Campanha Nacional contra a Poliomielite e Multivacinação tem início nas UBSs
Conecte-se conosco

Saúde

Campanha Nacional contra a Poliomielite e Multivacinação tem início nas UBSs

Estão disponíveis vacinas contra meningite, hepatite, difteria, pneumonia, rotavírus, febre amarela, sarampo, caxumba, rubéola, varicela, HPV, entre outras

Publicado

em

Atualizado há

Mesmo com o tempo chuvoso, Daniela levou os dois filhos na UBS Agapeama
Mesmo com o tempo chuvoso, Daniela levou os dois filhos na UBS Agapeama. (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Foi iniciada na última segunda-feira (08) em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Jundiaí a Campanha Nacional contra a Poliomielite e Multivacinação para crianças e adolescentes menores de 15 anos. O Ministério da Saúde, a partir da ação, visa reduzir o risco de reintrodução do poliovírus selvagem no País, além de recuperar a cobertura vacinal para todas as vacinas recomendas pelo Plano Nacional de Imunização.

Apesar da chuva, a pequena Helena, de 8 meses, e o irmão Josue, de cinco anos, foram levados à UBS Agapeama para atualizar a carteirinha de vacinação. “É importante que recebem as doses que precisam. Ao verificar, percebi que errei uma data, inclusive da vacina contra paralisia, mas já estamos resolvendo”, comentou a mãe das crianças, Daniela Pereira Batista.

Janine de Souza, mãe de Samuel, de quatro anos, e Alice Emanuelly, 8 meses, também participou da campanha na manhã desta segunda-feira. “Aproveitei para colocar em dia a vacinação dos dois, inclusive as que estavam atrasadas”, destacou durante o atendimento na UBS Hortolândia.

Na Vila Hortolândia, Samuel recebeu a gotinha contra pólio
Na Vila Hortolândia, Samuel recebeu a gotinha contra pólio. (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

A campanha prossegue até o dia 9 de setembro. No dia 20 de agosto será realizado o dia D de mobilização nacional. O atendimento nas UBSs ocorre durante o horário das salas de vacina. Confira os endereços. Em três equipamentos também é ofertado atendimento no período noturno:  UBS Hortolândia, das 17h às 18h, e UBSs Agapeama e Tamoio, das 17h30 às 20h30.

A vacina contra Poliomielite está sendo aplicada em crianças menores de 5 anos de idade. As menores de 1 ano receberão a dose que estiver em atraso ou a vacina prevista na rotina. As crianças de 1 a 4 anos, 11 meses e 29 dias devem receber uma dose extra da vacina pólio oral (gotinha), desde que já tenham recebido 3 doses da vacina inativada contra pólio (VIP). A meta é vacinar pelo menos 95% dessa população. Na cidade, são 20.184 pessoas nessa faixa estaria.

Para a multivacinação, o público-alvo são crianças e adolescentes de 2 meses a 14 anos, 11 meses e 29 dias. Estão disponíveis vacinas contra meningite, hepatite, difteria, pneumonia, rotavírus, febre amarela, sarampo, caxumba, rubéola, varicela, HPV, entre outras. A estratégia é atualizar a caderneta de vacinação, de acordo com o Calendário Nacional de Vacinação.

“Desde 1994, o Brasil tem certificado de erradicação do poliovírus selvagem, mas a baixa cobertura nos últimos anos é preocupante. Também registamos baixa adesão para outras vacinas. Precisamos manter o País livre de doenças que podem ser prevenidas com vacinas. Os pais e/ou responsáveis precisam se atentar aos riscos e levar as crianças e os adolescentes para as doses necessárias”, alerta a coordenadora da Vigilância Epidemiológica, enfermeira Maria do Carmo Possidente.

Covid19 e Influenza

Jundiaí também prossegue com a aplicação das vacinas contra Covid-19 e Influenza para crianças, adolescentes e adultos nas UBSs. Balanço da Vigilância Epidemiológica aponta que cerca de 108 mil pessoas estão com aplicação da vacina contra Covid-19 em atraso. Em torno de 16 mil pessoas estão com a primeira dose atrasada e cerca de 92 mil com a D3.

Saúde

Maioria dos casos de morte súbita de bebês acontece em camas compartilhadas, diz estudo 

Pesquisadores examinaram 7.595 mortes súbitas de crianças com menos de 1 ano entre 2011 e 2020 nos Estados Unidos

Publicado

em

Por

Cama compartilhada entre mães e bebês ainda é um hábito amplamente utilizado por muitas famílias. Foto: Canva

Por Fernanda Bassette, da Agência Einstein A prática da cama compartilhada entre mães e bebês ainda é um hábito amplamente utilizado por muitas famílias, mas é condenada pela maioria das entidades médicas – incluindo a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) – por causa do risco de morte súbita nos recém-nascidos. Agora, um novo estudo publicado na Pediatrics vem corroborar essa…

Continuar lendo

Saúde Pública

Jundiaí confirma terceira morte por dengue

Publicado

em

Por

Mosquito da dengue
Foto: Canva

A Prefeitura de Jundiaí informa que foi confirmada, nesta segunda-feira (22), a terceira morte por dengue no Município em 2024.Trata-se de uma mulher de 44 anos, sem comorbidades, residente no Jardim Novo Mundo. O óbito foi registrado no dia 20 de março.Neste momento, a cidade aguarda resultado de seis mortes suspeitas, sendo:— Mulher de 49 anos, sem informações de comorbidades.…

Continuar lendo

Saúde Pública

Anvisa mantém proibição ao cigarro eletrônico no país

Publicado

em

Por

cigarro eletrônico
Decisão unânime: Anvisa reforça a proibição do comércio de cigarros eletrônicos em território nacional, visando a saúde pública. (Foto: Canva Pro)

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) reafirmou, nesta sexta-feira (19), a proibição dos cigarros eletrônicos no Brasil, uma política que está em vigor desde 2009. A decisão, tomada por unanimidade pelos cinco diretores da agência, continua a vedar a comercialização, fabricação, importação, transporte, armazenamento e a propaganda destes produtos. Detalhamento dos produtos proibidos Conhecidos por vários nomes como vape,…

Continuar lendo

Saúde Pública

Dengue: pacientes precisam evitar a circulação para conter a transmissão

Além de fundamental para o restabelecimento da saúde, evita-se com que outras pessoas acabem infectadas com o vírus

Publicado

em

Por

A Prefeitura de Jundiaí orienta sobre a necessidade de pacientes diagnosticados com dengue evitarem a circulação, respeitando o período atestado pelo médico. Além de fundamental para o restabelecimento da saúde, evita-se com que outras pessoas acabem infectadas com o vírus. O Munícipio acumula 6.695 casos da doença, conforme Boletim de Arboviroses de quarta-feira (17). A dengue é uma doença infecciosa aguda, transmitida…

Continuar lendo

Saúde Pública

Saúde de Jundiaí inicia campanha de busca ativa de novos casos de tuberculose

A ação visa o diagnóstico de novos casos para a oferta de tratamento adequado. Confira os principais sintomas suspeitos e saiba mais.

Publicado

em

Por

Neste ano, até o momento, a cidade registra 36 casos da doença, sem óbitos (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

A Vigilância Epidemiológica de Jundiaí iniciou a Campanha de Intensificação de Busca Ativa de casos de tuberculose. A primeira fase vai até o dia 30 deste mês. A ação, desencadeada pela Secretaria de Estado da Saúde, visa o diagnóstico de novos casos para a oferta de tratamento adequado. Em Jundiaí, todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs), Novas UBSs e…

Continuar lendo
Publicidade