Ídolo do basquete e médico, Marcel de Souza está no time que enfrenta o coronavírus
Connect with us

Coronavírus

Ídolo do basquete e médico, Marcel de Souza está no time que enfrenta o coronavírus

“Não é como uma grande gripe, que vou sarar em uma semana. Mata mesmo”, afirma (Fotos: Arquivo pessoal)

Published

on

Um dos maiores jogadores da história do basquete brasileiro, Marcel de Souza, 63 anos, viu uma imagem sua no trabalho diário como médico, viralizar.

O ex-jogador trabalha diariamente no atendimento de pacientes no Estado de São Paulo durante o surto do COVID-19, o novo coronavírus.

Marcel conciliou toda a carreira de atleta com a faculdade de medicina e se formou na Faculdade de Medicina de Jundiaí, fazendo especialização em Radiologia e Medicina da Família e da Comunidade, profissão que exerce até os dias atuais.

“Não estou na linha de frente, mas trabalho como ultrassonografista e trabalho atendendo pessoas no ar condicionado. Tem que usar máscara, luva, avental, tem que ser um descartável, não pode ser o tradicional. Me ofereci a dirimir dúvidas das pessoas pelas minhas redes sociais”, explica Marcel.

“A situação muda dia a dia. As pessoas vão vendo os dados chegando e vai se mudando a posição. O que eu queria falar é que o grande problema do COVID-19 é que ele é de fácil transmissão. Ele é resistente, continua viável em roupas, superfícies. A pessoa que é suscetível a ele, idosa, com doenças crônicas associadas, ele ataca muito rapidamente. Não é como uma grande gripe, que vou sarar em uma semana. Em uma semana você está entubado, na UTI, rezando para que funcione. E mata mesmo – explicou Marcel.

Por isso, o ex-jogador alerta para a real necessidade do distanciamento social neste momento.

“É um esforço que as pessoas têm que fazer para que não se alastre. Porque vai levar muita gente. A primeira coisa é não circular. Não posso andar no calçadão? Não posso. Ele fica no chão. Se pisar ali, pega. Não posso correr sozinho? Não pode. Churrasco de família? Não pode. É ficar onde está. E que as pessoas que estão cuidando dos outros, possam ter segurança para fazer os seus trabalhos”.

Biografia

Como jogador de basquete, Marcel teve um total de 392 jogos pela Seleção Brasileira, marcado 5.297 pontos, número que o fez recordista e segundo maior cestinha da história ao longo de quatro Olimpíadas: Moscou 1980, Los Angeles 1984, Seul 1988 e Barcelona 1992. Além disso, jogou cinco mundiais, com o bronze em 1978, cinco Jogos Pan-Americanos, com o inesquecível ouro em Indianápolis, em 1987.

Via CBB

Coronavírus

OMS declara fim da pandemia da Covid-19

Os especialistas da Organização Mundial da Saúde chegaram à conclusão de que o vírus não representa mais uma ameaça sanitária internacional.

Published

on

Em pouco mais de três anos de pandemia, cerca de 20 milhões de pessoas morreram em decorrência do coronavírus (Foto: Reprodução)

Nesta sexta-feira (5), a OMS (Organização Mundial da Saúde) anunciou o fim da pandemia da Covid-19. De acordo com seus especialistas, o vírus não representa mais uma ameaça sanitária internacional. Portanto, a emergência da pandemia está oficialmente declarada como encerrada. Ainda assim, segundo o diretor-geral da OMS, Tedros Ghebreyesus, o anúncio não significa que o vírus desapareceu. Atualmente, ainda há…

Continue Reading

Coronavírus

Governo libera vacina bivalente contra a Covid-19 para todos acima de 18 anos

Vacinação com a bivalente é ampliada após atingir apenas 16% do público-alvo nas primeiras etapas da campanha.

Published

on

Homem sendo vacinado em Jundiaí
Decisão ocorre diante um cenário de vacinas paradas nos estoques por conta da baixa procura pela imunização de reforço (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Na noite desta segunda-feira (24), o Ministério da Saúde anunciou a liberação da vacina bivalente de reforço contra Covid-19 para qualquer pessoa acima de 18 anos de idade. Podem receber a bivalente quem já recebeu, pelo menos, duas doses de vacinas monovalentes, como Coronavac, Astrazeneca ou Pfizer. A aplicação da bivalente deve acontecer em um intervalo de pelo menos quatro…

Continue Reading

Coronavírus

Governo de SP derruba obrigatoriedade do uso de máscara no transporte em todo o Estado

A medida vale para trens, ônibus intermunicipais e metrôs de todo o Estado de São Paulo.

Published

on

Jovem com máscara no ônibus. (Foto: Divulgação)
A decisão considerou a desobrigatoriedade após melhora nos indicadores da pandemia da Covid-19 (Foto: Divulgação)

Nesta semana, o Governo de São Paulo retirou a obrigatoriedade do uso de máscaras no transporte público em todo o Estado. Assim, a partir de agora, não é mais obrigatório utilizar o item de segurança em ônibus intermunicipais, trens e metrô. Ainda assim, para ônibus municipais, a decisão partirá de cada prefeitura. A medida acontece um dia depois da Anvisa…

Continue Reading

Coronavírus

Covid: Jundiaí abre agendamento para vacina bivalente para idosos e imunossuprimidos

O imunizante é uma versão atualizada dos já existentes contra a Covid-19 e pode oferecer uma proteção ainda maior contra a cepa original e subvariantes.

Published

on

O agendamento abre nesta terça-feira (28), para idosos +70 e imunossuprimidos +12 (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

A Saúde de Jundiaí abrirá novo agendamento para doses de vacina Pfizer bivalente contra a Covid-19, nesta terça-feira (28), às 15h. Idosos com 70 anos ou mais e imunossuprimidos com 12 anos ou mais podem agendar pelo site ou APP Jundiaí. Para tomar a dose bivalente, a pessoa deve ter recebido, no mínimo, duas doses da vacina monovalente (Janssen, Pfizer, CoronaVac ou Astrazeneca).…

Continue Reading

Coronavírus

Covid: Saúde amplia vacinação com Pfizer Baby para crianças de 3 a 4 anos

A versão pediátrica do imunizante começa a ser aplicada nessa faixa etária a partir de segunda-feira (13)

Published

on

Confira o calendário de aplicação da vacina contra Covid-19 em Jundiaí (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

A partir desta segunda-feira (13), Jundiaí passa a aplicar a vacina Pfizer Baby também em crianças de 3 a 4 anos. A princípio, essa versão do imunizante estava disponível apenas para o público de seis meses a 2 anos. Durante a semana, a aplicação ocorre de acordo com calendário de imunização da cidade, disponível no site da Prefeitura de Jundiaí. Em…

Continue Reading
Advertisement