Cozinhar com banha de porco é mais saudável do que com óleos vegetais, diz especialista
Conecte-se conosco

Saúde

Cozinhar com banha de porco é mais saudável do que com óleos vegetais, diz especialista

Muito utilizada por nossas avós e bisavós, a gordura de origem animal deixou de ser vilã na cozinha e traz vários benefícios para a saúde

Publicado

em

Cozinhar com banha de porco é mais saudável do que com óleos vegetais, diz especialista
Imagem ilustrativa (Foto: JOERG BEUGE/SHUTTERSTOCK)

Antes dos surgimentos dos óleos de girassol, canola e outros disponíveis nas redes de supermercados, a banha de porco era o ingrediente mais utilizado no preparo de pratos.

O alimento, no entanto, ganhou fama de vilão por, supostamente, aumentar o níveis de colesterol e risco de infarto, além de faz mal ao coração.

Mas, agora, a banha de porco deixou de ser considerada inimiga da saúde e é identificada por grande parte da comunidade médica como uma opção saudável para ser utilizada na culinária.

De acordo com o nutrólogo, Dr. Flávio Madruga, em entrevista ao Vix, afirma que os benefícios da banha de porco são inúmeros e o uso faz com que a gordura animal seja mais saudável do que óleos vegetais refinados.

Assim como a manteiga, o azeite e óleo de coco, a banha de porco é rica em graxos monoinsaturados, ou seja, é mais estável ao ser submetida ao calor, sendo mais difícil de sofrer oxidação.

Os óleos vegetais refinados que são poli-insaturados, por outro lado, oxidam facilmente quando aquecido e liberam substâncias extremamente tóxicas e inflamatórias, explica o médico.

Benefícios da banha de porco para a saúde

Quanto mais se estuda sobre a gordura animal, mais se confirma que nossos pais e avós estavam certos quando cozinhavam com a banha de porco. Pois, ela é livre de gorduras trans e açúcares, possui baixo teor de sódio e é rica em vitaminas, B, C, D e cálcio, além de minerais, como fósforo e ferro.

O nutrólogo ainda explicou ao Vix que a banha de porco tem uma composição equilibrada de gorduras saturadas (40%) e gordura monoinsaturada (45%) e ainda ajuda a prevenir as doenças cardiovasculares, elevando o nível de HDL (colesterol “bom”) e diminuindo o de LDL (colesterol “ruim”).

LEIA TAMBÉM:

Homem tem pedra de 13 kg e 18 cm retirada da bexiga em cirurgia na Bahia

Silenciosa, hipertensão pode causar graves danos ao organismo

Além de todos esses benefícios voltados à saúde, a banha de porco é mais barata do que os óleos de girassol e canola, por exemplo.

Fonte: Vix

Saúde Pública

Cidade Inteligente: Saúde de Jundiaí implanta prontuário eletrônico integrado

Além de garantir o histórico completo dos pacientes e maior qualidade das informações, o prontuário eletrônico reduz do uso de papel.

Publicado

em

Médico atendendo paciente
O projeto é uma parceria entre a Saúde de Jundiaí e a CIJUN – Cia de Informática de Jundiaí (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

A Prefeitura de Jundiaí, através da Unidade de Gestão de Promoção de Saúde (UGPS), iniciou a implantação do prontuário eletrônico na rede municipal. Além da garantia do histórico completo dos pacientes, o sistema inteligente de dados reduz o uso de papel, e melhora a qualidade das informações disponibilizadas. A ação faz parte das iniciativas de Cidade Inteligente, com implantação nesta…

Continuar lendo

Bem-estar

Momento Saúde Unimed – Para que serve uma dieta?

Publicado

em

Thumb de vídeo da Unimed com médica em fundo verde

A nutricionista Patrícia Lavinhati explica para quê serve uma dieta. #Assista e #Compartilhe

Continuar lendo

Saúde

Jovens em risco: cigarros eletrônicos podem levar à morte

Moda entre os adolescentes, cigarros eletrônicos podem causar sérios danos e até mesmo a morte.

Publicado

em

De uma maneira geral, a influência de familiares e amigos é o que mais estimula o tabagismo. Foto: sestovic/Canva.

Não se engane com o aroma de frutas, café e até torta de limão, os cigarros eletrônicos são tão prejudiciais quanto os convencionais. Com o uso predominante entre os adolescentes, os Dispositivos Eletrônicos para Fumar (DEF) estão cada vez mais atrativos, com formatos que variam de pen drive à bombinha de asma, dificultando a identificação do aparelho por parte dos…

Continuar lendo

Bem-estar

Micropigmentação de sobrancelhas marcante e com aspecto natural: É possível?

Conversamos com a especialista em micropigmentação, Rafaela Gonçalves, que explicou a tendência do procedimento para sobrancelhas com aspecto natural.

Publicado

em

Micropigmentação de sobrancelhas
O procedimento pode tanto desenhar a área da sobrancelha, como para aperfeiçoar o desenho já existente (Foto: leszekglasner/Envato Elements)

Você sabia que as sobrancelhas são essenciais para suas expressões faciais? Além disso, sobrancelhas bonitas com certeza dão um up na autoestima de qualquer um. Por isso e muitos outros motivos, existe o procedimento de micropigmentação de sobrancelhas. O procedimento é bem parecido com a maquiagem definitiva. Na área das sobrancelhas, é possível tanto acentuar o desenho já existente, realçando…

Continuar lendo

Saúde

País registra aumento no número de casos de dengue e profissionais ressaltam a importância da prevenção à doença

Para deter o mosquito da dengue, é preciso tomar atenção a locais com água parada e possíveis reservatórios de água.

Publicado

em

mosquito-da-dengue-na-folha
A possibilidade da reincidência da doença é preocupante. Foto: Hospital São Vicente de Paulo.

Com o foco voltado para a Covid-19, a prevenção à dengue acabou ficando esquecida. Somente neste ano, de acordo com o Ministério da Saúde, foram contabilizados mais de 1 milhão de casos prováveis de dengue, e entre janeiro e meados de junho, foram registradas mais de 500 mortes pela doença. A dengue é caracterizada como uma doença febril aguda, sistêmica…

Continuar lendo