Campanha Nacional contra Poliomielite e Multivacinação começa segunda-feira (08)
Conecte-se conosco

Saúde

Campanha Nacional contra Poliomielite e Multivacinação começa segunda-feira (08)

A ação tem como objetivo reduzir o risco de reintrodução do poliovírus selvagem no País, além de aumentar a cobertura vacinal para todas as vacinas

Publicado

em

Atualizado há

criança recebendo vacina da poliomielite
A meta é vacinar pelo menos 95% das crianças menores de 5 anos contra Pólio. (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

A partir de segunda-feira (8), a Prefeitura de Jundiaí realiza a Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e Multivacinação para crianças e adolescentes menores de 15 anos.

A aplicação das doses ocorrerá em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs), no horário de atendimento das salas de vacinação. No dia 20 de agosto será realizado o dia D de mobilização nacional. A campanha prossegue até 9 de setembro.

A ação, desencadeada pelo Ministério da Saúde, visa reduzir o risco de reintrodução do poliovírus selvagem no País, além de aumentar a cobertura vacinal para todas as vacinas recomendas pelo Plano Nacional de Imunização e atualizar as carteiras de vacinação de crianças e adolescentes.

O público-alvo contra a Poliomielite são as crianças menores de 5 anos de idade. As crianças menores de 1 ano receberão a dose que estiver em atraso ou a vacina prevista na rotina. Já as crianças de 1 a 4 anos, 11 meses e 29 dias devem receber uma dose extra da vacina pólio oral (gotinha), desde que já tenham recebido 3 doses da vacina inativada contra pólio (VIP). A meta é vacinar pelo menos 95% dessa população. Em Jundiaí, são 20.184 pessoas nessa faixa estaria.

Para a multivacinação, o público-alvo são crianças e adolescentes de 2 meses a 14 anos, 11 meses e 29 dias. A estratégia é atualizar a caderneta de vacinação dos menores de 15 anos de idade, conforme situação vacinal encontrada e de acordo com o Calendário Nacional de Vacinação.

“Precisamos manter o País livre da Poliomielite e de outras doenças que podem ser prevenidas com vacina. No Estado, o último caso de Pólio foi registrado em 1988. Contudo, a doença na sua forma paralítica ainda tem ocorrido pela transmissão do poliovírus selvagem no Afeganistão e no Paquistão. Infelizmente, o Brasil tem apresentado baixa adesão às vacinas nos últimos anos. É importante que os pais fiquem atentos, que a população faça adesão à campanha”, alerta a coordenadora da Vigilância Epidemiológica (VE), Maria do Carmo Possidente.

Bem-estar

Couve-flor: uma aliada na prevenção do câncer e promotora da saúde

Rica em nutrientes e compostos bioativos, essa crucífera mostra-se uma adição valiosa à dieta, com uma variedade de vantagens para a saúde

Publicado

em

Por

Foto: Canva

A couve-flor, parte da família Brassicaceae, tem se destacado não apenas pelo seu sabor versátil na culinária, mas também pelos seus potenciais benefícios à saúde, incluindo a prevenção do câncer. Esta crucífera, rica em nutrientes e compostos bioativos, mostra-se uma adição valiosa à dieta, oferecendo uma variedade de vantagens para a saúde. Prevenção do câncer Sulforafano e seus efeitos protetores:…

Continuar lendo

Bem-estar

Aumente o índice de perda de peso com aeróbico na esteira

Confira algumas dicas para aproveitar ao máximo sua rotina na esteira, com o professor Pedro, da Academia Céltica de Jundiaí.

Publicado

em

Por

Mulher na esteira
Foto: Canva Pro

A esteira é uma ferramenta poderosa para quem busca perder peso de forma eficaz e saudável. Com a combinação certa de intervalos, inclinação e duração, é possível transformar seus treinos em sessões altamente eficientes para queimar calorias e alcançar seus objetivos de perda de peso. "Durante a atividade na esteira, o corpo entra em um estado de queima de calorias…

Continuar lendo

Saúde Pública

Jundiaí inicia Campanha de Multivacinação em escolas

Publicado

em

Por

criança pequena no colo da mãe recebendo vacina no braço
Em 2023, mais de 1,3 mil doses foram aplicadas em escolas (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Equipes da Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS) percorrerão a partir de segunda-feira (18) escolas da cidade para atualização de carteiras de vacinação de crianças e adolescentes menores de 15 anos. A ação, inicialmente em sete unidades, integra a Campanha de Multivacinação da Secretaria de Estado da Saúde, sendo desenvolvida pelo Comitê Municipal de Coordenação das Atividades de…

Continuar lendo

Saúde Pública

Dengue: análise aponta que 90% dos focos encontrados em Jundiaí são Aedes aegypti

Nesta sexta-feira (15), o Boletim aponta que a cidade registra 1.883 casos de dengue.

Publicado

em

Por

As larvas coletadas são levadas para o laboratório para análise (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Nas 11 primeiras semanas deste ano, agentes coletaram 463 amostras de larvas durante as ações de prevenção e combate à dengue em Jundiaí. De acordo com análise da gestão municipal, desse total, 419 – 90% – eram do mosquito Aedes aegypti. O vaso de prato continua sendo o principal foco do mosquito.Jundiaí realiza o levantamento para a identificação de mosquitos…

Continuar lendo

Saúde Pública

Em cinco dias, casos de dengue sobem cerca de 25% em Jundiaí

Segundo a Vigilância Epidemiológica, 70 pessoas são infectadas diariamente com a doença na cidade. Agentes de saúde reforçam o trabalho nas ruas de Jundiaí.

Publicado

em

Por

mosquito da dengue
Hoje, Jundiaí tem mais de 1.700 moradores infectados (Foto: nuzeee/Pixabay)

Nos últimos cinco dias, os casos de dengue cresceram cerca de 25% na cidade de Jundiaí. De acordo com a Vigilância Epidemiológica (VE), a cidade tem 1.751 moradores infectados, com uma média de 70 novos diagnósticos por dia. Por isso, os agentes de saúde de Jundiaí têm reforçado as medidas de combate contra o mosquito Aedes aegypti, agente transmissor da doença.…

Continuar lendo
Publicidade