Prestes a regredir para a fase vermelha, Jundiaí anuncia mais 10 leitos
Conecte-se conosco

Coronavírus

Prestes a regredir para a fase vermelha, Jundiaí anuncia mais 10 leitos

Poder público terá 10 leitos de retaguarda após tratar com o hospital particular Santa Elisa. Outros 16 já haviam sido anunciados

Publicado

em

leitos sv
No total, 26 leitos vão servir aos pacientes que necessitarem de atendimento, tanto de Covid quanto de retaguarda (Foto: Divulgação/PMJ)

Ao que tudo indica, Jundiaí e as seis cidades que compõem a Aglomeração Urbana devem regredir amanhã (3) para a fase vermelha do Plano SP de enfrentamento ao novo coronavírus – a mais restritiva.

A Prefeitura não confirma a informação, já ventilada após reunião do governador João Doria (PSDB), na tarde desta terça (2), com secretários estaduais e numa videoconferência com prefeitos paulistas, mas admitiu ao Tribuna de Jundiaí que já espera pela adoção de “novas medidas” na atualização prevista para esta quarta.

Em nota, o poder público anunciou a criação de mais 10 leitos de retaguarda, usando a estrutura do Hospital Santa Elisa (particular), para servir a pacientes das demais demandas atendidas pelo Hospital São Vicente de Paulo. Seis deles entraram em operação hoje (2), conforme a Prefeitura, e outros quatro serão usados a partir da próxima semana.

Na sexta (26), o prefeito Luiz Fernando Machado (PSDB) já havia adiantado que 16 leitos de ortopedia do São Vicente também já foram colocados à disposição de pessoas com a doença, de maneira híbrida (podem ser transformados em leitos de UTI caso haja necessidade).

Além deles, a Saúde de Jundiaí conta com mais 40 leitos do Hospital Regional, “garantindo a assistência necessária para atender a todos que necessitam de serviços de saúde”.

85% de ocupação

Até o momento, segundo a Prefeitura, a cidade contabiliza 85% dos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTIs) da rede pública ocupados. “Nesse contexto, Jundiaí acompanha o Plano SP, que será atualizado na próxima quarta-feira (3), para adoção de novas medidas”, completou, na nota enviada.

O governo municipal reforçou que é “fundamental que a população mantenha o atendimento às regras sanitárias, como o uso de máscara, higienização frequente das mãos, uso de álcool em gel, bem como o distanciamento social”.

Campinas já decretou a volta à fase vermelha e a Prefeitura de Louveira anunciou que o número de casos suspeitos da doença cresceu 93% em quatro dias: pulou de 96, na sexta (26), para 185 nesta terça (2). Na cidade, 80% dos leitos de UTI já estão ocupados, segundo a Prefeitura.

Estado

No anúncio de Doria desta quarta (3), sobre as ações contra o novo coronavírus, já é dado como certo que todo o Estado deva voltar à fase vermelha. O tema, inclusive, já teria sido tratado com prefeitos numa videoconferência – feita pelo Palácio dos Bandeirantes.

O governador está pressionado a tomar a atitude após apelos do Centro de Contingência e também pelos números, que apontam aumento de casos e internações no Estado. Na fase mais restritiva do Plano SP, comércios e serviços não essenciais devem permanecer fechados.

Antes do anúncio, uma nova reunião é aguardada para definir a data de início da nova fase (se já será decretada para começar quinta, dia 4, ou sábado, dia 6) e também se as aulas serão interrompidas. Há resistência dentro do governo tucano de fechar as escolas. (com informações da CNN)

Coronavírus

OMS declara fim da pandemia da Covid-19

Os especialistas da Organização Mundial da Saúde chegaram à conclusão de que o vírus não representa mais uma ameaça sanitária internacional.

Publicado

em

Por

Em pouco mais de três anos de pandemia, cerca de 20 milhões de pessoas morreram em decorrência do coronavírus (Foto: Reprodução)

Nesta sexta-feira (5), a OMS (Organização Mundial da Saúde) anunciou o fim da pandemia da Covid-19. De acordo com seus especialistas, o vírus não representa mais uma ameaça sanitária internacional. Portanto, a emergência da pandemia está oficialmente declarada como encerrada. Ainda assim, segundo o diretor-geral da OMS, Tedros Ghebreyesus, o anúncio não significa que o vírus desapareceu. Atualmente, ainda há…

Continuar lendo

Coronavírus

Governo libera vacina bivalente contra a Covid-19 para todos acima de 18 anos

Vacinação com a bivalente é ampliada após atingir apenas 16% do público-alvo nas primeiras etapas da campanha.

Publicado

em

Por

Homem sendo vacinado em Jundiaí
Decisão ocorre diante um cenário de vacinas paradas nos estoques por conta da baixa procura pela imunização de reforço (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Na noite desta segunda-feira (24), o Ministério da Saúde anunciou a liberação da vacina bivalente de reforço contra Covid-19 para qualquer pessoa acima de 18 anos de idade. Podem receber a bivalente quem já recebeu, pelo menos, duas doses de vacinas monovalentes, como Coronavac, Astrazeneca ou Pfizer. A aplicação da bivalente deve acontecer em um intervalo de pelo menos quatro…

Continuar lendo

Coronavírus

Governo de SP derruba obrigatoriedade do uso de máscara no transporte em todo o Estado

A medida vale para trens, ônibus intermunicipais e metrôs de todo o Estado de São Paulo.

Publicado

em

Jovem com máscara no ônibus. (Foto: Divulgação)
A decisão considerou a desobrigatoriedade após melhora nos indicadores da pandemia da Covid-19 (Foto: Divulgação)

Nesta semana, o Governo de São Paulo retirou a obrigatoriedade do uso de máscaras no transporte público em todo o Estado. Assim, a partir de agora, não é mais obrigatório utilizar o item de segurança em ônibus intermunicipais, trens e metrô. Ainda assim, para ônibus municipais, a decisão partirá de cada prefeitura. A medida acontece um dia depois da Anvisa…

Continuar lendo

Coronavírus

Covid: Jundiaí abre agendamento para vacina bivalente para idosos e imunossuprimidos

O imunizante é uma versão atualizada dos já existentes contra a Covid-19 e pode oferecer uma proteção ainda maior contra a cepa original e subvariantes.

Publicado

em

Por

O agendamento abre nesta terça-feira (28), para idosos +70 e imunossuprimidos +12 (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

A Saúde de Jundiaí abrirá novo agendamento para doses de vacina Pfizer bivalente contra a Covid-19, nesta terça-feira (28), às 15h. Idosos com 70 anos ou mais e imunossuprimidos com 12 anos ou mais podem agendar pelo site ou APP Jundiaí. Para tomar a dose bivalente, a pessoa deve ter recebido, no mínimo, duas doses da vacina monovalente (Janssen, Pfizer, CoronaVac ou Astrazeneca).…

Continuar lendo

Coronavírus

Covid: Saúde amplia vacinação com Pfizer Baby para crianças de 3 a 4 anos

A versão pediátrica do imunizante começa a ser aplicada nessa faixa etária a partir de segunda-feira (13)

Publicado

em

Por

Confira o calendário de aplicação da vacina contra Covid-19 em Jundiaí (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

A partir desta segunda-feira (13), Jundiaí passa a aplicar a vacina Pfizer Baby também em crianças de 3 a 4 anos. A princípio, essa versão do imunizante estava disponível apenas para o público de seis meses a 2 anos. Durante a semana, a aplicação ocorre de acordo com calendário de imunização da cidade, disponível no site da Prefeitura de Jundiaí. Em…

Continuar lendo
Publicidade