Ministério indica que vacina da Pfizer está fora do perfil desejado para o país
Conecte-se conosco

Coronavírus

Ministério indica que vacina da Pfizer está fora do perfil desejado para o país

Segundo o órgão, o problema estaria na forma de armazenamento dos imunizantes.

Publicado

em

Nesta terça-feira (1º), uma decisão do Ministério da Saúde indicou que a vacina da empresa Pfizer estaria fora do perfil de imunizante desejado para o Brasil. De acordo com o órgão, as vacinas contra Covid-19 que serão incluídas no Plano Nacional de Imunização deverão poder ser armazenadas em temperaturas de 2ºC a 8ºC.

No entanto, a vacina da Pfizer exige condições especiais de armazenamento em temperaturas de -70ºC. Portanto, dificilmente o imunizante será aplicado por aqui. O anúncio foi feito pelo secretario da Vigilância em Saúde, Arnaldo Medeiros, mas ele não citou nenhuma vacina ou empresa específica no comunicado.

“O que nós queremos de uma vacina? Qual o perfil de uma vacina desejada? Claro, que ela confira proteção contra a doença grave e moderada, que ela tenha elevada eficácia, que ela tenha segurança, que ela seja capaz de fazer uma indução da memória imunológica, que ela tenha possibilidade de uso em diversas faixas etárias, e em grupos populacionais”, disse o secretário. “E que idealmente ela seja feita de dose única, embora muitas vezes isso talvez não seja possível, só seja possível em mais de uma dose, mas fundamentalmente que ela seja termoestável por longos períodos, em temperaturas de dois a oito graus. Por quê? Porque a nossa rede de frios, nessas 34 mil salas ela é montada e estabelecida com uma rede de frios de aproximadamente dois a oito graus”.

Além disso, o secretário também comentou que “do ponto de vista ideal”, a fabricação da vacina deve apresentar uma tecnologia de baixo custo.

Plano Nacional de Imunização

Durante a coletiva de imprensa, Medeiros também afirmou que o plano de vacinação contra a Covid-19 no Brasil só será concluído depois do registro de uma das vacinas pela Anvisa. Ainda nesta terça-feira, o grupo técnico de trabalho deverá participar de uma reunião. Assim, é provável que ainda esta semana seja divulgada uma versão prévia do plano.

No anúncio, o secretário reforçou que a primeira etapa da vacinação em massa não deve imunizar a população brasileira toda. Com isso, devem ser priorizados os grupos de risco – como idosos e portadores de doenças crônicas – e trabalhadores de serviços essenciais. Um dos exemplos dados por Medeiros foram os profissionais da área da saúde.

De acordo com Medeiros, o Brasil tem o principal programa de imunização do mundo. Essa estrutura será utilizada para a aplicação da vacina. Ele explicou que essa estrutura conta com 114 mil vacinadores e 34 mil salas de vacinação, mas em épocas de campanha de vacinação, o número pode subir para 50 mil.

Eficácia da Pfizer

Ainda hoje, a americana chegou a pedir a autorização do uso emergencial da vacina para o órgão de regulação de medicamentos na Europa. Esse processo já foi iniciado nos Estados Unidos. Segundo os estudos clínicos divulgados pela empresa, seu imunizante tem um índice de 95% de eficácia contra o coronavírus.

Coronavírus

OMS declara fim da pandemia da Covid-19

Os especialistas da Organização Mundial da Saúde chegaram à conclusão de que o vírus não representa mais uma ameaça sanitária internacional.

Publicado

em

Por

Em pouco mais de três anos de pandemia, cerca de 20 milhões de pessoas morreram em decorrência do coronavírus (Foto: Reprodução)

Nesta sexta-feira (5), a OMS (Organização Mundial da Saúde) anunciou o fim da pandemia da Covid-19. De acordo com seus especialistas, o vírus não representa mais uma ameaça sanitária internacional. Portanto, a emergência da pandemia está oficialmente declarada como encerrada. Ainda assim, segundo o diretor-geral da OMS, Tedros Ghebreyesus, o anúncio não significa que o vírus desapareceu. Atualmente, ainda há…

Continuar lendo

Coronavírus

Governo libera vacina bivalente contra a Covid-19 para todos acima de 18 anos

Vacinação com a bivalente é ampliada após atingir apenas 16% do público-alvo nas primeiras etapas da campanha.

Publicado

em

Por

Homem sendo vacinado em Jundiaí
Decisão ocorre diante um cenário de vacinas paradas nos estoques por conta da baixa procura pela imunização de reforço (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Na noite desta segunda-feira (24), o Ministério da Saúde anunciou a liberação da vacina bivalente de reforço contra Covid-19 para qualquer pessoa acima de 18 anos de idade. Podem receber a bivalente quem já recebeu, pelo menos, duas doses de vacinas monovalentes, como Coronavac, Astrazeneca ou Pfizer. A aplicação da bivalente deve acontecer em um intervalo de pelo menos quatro…

Continuar lendo

Coronavírus

Governo de SP derruba obrigatoriedade do uso de máscara no transporte em todo o Estado

A medida vale para trens, ônibus intermunicipais e metrôs de todo o Estado de São Paulo.

Publicado

em

Jovem com máscara no ônibus. (Foto: Divulgação)
A decisão considerou a desobrigatoriedade após melhora nos indicadores da pandemia da Covid-19 (Foto: Divulgação)

Nesta semana, o Governo de São Paulo retirou a obrigatoriedade do uso de máscaras no transporte público em todo o Estado. Assim, a partir de agora, não é mais obrigatório utilizar o item de segurança em ônibus intermunicipais, trens e metrô. Ainda assim, para ônibus municipais, a decisão partirá de cada prefeitura. A medida acontece um dia depois da Anvisa…

Continuar lendo

Coronavírus

Covid: Jundiaí abre agendamento para vacina bivalente para idosos e imunossuprimidos

O imunizante é uma versão atualizada dos já existentes contra a Covid-19 e pode oferecer uma proteção ainda maior contra a cepa original e subvariantes.

Publicado

em

Por

O agendamento abre nesta terça-feira (28), para idosos +70 e imunossuprimidos +12 (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

A Saúde de Jundiaí abrirá novo agendamento para doses de vacina Pfizer bivalente contra a Covid-19, nesta terça-feira (28), às 15h. Idosos com 70 anos ou mais e imunossuprimidos com 12 anos ou mais podem agendar pelo site ou APP Jundiaí. Para tomar a dose bivalente, a pessoa deve ter recebido, no mínimo, duas doses da vacina monovalente (Janssen, Pfizer, CoronaVac ou Astrazeneca).…

Continuar lendo

Coronavírus

Covid: Saúde amplia vacinação com Pfizer Baby para crianças de 3 a 4 anos

A versão pediátrica do imunizante começa a ser aplicada nessa faixa etária a partir de segunda-feira (13)

Publicado

em

Por

Confira o calendário de aplicação da vacina contra Covid-19 em Jundiaí (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

A partir desta segunda-feira (13), Jundiaí passa a aplicar a vacina Pfizer Baby também em crianças de 3 a 4 anos. A princípio, essa versão do imunizante estava disponível apenas para o público de seis meses a 2 anos. Durante a semana, a aplicação ocorre de acordo com calendário de imunização da cidade, disponível no site da Prefeitura de Jundiaí. Em…

Continuar lendo
Publicidade