UTI e Hospital de Campanha trabalham acima da capacidade em Louveira
Conecte-se conosco

Coronavírus

UTI e Hospital de Campanha trabalham acima da capacidade em Louveira

Prefeitura pede colaboração de moradores

Publicado

em

Atualizado há

Louveira irá multas pessoas sem máscara das ruas.
(Foto: divulgação)

Com 39 pessoas estão hospitalizadas, a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e o Hospital de Campanha (HC) de Louveira superaram, nesta sexta-feira (11), a capacidade de ocupação e trabalham com leitos provisoriamente equipados em novos espaços para atender a demanda por internação. Das 16 vagas de UTI e 21 do HC, todas estão ocupadas. Os outros dois pacientes recebem atendimento nos chamados leitos de retaguarda.

“Três novos leitos estão sendo criados de forma emergencial no Hospital de Campanha, mas não há espaço físico para nada além disso neste momento. Já equipamos os leitos de cuidados semi-intensivos para atender pacientes graves e, destes seis leitos, apenas três estão disponíveis. Não há mais como ampliar a nossa capacidade e se todos não colaborarem podemos enfrentar grandes dificuldades nos próximos dias”, afirma o secretário de Saúde, Eduardo Gomes de Menezes.

Diante do cenário, que de acordo com a Secretaria de Saúde é o pior vivido no município desde o início da pandemia, a Prefeitura pede que os moradores respeitem os protocolos de combate ao coronavírus como o uso de máscaras, higienização das mãos com álcool em gel e o distanciamento social. Caso não haja queda no número de pacientes com quadros graves da doença, medidas mais rígidas de restrição terão que ser adotadas nos próximos dias para evitar o colapso do sistema de saúde.

Segundo dados apresentados pela Santa Casa durante a reunião do Comitê de Enfrentamento ao Coronavírus realizada na manhã de hoje, a média diária de atendimento registrada no mês de junho é de 176 pessoas, o que supera em 30% os números de março, quando a média chegou a 136. O período havia sido até então considerado o pior da pandemia.

Com 17 novos casos confirmados nesta sexta-feira, Louveira contabiliza 3.555 casos confirmados de covid-19, 340 suspeitos, que esperam por resultados de exames, e 75 óbitos. Ao todo, 361 pessoas estão em isolamento domiciliar: 30 com diagnóstico confirmado e 331 suspeitos.

A Secretaria de Saúde reforça que é fundamental manter o respeito aos protocolos sanitários de combate à covid-19. Higienizar as mãos, usar máscaras e manter o distanciamento social são medidas simples que podem definitivamente salvar vidas.

Coronavírus

OMS declara fim da pandemia da Covid-19

Os especialistas da Organização Mundial da Saúde chegaram à conclusão de que o vírus não representa mais uma ameaça sanitária internacional.

Publicado

em

Por

Em pouco mais de três anos de pandemia, cerca de 20 milhões de pessoas morreram em decorrência do coronavírus (Foto: Reprodução)

Nesta sexta-feira (5), a OMS (Organização Mundial da Saúde) anunciou o fim da pandemia da Covid-19. De acordo com seus especialistas, o vírus não representa mais uma ameaça sanitária internacional. Portanto, a emergência da pandemia está oficialmente declarada como encerrada. Ainda assim, segundo o diretor-geral da OMS, Tedros Ghebreyesus, o anúncio não significa que o vírus desapareceu. Atualmente, ainda há…

Continuar lendo

Coronavírus

Governo libera vacina bivalente contra a Covid-19 para todos acima de 18 anos

Vacinação com a bivalente é ampliada após atingir apenas 16% do público-alvo nas primeiras etapas da campanha.

Publicado

em

Por

Homem sendo vacinado em Jundiaí
Decisão ocorre diante um cenário de vacinas paradas nos estoques por conta da baixa procura pela imunização de reforço (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Na noite desta segunda-feira (24), o Ministério da Saúde anunciou a liberação da vacina bivalente de reforço contra Covid-19 para qualquer pessoa acima de 18 anos de idade. Podem receber a bivalente quem já recebeu, pelo menos, duas doses de vacinas monovalentes, como Coronavac, Astrazeneca ou Pfizer. A aplicação da bivalente deve acontecer em um intervalo de pelo menos quatro…

Continuar lendo

Coronavírus

Governo de SP derruba obrigatoriedade do uso de máscara no transporte em todo o Estado

A medida vale para trens, ônibus intermunicipais e metrôs de todo o Estado de São Paulo.

Publicado

em

Jovem com máscara no ônibus. (Foto: Divulgação)
A decisão considerou a desobrigatoriedade após melhora nos indicadores da pandemia da Covid-19 (Foto: Divulgação)

Nesta semana, o Governo de São Paulo retirou a obrigatoriedade do uso de máscaras no transporte público em todo o Estado. Assim, a partir de agora, não é mais obrigatório utilizar o item de segurança em ônibus intermunicipais, trens e metrô. Ainda assim, para ônibus municipais, a decisão partirá de cada prefeitura. A medida acontece um dia depois da Anvisa…

Continuar lendo

Coronavírus

Covid: Jundiaí abre agendamento para vacina bivalente para idosos e imunossuprimidos

O imunizante é uma versão atualizada dos já existentes contra a Covid-19 e pode oferecer uma proteção ainda maior contra a cepa original e subvariantes.

Publicado

em

Por

O agendamento abre nesta terça-feira (28), para idosos +70 e imunossuprimidos +12 (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

A Saúde de Jundiaí abrirá novo agendamento para doses de vacina Pfizer bivalente contra a Covid-19, nesta terça-feira (28), às 15h. Idosos com 70 anos ou mais e imunossuprimidos com 12 anos ou mais podem agendar pelo site ou APP Jundiaí. Para tomar a dose bivalente, a pessoa deve ter recebido, no mínimo, duas doses da vacina monovalente (Janssen, Pfizer, CoronaVac ou Astrazeneca).…

Continuar lendo

Coronavírus

Covid: Saúde amplia vacinação com Pfizer Baby para crianças de 3 a 4 anos

A versão pediátrica do imunizante começa a ser aplicada nessa faixa etária a partir de segunda-feira (13)

Publicado

em

Por

Confira o calendário de aplicação da vacina contra Covid-19 em Jundiaí (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

A partir desta segunda-feira (13), Jundiaí passa a aplicar a vacina Pfizer Baby também em crianças de 3 a 4 anos. A princípio, essa versão do imunizante estava disponível apenas para o público de seis meses a 2 anos. Durante a semana, a aplicação ocorre de acordo com calendário de imunização da cidade, disponível no site da Prefeitura de Jundiaí. Em…

Continuar lendo
Publicidade