Covid: mais 60 leitos são criados em Campo Limpo Paulista, para atender também Várzea e Jarinu
Conecte-se conosco

Saúde

Covid: mais 60 leitos são criados em Campo Limpo Paulista, para atender também Várzea e Jarinu

Através de um convênio entre as Prefeituras de Campo Limpo Paulista, Várzea e Jarinu, assinado nesta quinta-feira (25), o hospital terá capacidade para 50 leitos de enfermaria exclusivos para Covid19, além de 10 leitos de UTI Covid

Publicado

em

Atualizado há

Convênio Hospital de Clínicas. (Foto: Reprodução)
Convênio regional inédito cria UTI para tratamento de Covid no Hospital de Campo Limpo Paulista. (Foto: Repprodução)

O Hospital de Clínicas de Campo Limpo Paulista passa a contar com um Centro de Referência de Combate a Covid19, que irá atender pacientes em estado grave de Várzea Paulista, Jarinu e além de moradores da própria cidade.

Através de um convênio entre as três prefeituras, assinado nesta quinta-feira (25) pelos prefeitos das respectivas cidades, o hospital terá capacidade para 50 leitos de enfermaria exclusivos para Covid19, além de 10 leitos de UTI Covid. O termo de convênio foi aprovado pelas Câmaras Legislativas dos três municípios e a criação das UTIs teve a autorização do Governo do Estado.

O Tribuna de Jundiaí já havia adiantado o consórcio entre as três cidades para ampliar a capacidade de internação. As ações foram tratadas em reunião o último dia 18, feita de forma virtual pelos prefeitos das sete cidades da Aglomeração Urbana de Jundiaí.

Atualmente, Campo Limpo Paulista conta com 23 leitos de enfermaria exclusivo para a doença e, através deste convênio, passa a contar com 27 leitos, aumentando para 50 a capacidade de atendimento. “O Hospital de Clínicas foi criado com capacidade de expansão e por isso tivemos a oportunidade de montar um hospital de campanha no mezanino do prédio para atender pacientes da região. Temos muita sorte de ter esse hospital”, informou o prefeito de Campo Limpo Paulista, Luiz Braz.

Com essa ampliação, o Centro de Referência poderá tratar o paciente com o vírus em todos os níveis de complexidade: baixo, médio e alto, com toda a infraestrutura necessária.

A parceria também inclui a Prefeitura de Jundiaí que irá absorver as pacientes gestantes para a realização de partos no Hospital Universitário (HU), que também conta com uma UTI Neonatal.

Investimento

O Governo do Estado será responsável por parte da verba para a manutenção da UTI provisória para tratamento de pacientes com Covid. As Prefeituras de Várzea Paulista e Jarinu ficarão responsáveis por custear a diferença do subsídio. Já Campo Limpo Paulista ficará responsável pelo espaço físico do Hospital de Clínicas e toda expertise de funcionamento da UTI e equipamentos.

Saúde

Maioria dos casos de morte súbita de bebês acontece em camas compartilhadas, diz estudo 

Pesquisadores examinaram 7.595 mortes súbitas de crianças com menos de 1 ano entre 2011 e 2020 nos Estados Unidos

Publicado

em

Por

Cama compartilhada entre mães e bebês ainda é um hábito amplamente utilizado por muitas famílias. Foto: Canva

Por Fernanda Bassette, da Agência Einstein A prática da cama compartilhada entre mães e bebês ainda é um hábito amplamente utilizado por muitas famílias, mas é condenada pela maioria das entidades médicas – incluindo a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) – por causa do risco de morte súbita nos recém-nascidos. Agora, um novo estudo publicado na Pediatrics vem corroborar essa…

Continuar lendo

Saúde Pública

Jundiaí confirma terceira morte por dengue

Publicado

em

Por

Mosquito da dengue
Foto: Canva

A Prefeitura de Jundiaí informa que foi confirmada, nesta segunda-feira (22), a terceira morte por dengue no Município em 2024.Trata-se de uma mulher de 44 anos, sem comorbidades, residente no Jardim Novo Mundo. O óbito foi registrado no dia 20 de março.Neste momento, a cidade aguarda resultado de seis mortes suspeitas, sendo:— Mulher de 49 anos, sem informações de comorbidades.…

Continuar lendo

Saúde Pública

Anvisa mantém proibição ao cigarro eletrônico no país

Publicado

em

Por

cigarro eletrônico
Decisão unânime: Anvisa reforça a proibição do comércio de cigarros eletrônicos em território nacional, visando a saúde pública. (Foto: Canva Pro)

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) reafirmou, nesta sexta-feira (19), a proibição dos cigarros eletrônicos no Brasil, uma política que está em vigor desde 2009. A decisão, tomada por unanimidade pelos cinco diretores da agência, continua a vedar a comercialização, fabricação, importação, transporte, armazenamento e a propaganda destes produtos. Detalhamento dos produtos proibidos Conhecidos por vários nomes como vape,…

Continuar lendo

Saúde Pública

Saúde de Jundiaí inicia campanha de busca ativa de novos casos de tuberculose

A ação visa o diagnóstico de novos casos para a oferta de tratamento adequado. Confira os principais sintomas suspeitos e saiba mais.

Publicado

em

Por

Neste ano, até o momento, a cidade registra 36 casos da doença, sem óbitos (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

A Vigilância Epidemiológica de Jundiaí iniciou a Campanha de Intensificação de Busca Ativa de casos de tuberculose. A primeira fase vai até o dia 30 deste mês. A ação, desencadeada pela Secretaria de Estado da Saúde, visa o diagnóstico de novos casos para a oferta de tratamento adequado. Em Jundiaí, todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs), Novas UBSs e…

Continuar lendo

Saúde

Conheça oito fatores que podem causar lapsos de memória e saiba como evitá-los  

Na maioria das vezes, os esquecimentos fazem parte da rotina e acontecem por fatores comportamentais. *Por Fernanda Bassette, da Agência Einstein.

Publicado

em

Por

Foto: Freepik

A maioria das pessoas tem lapsos de memória de vez em quando. Não é difícil encontrar quem comente que saiu para fazer compras no supermercado, por exemplo, e voltou sem vários itens. Ou alguém que diga que não se recorda onde deixou os óculos ou as chaves do carro. Alguém que abra a geladeira, mas não lembre exatamente o que…

Continuar lendo
Publicidade