Jundiaí mantém serviços em Saúde, Educação e Transporte na fase vermelha
Conecte-se conosco

Coronavírus

Jundiaí mantém serviços em Saúde, Educação e Transporte na fase vermelha

Setores classificados como não essenciais permanecem fechados durante o período da fase mais restritiva do Plano SP

Publicado

em

jundiai
Município anuncia medidas da fase vermelha em decreto publicado na Imprensa Oficial (Foto: Divulgação/PMJ)

As escolas públicas da rede municipal de ensino continuam com aulas presenciais durante a fase vermelha do Plano SP. A informação foi divulgada pela Prefeitura de Jundiaí, na tarde desta sexta (5). Serviços públicos de Saúde e Transporte também foram mantidos, conforme decreto assinado pelo prefeito Luiz Fernando Machado (PSDB) e publicado na Imprensa Oficial.

Os setores classificados como não essenciais permanecem fechados durante o período e, aqueles autorizados ao funcionamento, conforme decreto, devem atender rigorosamente os protocolos sanitários específicos.

“O cenário da pandemia exige a intensificação dos cuidados e redução na circulação de pessoas. O decreto municipal avança para aplicação das restrições aos setores identificados pelo Estado, mas sem desguarnecer a população na prestação dos serviços essenciais”, ressalta o gestor da Unidade de Gestão da Casa Civil (UGCC), Gustavo Leopoldo Caserta Maryssael de Campos.

Atividades ao ar livre

Segundo a Prefeitura, a manutenção das atividades escolares em Jundiaí é embasada em dados validados pelas Unidades de Gestão de Educação (UGE) e Promoção da Saúde (UGPS), bem como a priorização das atividades ao ar livre, assim como estabelece o desemparedamento implantando na rede municipal.

“De acordo com dados da Vigilância Epidemiológica (VE), o contingente de educadores contaminados pelo vírus Sars-CoV-2 desde o dia 1 de fevereiro foi de 25 pessoas, sem contaminação interna ao ambiente escolar, em um cenário de movimentação de mais de 20 mil pessoas entre profissionais e estudantes”, diz o governo municipal, em nota oficial.

A gestora de Educação, Vastí Ferrari Marques, destacou os protocolos sanitários rígidos adotados no município. “Estão sendo seguidos por todos os educadores, em todas as unidades municipais de Educação. O planejamento em formato híbrido, ou seja, com atividades on-line e presenciais focadas ao ar livre, foi apresentado às famílias, que manifestaram ou não o interesse em encaminhar as crianças para as atividades presenciais”.

Transporte

Ainda segundo a Prefeitura, as mesmas 6 mil viagens que foram realizadas diariamente no último mês pelo transporte público, em Jundiaí, serão mantidas na fase vermelha e contarão, agora, com maior oferta que durante o pico do ano anterior. “Somente com o apoio de todos, no sentido de usar a máscara, higienizar as mãos e manter o distanciamento, será possível avançar na luta contra o novo coronavírus”, explicou o gestor de Mobilidade e Transporte, Aloysio Queiroz.

Além dos totens de álcool em gel disponíveis nos terminais de transporte público, a Unidade de Gestão de Mobilidade e Transporte (UGMT) irá instalar mais dispositivos para uso da população. Outra medida, será a intensificação das orientações por técnicos da Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS) para a atenção às regras sanitárias de proteção individual e coletiva. A higienização dos veículos – já realizada com lavagens e aplicação de produto sanitizante – deverá ser intensificada, bem como a limpeza dos espaços das plataformas.

A fase vermelha foi estabelecida entre os dias 6 (amanhã) e 19 (sexta), em todo o Estado. “As medidas mais intensas de restrição têm por objetivo conter o avanço do vírus reduzindo a circulação de pessoas e, consequentemente, do Sars-CoV-2. Neste momento, diferentemente do vivenciado no ano passado, quando as pessoas estavam em casa, a ocupação dos leitos tem a concorrência das demais demandas, como acidentes, além da COVID-19”, explicou o gestor de Promoção da Saúde, Tiago Texera.

O gestor da UGPS ainda reforça que, os atendimentos em Saúde realizados no serviços não terão alteração ou suspensão, mantendo as agendas já feitas e os atendimentos de acolhimento da população.

