Novo teste para coronavírus dura 5 minutos e não precisa de laboratório
Conecte-se conosco

Coronavírus

Novo teste para coronavírus dura 5 minutos e não precisa de laboratório

Hospitais, clínicas de atendimento de urgência e consultórios médicos devem receber os primeiros cartuchos nos EUA

Publicado

em

Atualizado há

Foto de equipamento de teste
Fabricante planeja fornecer 50 mil testes por dia a partir de 1º de abril (Foto: Divulgação)

O Abbott Laboratories está lançando um teste de coronavírus que pode dizer se alguém está infectado em cinco minutos e, de tão pequeno, pode ser levado para qualquer assistência médica.

A fabricante de dispositivos médicos planeja fornecer 50 mil testes por dia a partir de 1º de abril, segundo o vice-presidente da marca, John Frels.

O teste molecular procura por fragmentos do genoma do coronavírus, que podem ser rapidamente detectados quando presentes em níveis elevados de infecção.

A tecnologia é baseada na plataforma ID Now, da Abbott de Illinois que é utilizada para detectar gripe, estreptococo e vírus sincicial respiratório, que causa sintomas do tipo resfriado.

O teste começa com a retirada de um cotonete do nariz ou da parte posterior da garganta e, em seguida, mistura-o com uma solução química que quebra o vírus e libera seu RNA. A mistura é colocada em um sistema ID Now, uma pequena caixa de 3 quilos que possui tecnologia para identificar e ampliar sequências selecionadas do genoma do coronavírus, capaz de ignorar a contaminação de outro vírus.

O equipamento pode ser instalado em qualquer lugar, mas a empresa está trabalhando com seus clientes, que incluem a administração de Donald Trump, presidente dos EUA, para garantir que os primeiros cartuchos sejam usados onde há mais necessidade.

Na semana passada, o sistema m2000 RealTime, da Abbott, obteve aprovação da Administração de Alimentos e Medicamentos dos EUA para uso em hospitais e laboratórios moleculares para diagnosticar a infecção.

Apesar do m2000 RealTime realizar mais testes diariamente, com escala de até 1 milhão por semana, o dispositivo leva mais tempo para obter os resultados.

Ainda de acordo com John Frels, a Abbott planeja fornecer pelo menos 5 milhões de testes por mês entre os dois sistemas apresentados.

Com informações do portal de notícias ‘Exame’.

Coronavírus

OMS declara fim da pandemia da Covid-19

Os especialistas da Organização Mundial da Saúde chegaram à conclusão de que o vírus não representa mais uma ameaça sanitária internacional.

Publicado

em

Por

Em pouco mais de três anos de pandemia, cerca de 20 milhões de pessoas morreram em decorrência do coronavírus (Foto: Reprodução)

Nesta sexta-feira (5), a OMS (Organização Mundial da Saúde) anunciou o fim da pandemia da Covid-19. De acordo com seus especialistas, o vírus não representa mais uma ameaça sanitária internacional. Portanto, a emergência da pandemia está oficialmente declarada como encerrada. Ainda assim, segundo o diretor-geral da OMS, Tedros Ghebreyesus, o anúncio não significa que o vírus desapareceu. Atualmente, ainda há…

Continuar lendo

Coronavírus

Governo libera vacina bivalente contra a Covid-19 para todos acima de 18 anos

Vacinação com a bivalente é ampliada após atingir apenas 16% do público-alvo nas primeiras etapas da campanha.

Publicado

em

Por

Homem sendo vacinado em Jundiaí
Decisão ocorre diante um cenário de vacinas paradas nos estoques por conta da baixa procura pela imunização de reforço (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Na noite desta segunda-feira (24), o Ministério da Saúde anunciou a liberação da vacina bivalente de reforço contra Covid-19 para qualquer pessoa acima de 18 anos de idade. Podem receber a bivalente quem já recebeu, pelo menos, duas doses de vacinas monovalentes, como Coronavac, Astrazeneca ou Pfizer. A aplicação da bivalente deve acontecer em um intervalo de pelo menos quatro…

Continuar lendo

Coronavírus

Governo de SP derruba obrigatoriedade do uso de máscara no transporte em todo o Estado

A medida vale para trens, ônibus intermunicipais e metrôs de todo o Estado de São Paulo.

Publicado

em

Jovem com máscara no ônibus. (Foto: Divulgação)
A decisão considerou a desobrigatoriedade após melhora nos indicadores da pandemia da Covid-19 (Foto: Divulgação)

Nesta semana, o Governo de São Paulo retirou a obrigatoriedade do uso de máscaras no transporte público em todo o Estado. Assim, a partir de agora, não é mais obrigatório utilizar o item de segurança em ônibus intermunicipais, trens e metrô. Ainda assim, para ônibus municipais, a decisão partirá de cada prefeitura. A medida acontece um dia depois da Anvisa…

Continuar lendo

Coronavírus

Covid: Jundiaí abre agendamento para vacina bivalente para idosos e imunossuprimidos

O imunizante é uma versão atualizada dos já existentes contra a Covid-19 e pode oferecer uma proteção ainda maior contra a cepa original e subvariantes.

Publicado

em

Por

O agendamento abre nesta terça-feira (28), para idosos +70 e imunossuprimidos +12 (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

A Saúde de Jundiaí abrirá novo agendamento para doses de vacina Pfizer bivalente contra a Covid-19, nesta terça-feira (28), às 15h. Idosos com 70 anos ou mais e imunossuprimidos com 12 anos ou mais podem agendar pelo site ou APP Jundiaí. Para tomar a dose bivalente, a pessoa deve ter recebido, no mínimo, duas doses da vacina monovalente (Janssen, Pfizer, CoronaVac ou Astrazeneca).…

Continuar lendo

Coronavírus

Covid: Saúde amplia vacinação com Pfizer Baby para crianças de 3 a 4 anos

A versão pediátrica do imunizante começa a ser aplicada nessa faixa etária a partir de segunda-feira (13)

Publicado

em

Por

Confira o calendário de aplicação da vacina contra Covid-19 em Jundiaí (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

A partir desta segunda-feira (13), Jundiaí passa a aplicar a vacina Pfizer Baby também em crianças de 3 a 4 anos. A princípio, essa versão do imunizante estava disponível apenas para o público de seis meses a 2 anos. Durante a semana, a aplicação ocorre de acordo com calendário de imunização da cidade, disponível no site da Prefeitura de Jundiaí. Em…

Continuar lendo
Publicidade