Connect with us

Saúde

Com a chegada da época de chuvas, cuidados com a dengue devem ser redobrados

Uma simples tampinha de garrafa pet pode virar um criadouro de mosquitos Aedes aegypti

Published

on

Atualizado há

foto focada em mão segurando tampa com água e criadouros de mosquito da dengue
Com a chegada da época de chuvas, cuidados com a dengue devem ser redobrados

Aquela simples tampinha de garrafa pet, esquecida no quintal de casa por alguns dias recebendo sol e chuva, pode se transformar em um criadouro de mosquitos Aedes aegypti – transmissores da Dengue, Zika, Chicungunya e Febre Amarela -.

Segundo dados da Unidade de Vigilância de Zoonoses (UVZ), as residências habitadas são responsáveis por 80% dos criadouros dos mosquitos, adaptados para a colocação dos ovos em qualquer recipiente que possa acumular água, até mesmo nos secos.

A condição é um alerta para que a população não descuide dos quintais e áreas especialmente com a chegada das chuvas e altas temperaturas.

“Não são apenas nos grandes recipientes que os mosquitos colocam os ovos. As tampas, lonas, pedaços plásticos – inclusive embalagens de salgadinhos, sorvete ou outra guloseima -, além das garrafas, pneus e os pratos de plantas, que acumulam água, devem ser eliminados da residência, pois servem de criadouro. Com as chuvas e a temperatura em elevação, o ciclo é reduzido e de 7 a 11 dias novos mosquitos estarão voando e podendo transmitir as doenças na população”, alerta a biomédica da Zoonozes, Ana Lúcia de Castro Silva.

Para evitar os riscos, Zoonozes orienta a verificação sistemática dos espaços externos e internos da residência, para o descarte de qualquer material inservível que possa acumular água, limpeza com água, bucha e sabão dos bebedouros dos animais, além da verificação dos ralos, calhas e caixas d´água para evitar que estejam abertas ou entupidas. No caso dos ralos, o uso de telas também colabora para evitar o acesso dos escorpiões para o interior do imóvel.

“As arboviroses são doenças que podem se manifestar com mais gravidade e levar à morte crianças, idosos e paciente imunodeprimidos. As arboviroses têm em comum a dor pelo corpo, nas articulações, febre e manchas vermelhas.  No caso de identificação dos sintomas é necessário buscar o equipamento de saúde mais próximo para que seja feita a avaliação. No entanto, a prevenção sempre é o melhor remédio”, complementa a biomédica.

Saúde

Frio intenso em Jundiaí: Hospital São Vicente alerta para cuidados com idosos no inverno

Com a chegada de uma frente fria, especialistas do Hospital São Vicente reforçam os cuidados necessários com a saúde durante o inverno.

Published

on

A previsão para os próximos dias em Jundiaí indica uma queda acentuada nas temperaturas, com mínimas que podem chegar a 8°C. Esse cenário de frio intenso coincide com o aumento dos casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) em todo o Estado de São Paulo, exigindo atenção especial com os grupos mais vulneráveis — especialmente os idosos. De acordo com…

Continue Reading

Bem-estar

Treinar na academia Céltica com preço smart? Agora é possível

Com planos promocionais a partir de R$149, a academia se destaca pelos treinos personalizados, acompanhamento profissional e estrutura exclusiva em Jundiaí.

Published

on

A proposta da Céltica vai além da prática comum nas academias tradicionais. O foco está na experiência individual, respeitando o ritmo e os objetivos de cada aluno. Os treinos são construídos com base no acompanhamento direto dos professores, e o ambiente, cuidadosamente planejado, estimula tanto o desempenho físico quanto o bem-estar dos alunos. Diferenciais da Céltica Entre os principais diferenciais…

Continue Reading
Pular para o conteúdo