Quase 19%% das pessoas que tiveram covid-19 têm sintomas persistentes
Connect with us

Saúde

Quase 19% das pessoas que tiveram covid-19 têm sintomas persistentes

A pesquisa do Ministério da Saúde, intitulada “Epicovid 2.0”, mostra que os sintomas mais comuns são cansaço, perda de memória, ansiedade, entre outros.

Published

on

Atualizado há

Teste Covid-19
Foto: Tony Winston/Agência Brasília

Um estudo recente conduzido pelo Ministério da Saúde revelou que 18,9% das pessoas que contraíram a covid-19 continuam apresentando sintomas persistentes. Entre as manifestações mais comuns estão cansaço extremo, perda de memória, ansiedade, dificuldade de concentração, dores articulares e até perda de cabelo.

Os dados apontam que esses sintomas pós-covid aparecem com maior frequência em mulheres e indígenas.

A pesquisa, intitulada Epicovid 2.0: Inquérito Nacional para Avaliação da Real Dimensão da Pandemia de Covid-19 no Brasil, foi apresentada em 18 de dezembro de 2024. Segundo os resultados, mais de 28% da população brasileira, o que equivale a cerca de 60 milhões de pessoas, relataram ter sido infectadas pelo coronavírus.

Metodologia da pesquisa

O estudo Epicovid 2.0 foi conduzido em 133 cidades brasileiras e contou com uma amostra robusta de 33.250 entrevistas. As entrevistas foram realizadas com pessoas selecionadas aleatoriamente, sendo apenas uma pessoa por residência escolhida para responder ao questionário.

“Tive Covid-19 em dois períodos, em 2022 e em 2023, na primeira vez tive perda de cabelo e de memória, com o tempo as falhas do cabelo foram preenchidas com vitaminas e cuidados especiais. No entanto, a memória nunca mais foi a mesma, esqueço facilmente das coisas e tive que adotar medidas para evitar que isso não atrapalhasse a minha rotina, como ter um planner e anotar coisas importantes do trabalho, por exemplo”, conta Larissa Loschi, jornalista.

Vacinação contra covid-19: alta adesão e desafios

O estudo apontou uma adesão de 90,2% à vacinação, com essa parcela da população tendo recebido pelo menos uma dose do imunizante. Além disso, 84,6% completaram o esquema vacinal com duas doses. A Região Sudeste liderou em termos de adesão, especialmente entre idosos, mulheres e pessoas com maior escolaridade e renda.

Apesar da ampla cobertura, o levantamento revelou que 57,6% dos entrevistados confiam na vacina contra a covid-19. Por outro lado, 27,3% manifestaram desconfiança nas informações relacionadas ao imunizante, enquanto 15,1% se mostraram indiferentes ao tema.

📝 Participe do nosso grupo exclusivo de vagas de empregos e receba diariamente as novidades direto no seu WhatsApp! Acesse e faça parte da nossa comunidade 👉 https://bit.ly/Tribuna-de-Jundiaí-Empregos-2

Motivos para não vacinação

Entre os que não se vacinaram, as justificativas foram variadas:

  • 32,4% não acreditam na vacina;
  • 31% temem possíveis efeitos adversos;
  • 2,5% afirmaram já ter tido covid-19 e não consideraram necessário se vacinar;
  • 1,7% mencionaram outros problemas de saúde;
  • Curiosamente, 0,5% negaram a existência do vírus.

Bem-estar

Janeiro Branco: psicólogos de Jundiaí dismistificam e facilitam acesso à psicoterapia

A Clínica Superatte é referência em diagnósticos de TDAH e outros transtornos e oferece serviços com valores acessíveis. Conheça.

Published

on

Psicólogos da Clínica Superatte em Jundiaí

O mês de janeiro é dedicado ao autocuidado e ao bem-estar mental, graças ao movimento Janeiro Branco. Todos os anos, entidades e profissionais da saúde promovem ações para conscientizar a sociedade sobre a importância de cuidar da mente e buscar ajuda profissional quando necessário. Desmistificando mitos sobre a psicoterapia O Dr. Moisés, da Clínica Superatte, localizada em Jundiaí, destaca a…

Continue Reading

Bem-estar

Altas temperaturas ligam alerta para cuidados redobrados com a saúde

Published

on

Previsão do tempo mostra dias quentes em Jundiaí
Foto: Canva

Jundiaí registrou, nesta quarta-feira (22), uma temperatura máxima de 30ºC, e a previsão aponta para dias ainda mais quentes, segundo o monitoramento da Defesa Civil do Estado. O calor intenso traz diversos desafios ao organismo, como desidratação, queda de pressão e problemas de pele, que podem comprometer o bem-estar. Nesse contexto, especialistas reforçam que a prevenção é o melhor caminho…

Continue Reading

Bem-estar

Guia para iniciantes na academia: conheça os aparelhos e dicas para começar com tudo em 2025

Preparamos um guia prático – junto do professor Victor Recka, da Academia Céltica – com os principais aparelhos da academia e suas funções.

Published

on

Pesos de academia
Foto: Canva

Com a chegada de 2025, muitas pessoas decidiram levar a sério suas resoluções de ano novo, e entre as metas mais populares está a prática de atividades físicas. De acordo com um estudo recente, começar a se exercitar é a segunda maior meta dos brasileiros para este ano. Se você também está nessa jornada, saiba que não está sozinho e…

Continue Reading
Advertisement
Pular para o conteúdo