Bolsonaro coloca brasileiros em grave perigo, diz ONG Human Rights Watch
Conecte-se conosco

Coronavírus

Bolsonaro coloca brasileiros em grave perigo, diz ONG Human Rights Watch

“Ele [Bolsonaro] também age de forma irresponsável disseminando informações equivocadas sobre a pandemia”, diz o texto do relatório divulgado no sábado (11)

Publicado

em

Bolsonaro em coletiva
A organização disse que Bolsonaro conduz a crise de maneira "irresponsável". (Foto: Carolina Antunes/PR)

A ONG Human Rights Watch, que atua na defesa e realização de pesquisas sobre os direitos humanos, publicou um novo relatório no sábado (11). A organização fez duras críticas à atuação do presidente Jair Bolsonaro contra o coronavírus no Brasil, afirmando que além de agir de maneira “irresponsável”, também coloca os brasileiros em “grave perigo”.

“O Presidente Jair Bolsonaro está colocando os brasileiros em grave perigo ao incitá-los a não seguir o distanciamento social e outras medidas para conter a transmissão da COVID-19, implementadas por governadores no país inteiro e recomendadas por seu próprio Ministério da Saúde”, traz o relatório. “Ele também age de forma irresponsável disseminando informações equivocadas sobre a pandemia”, continua o texto.

Segundo publicou o UOL, para José Miguel Vivanco, diretor da divisão das Américas da Human Rights Watch, os líderes precisam garantir que as pessoas tenham acesso a informações precisas, baseadas em evidências e essenciais para proteger sua saúde.

“O presidente Bolsonaro está fazendo tudo, menos isso”, emendou Vivanco.

A Human Rights Watch destaca uma série de medidas tomadas pelo presidente. Entre elas, a decisão de editar uma medida provisória, no dia 20 de março, para retirar a competência dos estados  de restringir a circulação de pessoas como forma de conter a Covid-19. A medida, vale lembrar, foi derruba pelo do ministro Alexandre de Moraes, do STF (Supremo Tribunal Federal), quatro dias depois.

No texto, a organização ainda afirma que, apesar do “risco potencialmente fatal para a saúde dos brasileiros”, desde o início da grave crise no Brasil, Bolsonaro chamado o coronavírus de “gripezinha”, “resfriado” e até de uma “fantasia” criada pela imprensa, minimizando a gravidade da doença. Ao “repetidamente” desconsiderar as recomendações de distanciamento e incentivar as pessoas que não são “idosas” a fazerem o mesmo, o presidente as coloca em risco de contágio.

“Ele conclamou as pessoas a participarem de uma manifestação pró-governo no dia 15 de março e interagiu com os manifestantes, inclusive apertando as suas mãos. Na época, ele deveria estar em quarentena, já que vinte e quatro pessoas de uma delegação oficial que viajou com ele para os Estados Unidos haviam testado positivo para o vírus”, diz o texto.

A organização cita ainda o pronunciamento feito em 24 de março, quando Bolsonaro pediu que os brasileiros “voltassem à normalidade”  e a campanha publicitária #ObrasilNãoPodeParar, que não foi veiculada porque o governo acabou impedido pela Justiça por contradizer as recomendações do Ministério da Saúde.

Procurado pelo UOL, o Planalto ainda não se manifestou sobre as críticas.

Coronavírus

OMS declara fim da pandemia da Covid-19

Os especialistas da Organização Mundial da Saúde chegaram à conclusão de que o vírus não representa mais uma ameaça sanitária internacional.

Publicado

em

Por

Em pouco mais de três anos de pandemia, cerca de 20 milhões de pessoas morreram em decorrência do coronavírus (Foto: Reprodução)

Nesta sexta-feira (5), a OMS (Organização Mundial da Saúde) anunciou o fim da pandemia da Covid-19. De acordo com seus especialistas, o vírus não representa mais uma ameaça sanitária internacional. Portanto, a emergência da pandemia está oficialmente declarada como encerrada. Ainda assim, segundo o diretor-geral da OMS, Tedros Ghebreyesus, o anúncio não significa que o vírus desapareceu. Atualmente, ainda há…

Continuar lendo

Coronavírus

Governo libera vacina bivalente contra a Covid-19 para todos acima de 18 anos

Vacinação com a bivalente é ampliada após atingir apenas 16% do público-alvo nas primeiras etapas da campanha.

Publicado

em

Por

Homem sendo vacinado em Jundiaí
Decisão ocorre diante um cenário de vacinas paradas nos estoques por conta da baixa procura pela imunização de reforço (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Na noite desta segunda-feira (24), o Ministério da Saúde anunciou a liberação da vacina bivalente de reforço contra Covid-19 para qualquer pessoa acima de 18 anos de idade. Podem receber a bivalente quem já recebeu, pelo menos, duas doses de vacinas monovalentes, como Coronavac, Astrazeneca ou Pfizer. A aplicação da bivalente deve acontecer em um intervalo de pelo menos quatro…

Continuar lendo

Coronavírus

Governo de SP derruba obrigatoriedade do uso de máscara no transporte em todo o Estado

A medida vale para trens, ônibus intermunicipais e metrôs de todo o Estado de São Paulo.

Publicado

em

Jovem com máscara no ônibus. (Foto: Divulgação)
A decisão considerou a desobrigatoriedade após melhora nos indicadores da pandemia da Covid-19 (Foto: Divulgação)

Nesta semana, o Governo de São Paulo retirou a obrigatoriedade do uso de máscaras no transporte público em todo o Estado. Assim, a partir de agora, não é mais obrigatório utilizar o item de segurança em ônibus intermunicipais, trens e metrô. Ainda assim, para ônibus municipais, a decisão partirá de cada prefeitura. A medida acontece um dia depois da Anvisa…

Continuar lendo

Coronavírus

Covid: Jundiaí abre agendamento para vacina bivalente para idosos e imunossuprimidos

O imunizante é uma versão atualizada dos já existentes contra a Covid-19 e pode oferecer uma proteção ainda maior contra a cepa original e subvariantes.

Publicado

em

Por

O agendamento abre nesta terça-feira (28), para idosos +70 e imunossuprimidos +12 (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

A Saúde de Jundiaí abrirá novo agendamento para doses de vacina Pfizer bivalente contra a Covid-19, nesta terça-feira (28), às 15h. Idosos com 70 anos ou mais e imunossuprimidos com 12 anos ou mais podem agendar pelo site ou APP Jundiaí. Para tomar a dose bivalente, a pessoa deve ter recebido, no mínimo, duas doses da vacina monovalente (Janssen, Pfizer, CoronaVac ou Astrazeneca).…

Continuar lendo

Coronavírus

Covid: Saúde amplia vacinação com Pfizer Baby para crianças de 3 a 4 anos

A versão pediátrica do imunizante começa a ser aplicada nessa faixa etária a partir de segunda-feira (13)

Publicado

em

Por

Confira o calendário de aplicação da vacina contra Covid-19 em Jundiaí (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

A partir desta segunda-feira (13), Jundiaí passa a aplicar a vacina Pfizer Baby também em crianças de 3 a 4 anos. A princípio, essa versão do imunizante estava disponível apenas para o público de seis meses a 2 anos. Durante a semana, a aplicação ocorre de acordo com calendário de imunização da cidade, disponível no site da Prefeitura de Jundiaí. Em…

Continuar lendo
Publicidade