Coronavírus

OMS declara fim da pandemia da Covid-19

Os especialistas da Organização Mundial da Saúde chegaram à conclusão de que o vírus não representa mais uma ameaça sanitária internacional.

Publicado

em

Por

Em pouco mais de três anos de pandemia, cerca de 20 milhões de pessoas morreram em decorrência do coronavírus (Foto: Reprodução)

Nesta sexta-feira (5), a OMS (Organização Mundial da Saúde) anunciou o fim da pandemia da Covid-19. De acordo com seus especialistas, o vírus não representa mais uma ameaça sanitária internacional. Portanto, a emergência da pandemia está oficialmente declarada como encerrada. Ainda assim, segundo o diretor-geral da OMS, Tedros Ghebreyesus, o anúncio não significa que o vírus desapareceu. Atualmente, ainda há…

Continuar lendo

Coronavírus

Governo libera vacina bivalente contra a Covid-19 para todos acima de 18 anos

Vacinação com a bivalente é ampliada após atingir apenas 16% do público-alvo nas primeiras etapas da campanha.

Publicado

em

Por

Homem sendo vacinado em Jundiaí
Decisão ocorre diante um cenário de vacinas paradas nos estoques por conta da baixa procura pela imunização de reforço (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Na noite desta segunda-feira (24), o Ministério da Saúde anunciou a liberação da vacina bivalente de reforço contra Covid-19 para qualquer pessoa acima de 18 anos de idade. Podem receber a bivalente quem já recebeu, pelo menos, duas doses de vacinas monovalentes, como Coronavac, Astrazeneca ou Pfizer. A aplicação da bivalente deve acontecer em um intervalo de pelo menos quatro…

Continuar lendo

Coronavírus

Governo de SP derruba obrigatoriedade do uso de máscara no transporte em todo o Estado

A medida vale para trens, ônibus intermunicipais e metrôs de todo o Estado de São Paulo.

Publicado

em

Jovem com máscara no ônibus. (Foto: Divulgação)
A decisão considerou a desobrigatoriedade após melhora nos indicadores da pandemia da Covid-19 (Foto: Divulgação)

Nesta semana, o Governo de São Paulo retirou a obrigatoriedade do uso de máscaras no transporte público em todo o Estado. Assim, a partir de agora, não é mais obrigatório utilizar o item de segurança em ônibus intermunicipais, trens e metrô. Ainda assim, para ônibus municipais, a decisão partirá de cada prefeitura. A medida acontece um dia depois da Anvisa…

Continuar lendo

Coronavírus

Covid: Jundiaí abre agendamento para vacina bivalente para idosos e imunossuprimidos

O imunizante é uma versão atualizada dos já existentes contra a Covid-19 e pode oferecer uma proteção ainda maior contra a cepa original e subvariantes.

Publicado

em

Por

O agendamento abre nesta terça-feira (28), para idosos +70 e imunossuprimidos +12 (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

A Saúde de Jundiaí abrirá novo agendamento para doses de vacina Pfizer bivalente contra a Covid-19, nesta terça-feira (28), às 15h. Idosos com 70 anos ou mais e imunossuprimidos com 12 anos ou mais podem agendar pelo site ou APP Jundiaí. Para tomar a dose bivalente, a pessoa deve ter recebido, no mínimo, duas doses da vacina monovalente (Janssen, Pfizer, CoronaVac ou Astrazeneca).…

Continuar lendo

Coronavírus

Covid: Saúde amplia vacinação com Pfizer Baby para crianças de 3 a 4 anos

A versão pediátrica do imunizante começa a ser aplicada nessa faixa etária a partir de segunda-feira (13)

Publicado

em

Por

Confira o calendário de aplicação da vacina contra Covid-19 em Jundiaí (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

A partir desta segunda-feira (13), Jundiaí passa a aplicar a vacina Pfizer Baby também em crianças de 3 a 4 anos. A princípio, essa versão do imunizante estava disponível apenas para o público de seis meses a 2 anos. Durante a semana, a aplicação ocorre de acordo com calendário de imunização da cidade, disponível no site da Prefeitura de Jundiaí. Em…

Continuar lendo
Publicidade