Para tranquilizar pacientes com coronavírus, médicos e enfermeiros colam fotos de seus rostos em uniforme
Conecte-se conosco

Coronavírus

Para tranquilizar pacientes com coronavírus, médicos e enfermeiros colam fotos de seus rostos em uniforme

O movimento que começou nos Estados Unidos chegou em pouco tempo ao Brasil; agora, profissionais de saúde brasileiros também adotaram a iniciativa

Publicado

em

Médicos com EPIs e fotos coladas no uniforme
Os sorrisos, antes escondidos pelos EPIs, agora chegam aos pacientes. (Foto: Reprodução/ Instagram Robertino Rodriguez)

Com máscaras, óculos de proteção, touca e uma roupa hospitalar, o rosto daqueles que ocupam a linha de frente no combate à pandemia de coronavírus não são mais visíveis.

Os pacientes, que já não ganham abraço dos parentes, também ficam sem o sorriso reconfortante dos médicos, escondido por de trás de tantos equipamentos de proteção.

Em Los Angeles, nos Estados Unidos, o médico Robertino Rodriguez, especialista em terapia respiratória, notou que a falta dessa expressão de conforto fazia diferença.

“Ontem me senti mal pelos meus pacientes em sala de emergência quando entrava na sala com o rosto coberto de EPI. Um sorriso tranquilizador faz uma grande diferença para um paciente assustado. Hoje fiz um distintivo laminado gigante para o meu EPI. Para que meus pacientes possam ver um sorriso tranquilizador e reconfortante”, declarou o especialista que resolveu colar uma foto sua no uniforme.

A atitude se espalhou. Inspirados pelo médico, outros profissionais adotaram o novo formato de apresentação.

“Achei que era uma maneira bonita de trazer facilidade aos nossos pacientes durante esse período estressante”, disse o enfermeiro Derek Devault, que imitou o terapeuta.

“Obrigado a todos os profissionais de saúde por lutarem nas linhas de frente. Para todos aqueles que estão em casa, um grande grito para vocês! Eu sei que isso também não é fácil”, afirmou.

A médica Peggy Ji, segundo divulgou o Estadão, embora não tenha conseguido imprimir uma foto do rosto, encontrou uma alternativa.

Com uma câmera Polaroid, ela improvisou um crachá.

“Olá, eu sou a Peggy! Estamos aqui para cuidar de você!”, diz a mensagem colada no uniforme.

“Eu não tinha uma foto pré-impressa ou uma impressora colorida, então minha Polaroid fez isso. Eu queria trazer um toque pessoal para cuidar de pacientes através do meu EPI. Minha esperança é que nossos pacientes saibam que há um sorriso tranquilizador sob essa máscara e que estamos aqui para eles”, concluiu.

A iniciativa de Rodriguez cruzou o oceano e chegou ao Brasil.

Na segunda (13), o terapeuta recebeu uma foto de profissionais de saúde brasileiros com suas fotos coladas na roupa especial.

Os técnicos de enfermagem Bruno e André e a enfermeira Elisângela, de um jeito ou de outro, compartilharam sorrisos com seus pacientes.

Com informações do Estadão.

Coronavírus

OMS declara fim da pandemia da Covid-19

Os especialistas da Organização Mundial da Saúde chegaram à conclusão de que o vírus não representa mais uma ameaça sanitária internacional.

Publicado

em

Por

Em pouco mais de três anos de pandemia, cerca de 20 milhões de pessoas morreram em decorrência do coronavírus (Foto: Reprodução)

Nesta sexta-feira (5), a OMS (Organização Mundial da Saúde) anunciou o fim da pandemia da Covid-19. De acordo com seus especialistas, o vírus não representa mais uma ameaça sanitária internacional. Portanto, a emergência da pandemia está oficialmente declarada como encerrada. Ainda assim, segundo o diretor-geral da OMS, Tedros Ghebreyesus, o anúncio não significa que o vírus desapareceu. Atualmente, ainda há…

Continuar lendo

Coronavírus

Governo libera vacina bivalente contra a Covid-19 para todos acima de 18 anos

Vacinação com a bivalente é ampliada após atingir apenas 16% do público-alvo nas primeiras etapas da campanha.

Publicado

em

Por

Homem sendo vacinado em Jundiaí
Decisão ocorre diante um cenário de vacinas paradas nos estoques por conta da baixa procura pela imunização de reforço (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Na noite desta segunda-feira (24), o Ministério da Saúde anunciou a liberação da vacina bivalente de reforço contra Covid-19 para qualquer pessoa acima de 18 anos de idade. Podem receber a bivalente quem já recebeu, pelo menos, duas doses de vacinas monovalentes, como Coronavac, Astrazeneca ou Pfizer. A aplicação da bivalente deve acontecer em um intervalo de pelo menos quatro…

Continuar lendo

Coronavírus

Governo de SP derruba obrigatoriedade do uso de máscara no transporte em todo o Estado

A medida vale para trens, ônibus intermunicipais e metrôs de todo o Estado de São Paulo.

Publicado

em

Jovem com máscara no ônibus. (Foto: Divulgação)
A decisão considerou a desobrigatoriedade após melhora nos indicadores da pandemia da Covid-19 (Foto: Divulgação)

Nesta semana, o Governo de São Paulo retirou a obrigatoriedade do uso de máscaras no transporte público em todo o Estado. Assim, a partir de agora, não é mais obrigatório utilizar o item de segurança em ônibus intermunicipais, trens e metrô. Ainda assim, para ônibus municipais, a decisão partirá de cada prefeitura. A medida acontece um dia depois da Anvisa…

Continuar lendo

Coronavírus

Covid: Jundiaí abre agendamento para vacina bivalente para idosos e imunossuprimidos

O imunizante é uma versão atualizada dos já existentes contra a Covid-19 e pode oferecer uma proteção ainda maior contra a cepa original e subvariantes.

Publicado

em

Por

O agendamento abre nesta terça-feira (28), para idosos +70 e imunossuprimidos +12 (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

A Saúde de Jundiaí abrirá novo agendamento para doses de vacina Pfizer bivalente contra a Covid-19, nesta terça-feira (28), às 15h. Idosos com 70 anos ou mais e imunossuprimidos com 12 anos ou mais podem agendar pelo site ou APP Jundiaí. Para tomar a dose bivalente, a pessoa deve ter recebido, no mínimo, duas doses da vacina monovalente (Janssen, Pfizer, CoronaVac ou Astrazeneca).…

Continuar lendo

Coronavírus

Covid: Saúde amplia vacinação com Pfizer Baby para crianças de 3 a 4 anos

A versão pediátrica do imunizante começa a ser aplicada nessa faixa etária a partir de segunda-feira (13)

Publicado

em

Por

Confira o calendário de aplicação da vacina contra Covid-19 em Jundiaí (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

A partir desta segunda-feira (13), Jundiaí passa a aplicar a vacina Pfizer Baby também em crianças de 3 a 4 anos. A princípio, essa versão do imunizante estava disponível apenas para o público de seis meses a 2 anos. Durante a semana, a aplicação ocorre de acordo com calendário de imunização da cidade, disponível no site da Prefeitura de Jundiaí. Em…

Continuar lendo