Confirmado primeiro caso de varíola dos macacos em Várzea Paulista
Conecte-se conosco

Saúde

Confirmado primeiro caso de varíola dos macacos em Várzea Paulista

A principal de forma de transmissão, até então, é o contato próximo com as lesões que a condição causa na pele.

Publicado

em

Atualizado há

varíola-dos-macacos-compressed
A febre é um dos principais sintomas da monkeypox. Foto: halfpoint/ Canva.

A Secretaria do Estado da Saúde confirmou o primeiro caso de varíola dos macacos, ou monkeypox, em Várzea Paulista. O caso foi confirmado ontem, quarta-feira (27), e não há informações sobre o estado da saúde do paciente. Já, o município de Jundiaí, confirmou dois casos positivos para varíola dos macacos.

É importante ressaltar que, apesar do nome citar os macacos, o surto desta doença não tem participação destes animais na transmissão para os seres humanos. A principal de forma de transmissão, até então, é o contato próximo com as lesões que a condição causa na pele.

Além disso, fluídos corporais, gotículas respiratórias e materiais contaminados, como roupas de cama, também são responsáveis por transmitir a doença. Entretanto, a prevalência da transmissão ocorre através de contato íntimo e sexual.

Estado de São Paulo

De acordo com a Secretaria do Estado de Saúde, até o momento, o estado tem 741 casos positivos da monkeypox, ou varíola dos macacos. Os pacientes se encontram com boa evolução do quadro e são acompanhados pelas vigilâncias epidemiológicas.

Prevenção

  • Higienização das mãos com água e sabão e uso de álcool gel;
  • Uso de máscaras, protegendo contra gotículas e saliva, entre casos confirmados e contactantes.
  • Não compartilhar roupas de cama, toalhas, talheres, copos e objetos pessoais;
  • Evitar beijar, abraçar ou fazer sexo com alguém com a doença;
  • Evitar contato íntimo ou sexual com pessoas que tenham lesões na pele;

Principais sintomas

  • Dor de cabeça;
  • Calafrios;
  • Dores musculares;
  • Cansaço;
  • Febre;
  • Caroço no pescoço, axila e virilhas;
  • Aparecimento de lesões parecidas com espinhas ou bolhas que podem surgir no rosto, dentro da boca ou em outras partes do corpo, como mãos, pés, peito, genitais ou ânus;

Saúde

Maioria dos casos de morte súbita de bebês acontece em camas compartilhadas, diz estudo 

Pesquisadores examinaram 7.595 mortes súbitas de crianças com menos de 1 ano entre 2011 e 2020 nos Estados Unidos

Publicado

em

Por

Cama compartilhada entre mães e bebês ainda é um hábito amplamente utilizado por muitas famílias. Foto: Canva

Por Fernanda Bassette, da Agência Einstein A prática da cama compartilhada entre mães e bebês ainda é um hábito amplamente utilizado por muitas famílias, mas é condenada pela maioria das entidades médicas – incluindo a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) – por causa do risco de morte súbita nos recém-nascidos. Agora, um novo estudo publicado na Pediatrics vem corroborar essa…

Continuar lendo

Saúde Pública

Jundiaí confirma terceira morte por dengue

Publicado

em

Por

Mosquito da dengue
Foto: Canva

A Prefeitura de Jundiaí informa que foi confirmada, nesta segunda-feira (22), a terceira morte por dengue no Município em 2024.Trata-se de uma mulher de 44 anos, sem comorbidades, residente no Jardim Novo Mundo. O óbito foi registrado no dia 20 de março.Neste momento, a cidade aguarda resultado de seis mortes suspeitas, sendo:— Mulher de 49 anos, sem informações de comorbidades.…

Continuar lendo

Saúde Pública

Anvisa mantém proibição ao cigarro eletrônico no país

Publicado

em

Por

cigarro eletrônico
Decisão unânime: Anvisa reforça a proibição do comércio de cigarros eletrônicos em território nacional, visando a saúde pública. (Foto: Canva Pro)

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) reafirmou, nesta sexta-feira (19), a proibição dos cigarros eletrônicos no Brasil, uma política que está em vigor desde 2009. A decisão, tomada por unanimidade pelos cinco diretores da agência, continua a vedar a comercialização, fabricação, importação, transporte, armazenamento e a propaganda destes produtos. Detalhamento dos produtos proibidos Conhecidos por vários nomes como vape,…

Continuar lendo

Saúde Pública

Dengue: pacientes precisam evitar a circulação para conter a transmissão

Além de fundamental para o restabelecimento da saúde, evita-se com que outras pessoas acabem infectadas com o vírus

Publicado

em

Por

A Prefeitura de Jundiaí orienta sobre a necessidade de pacientes diagnosticados com dengue evitarem a circulação, respeitando o período atestado pelo médico. Além de fundamental para o restabelecimento da saúde, evita-se com que outras pessoas acabem infectadas com o vírus. O Munícipio acumula 6.695 casos da doença, conforme Boletim de Arboviroses de quarta-feira (17). A dengue é uma doença infecciosa aguda, transmitida…

Continuar lendo

Saúde Pública

Saúde de Jundiaí inicia campanha de busca ativa de novos casos de tuberculose

A ação visa o diagnóstico de novos casos para a oferta de tratamento adequado. Confira os principais sintomas suspeitos e saiba mais.

Publicado

em

Por

Neste ano, até o momento, a cidade registra 36 casos da doença, sem óbitos (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

A Vigilância Epidemiológica de Jundiaí iniciou a Campanha de Intensificação de Busca Ativa de casos de tuberculose. A primeira fase vai até o dia 30 deste mês. A ação, desencadeada pela Secretaria de Estado da Saúde, visa o diagnóstico de novos casos para a oferta de tratamento adequado. Em Jundiaí, todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs), Novas UBSs e…

Continuar lendo
Publicidade