Anvisa decide hoje se libera as vacinas de Oxford e Coronavac
Conecte-se conosco

Coronavírus

Anvisa decide hoje se libera as vacinas de Oxford e Coronavac

A reunião para a divulgação da análise acontece às 10h e terá transmissão online.

Publicado

em

Atualizado há

Laboratórios disputam produção de vacina para o novo coronavírus. Foto: Divulgação / iStock)
Foto: Divulgação / iStock

Neste domingo (17), a Agência Nacional de Vigilância Sanitária deve analisar os pedidos do uso emergencial das vacinas da Oxford/AstraZeneca e Coronavac, contra a Covid-19.

Dessa forma, para tomar essa decisão, cinco integrantes da diretoria colegiada da Anvisa serão responsáveis. O presidente Jair Bolsonaro foi quem nomeou todos os participantes.

De acordo com a agência, essa é a primeira vez que uma reunião do colegiado acontece em um domingo. Assim, o encontro está marcado para acontecer às 10h, com a duração estimada de 5 horas e com transmissão ao vivo pelos canais online da Anvisa.

Conheça os avaliadores:

Diretor-presidente – Antonio Barra Torres: atua na Anvisa desde novembro de 2020, com mandato até dezembro de 2024. É contra-almirante da Marinha e formado em medicina pela Fundação Técnico-Educacional Souza Marques.

Segunda diretoria – Meiruze Sousa Freitas: faz parte da diretoria desde abril do ano passado. É servidora da Anvisa e já atuou como adjunta de diretor, gerente geral de Toxicologia e gerente da área de medicamentos.

Terceira diretoria – Cristiane Rose Jourdan Gomes: no cargo desde novembro de 2020, a médica também é formada pela Fundação Técnico-Educacional Souza Marques. Além disso, já trabalhou com gestão no Ministério da Saúde e na Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS).

Quarta diretoria – Romison Rodrigues Mota: na Anvisa é diretor substituto, com o mandato desde abril de 2020. Graduado em ciências econômicas pela Universidade Estadual de Goiás, é servidor no órgão há 15 anos.

Quinta diretoria – Alex Machado Campos: assumiu o cargo na Anvisa em novembro do ano passado. É graduado em direito pela Universidade Católica de Pernambuco e servidor de carreira da Câmara dos Deputados.

Critérios de Avaliação

A diretoria colegiada tem a responsabilidade da decisão sobre o uso emergencial das vacinas. De acordo com a Anvisa, a análise acontecerá através dos pareceres elaborados por três áreas técnicas. Essas somam, ao todo, 50 pessoas:

Os dados serão divididos entre equipes que atuam em:

  • Registro de medicamentos;
  • Certificação de boas práticas de fabricação;
  • Farmacovigilância de medicamentos (monitoramento do produto no mercado).

Após a votação da diretoria, a decisão passará a valer com a publicação do resultado e notificação da entidade que fez o pedido do uso emergencial, de acordo com a Anvisa. Assim, os diretores irão avaliar os itens:

  • Qualidade;
  • Boas práticas de fabricação;
  • Estratégias de monitoramento e controle;
  • Resultados provisórios de ensaios clínicos.

Dessa forma, segundo a agência, a empresa que entrou com o pedido precisa comprovar a garantia da vacina através da fabricação e estabilidade do produto.

No entanto, no caso de aprovação do uso emergencial, a vacina não poderá ser comercializada. Assim, a liberação será apenas para o uso do sistema público de saúde. Além disso, a Anvisa pode revogar a decisão a qualquer momento.

Com informações do G1.

Coronavírus

OMS declara fim da pandemia da Covid-19

Os especialistas da Organização Mundial da Saúde chegaram à conclusão de que o vírus não representa mais uma ameaça sanitária internacional.

Publicado

em

Por

Em pouco mais de três anos de pandemia, cerca de 20 milhões de pessoas morreram em decorrência do coronavírus (Foto: Reprodução)

Nesta sexta-feira (5), a OMS (Organização Mundial da Saúde) anunciou o fim da pandemia da Covid-19. De acordo com seus especialistas, o vírus não representa mais uma ameaça sanitária internacional. Portanto, a emergência da pandemia está oficialmente declarada como encerrada. Ainda assim, segundo o diretor-geral da OMS, Tedros Ghebreyesus, o anúncio não significa que o vírus desapareceu. Atualmente, ainda há…

Continuar lendo

Coronavírus

Governo libera vacina bivalente contra a Covid-19 para todos acima de 18 anos

Vacinação com a bivalente é ampliada após atingir apenas 16% do público-alvo nas primeiras etapas da campanha.

Publicado

em

Por

Homem sendo vacinado em Jundiaí
Decisão ocorre diante um cenário de vacinas paradas nos estoques por conta da baixa procura pela imunização de reforço (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Na noite desta segunda-feira (24), o Ministério da Saúde anunciou a liberação da vacina bivalente de reforço contra Covid-19 para qualquer pessoa acima de 18 anos de idade. Podem receber a bivalente quem já recebeu, pelo menos, duas doses de vacinas monovalentes, como Coronavac, Astrazeneca ou Pfizer. A aplicação da bivalente deve acontecer em um intervalo de pelo menos quatro…

Continuar lendo

Coronavírus

Governo de SP derruba obrigatoriedade do uso de máscara no transporte em todo o Estado

A medida vale para trens, ônibus intermunicipais e metrôs de todo o Estado de São Paulo.

Publicado

em

Jovem com máscara no ônibus. (Foto: Divulgação)
A decisão considerou a desobrigatoriedade após melhora nos indicadores da pandemia da Covid-19 (Foto: Divulgação)

Nesta semana, o Governo de São Paulo retirou a obrigatoriedade do uso de máscaras no transporte público em todo o Estado. Assim, a partir de agora, não é mais obrigatório utilizar o item de segurança em ônibus intermunicipais, trens e metrô. Ainda assim, para ônibus municipais, a decisão partirá de cada prefeitura. A medida acontece um dia depois da Anvisa…

Continuar lendo

Coronavírus

Covid: Jundiaí abre agendamento para vacina bivalente para idosos e imunossuprimidos

O imunizante é uma versão atualizada dos já existentes contra a Covid-19 e pode oferecer uma proteção ainda maior contra a cepa original e subvariantes.

Publicado

em

Por

O agendamento abre nesta terça-feira (28), para idosos +70 e imunossuprimidos +12 (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

A Saúde de Jundiaí abrirá novo agendamento para doses de vacina Pfizer bivalente contra a Covid-19, nesta terça-feira (28), às 15h. Idosos com 70 anos ou mais e imunossuprimidos com 12 anos ou mais podem agendar pelo site ou APP Jundiaí. Para tomar a dose bivalente, a pessoa deve ter recebido, no mínimo, duas doses da vacina monovalente (Janssen, Pfizer, CoronaVac ou Astrazeneca).…

Continuar lendo

Coronavírus

Covid: Saúde amplia vacinação com Pfizer Baby para crianças de 3 a 4 anos

A versão pediátrica do imunizante começa a ser aplicada nessa faixa etária a partir de segunda-feira (13)

Publicado

em

Por

Confira o calendário de aplicação da vacina contra Covid-19 em Jundiaí (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

A partir desta segunda-feira (13), Jundiaí passa a aplicar a vacina Pfizer Baby também em crianças de 3 a 4 anos. A princípio, essa versão do imunizante estava disponível apenas para o público de seis meses a 2 anos. Durante a semana, a aplicação ocorre de acordo com calendário de imunização da cidade, disponível no site da Prefeitura de Jundiaí. Em…

Continuar lendo
Publicidade