connect with us

Saúde

Campanha Nacional contra a Poliomielite e Multivacinação tem início nas UBSs

Estão disponíveis vacinas contra meningite, hepatite, difteria, pneumonia, rotavírus, febre amarela, sarampo, caxumba, rubéola, varicela, HPV, entre outras

Published

on

Atualizado há

Mesmo com o tempo chuvoso, Daniela levou os dois filhos na UBS Agapeama
Mesmo com o tempo chuvoso, Daniela levou os dois filhos na UBS Agapeama. (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Foi iniciada na última segunda-feira (08) em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Jundiaí a Campanha Nacional contra a Poliomielite e Multivacinação para crianças e adolescentes menores de 15 anos. O Ministério da Saúde, a partir da ação, visa reduzir o risco de reintrodução do poliovírus selvagem no País, além de recuperar a cobertura vacinal para todas as vacinas recomendas pelo Plano Nacional de Imunização.

Apesar da chuva, a pequena Helena, de 8 meses, e o irmão Josue, de cinco anos, foram levados à UBS Agapeama para atualizar a carteirinha de vacinação. “É importante que recebem as doses que precisam. Ao verificar, percebi que errei uma data, inclusive da vacina contra paralisia, mas já estamos resolvendo”, comentou a mãe das crianças, Daniela Pereira Batista.

Janine de Souza, mãe de Samuel, de quatro anos, e Alice Emanuelly, 8 meses, também participou da campanha na manhã desta segunda-feira. “Aproveitei para colocar em dia a vacinação dos dois, inclusive as que estavam atrasadas”, destacou durante o atendimento na UBS Hortolândia.

Na Vila Hortolândia, Samuel recebeu a gotinha contra pólio
Na Vila Hortolândia, Samuel recebeu a gotinha contra pólio. (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

A campanha prossegue até o dia 9 de setembro. No dia 20 de agosto será realizado o dia D de mobilização nacional. O atendimento nas UBSs ocorre durante o horário das salas de vacina. Confira os endereços. Em três equipamentos também é ofertado atendimento no período noturno:  UBS Hortolândia, das 17h às 18h, e UBSs Agapeama e Tamoio, das 17h30 às 20h30.

A vacina contra Poliomielite está sendo aplicada em crianças menores de 5 anos de idade. As menores de 1 ano receberão a dose que estiver em atraso ou a vacina prevista na rotina. As crianças de 1 a 4 anos, 11 meses e 29 dias devem receber uma dose extra da vacina pólio oral (gotinha), desde que já tenham recebido 3 doses da vacina inativada contra pólio (VIP). A meta é vacinar pelo menos 95% dessa população. Na cidade, são 20.184 pessoas nessa faixa estaria.

Para a multivacinação, o público-alvo são crianças e adolescentes de 2 meses a 14 anos, 11 meses e 29 dias. Estão disponíveis vacinas contra meningite, hepatite, difteria, pneumonia, rotavírus, febre amarela, sarampo, caxumba, rubéola, varicela, HPV, entre outras. A estratégia é atualizar a caderneta de vacinação, de acordo com o Calendário Nacional de Vacinação.

“Desde 1994, o Brasil tem certificado de erradicação do poliovírus selvagem, mas a baixa cobertura nos últimos anos é preocupante. Também registamos baixa adesão para outras vacinas. Precisamos manter o País livre de doenças que podem ser prevenidas com vacinas. Os pais e/ou responsáveis precisam se atentar aos riscos e levar as crianças e os adolescentes para as doses necessárias”, alerta a coordenadora da Vigilância Epidemiológica, enfermeira Maria do Carmo Possidente.

Covid19 e Influenza

Jundiaí também prossegue com a aplicação das vacinas contra Covid-19 e Influenza para crianças, adolescentes e adultos nas UBSs. Balanço da Vigilância Epidemiológica aponta que cerca de 108 mil pessoas estão com aplicação da vacina contra Covid-19 em atraso. Em torno de 16 mil pessoas estão com a primeira dose atrasada e cerca de 92 mil com a D3.

Bem-estar

Janeiro Branco: psicólogos de Jundiaí dismistificam e facilitam acesso à psicoterapia

A Clínica Superatte é referência em diagnósticos de TDAH e outros transtornos e oferece serviços com valores acessíveis. Conheça.

Published

on

Psicólogos da Clínica Superatte em Jundiaí

O mês de janeiro é dedicado ao autocuidado e ao bem-estar mental, graças ao movimento Janeiro Branco. Todos os anos, entidades e profissionais da saúde promovem ações para conscientizar a sociedade sobre a importância de cuidar da mente e buscar ajuda profissional quando necessário. Desmistificando mitos sobre a psicoterapia O Dr. Moisés, da Clínica Superatte, localizada em Jundiaí, destaca a…

Continue Reading

Bem-estar

Altas temperaturas ligam alerta para cuidados redobrados com a saúde

Published

on

Previsão do tempo mostra dias quentes em Jundiaí
Foto: Canva

Jundiaí registrou, nesta quarta-feira (22), uma temperatura máxima de 30ºC, e a previsão aponta para dias ainda mais quentes, segundo o monitoramento da Defesa Civil do Estado. O calor intenso traz diversos desafios ao organismo, como desidratação, queda de pressão e problemas de pele, que podem comprometer o bem-estar. Nesse contexto, especialistas reforçam que a prevenção é o melhor caminho…

Continue Reading

Bem-estar

Guia para iniciantes na academia: conheça os aparelhos e dicas para começar com tudo em 2025

Preparamos um guia prático – junto do professor Victor Recka, da Academia Céltica – com os principais aparelhos da academia e suas funções.

Published

on

Pesos de academia
Foto: Canva

Com a chegada de 2025, muitas pessoas decidiram levar a sério suas resoluções de ano novo, e entre as metas mais populares está a prática de atividades físicas. De acordo com um estudo recente, começar a se exercitar é a segunda maior meta dos brasileiros para este ano. Se você também está nessa jornada, saiba que não está sozinho e…

Continue Reading
Advertisement
Pular para o conteúdo