Cozinhar com banha de porco é mais saudável do que com óleos vegetais, diz especialista
Conecte-se conosco

Saúde

Cozinhar com banha de porco é mais saudável do que com óleos vegetais, diz especialista

Muito utilizada por nossas avós e bisavós, a gordura de origem animal deixou de ser vilã na cozinha e traz vários benefícios para a saúde

Publicado

em

Cozinhar com banha de porco é mais saudável do que com óleos vegetais, diz especialista
Imagem ilustrativa (Foto: JOERG BEUGE/SHUTTERSTOCK)

Antes dos surgimentos dos óleos de girassol, canola e outros disponíveis nas redes de supermercados, a banha de porco era o ingrediente mais utilizado no preparo de pratos.

O alimento, no entanto, ganhou fama de vilão por, supostamente, aumentar o níveis de colesterol e risco de infarto, além de faz mal ao coração.

Mas, agora, a banha de porco deixou de ser considerada inimiga da saúde e é identificada por grande parte da comunidade médica como uma opção saudável para ser utilizada na culinária.

De acordo com o nutrólogo, Dr. Flávio Madruga, em entrevista ao Vix, afirma que os benefícios da banha de porco são inúmeros e o uso faz com que a gordura animal seja mais saudável do que óleos vegetais refinados.

Assim como a manteiga, o azeite e óleo de coco, a banha de porco é rica em graxos monoinsaturados, ou seja, é mais estável ao ser submetida ao calor, sendo mais difícil de sofrer oxidação.

Os óleos vegetais refinados que são poli-insaturados, por outro lado, oxidam facilmente quando aquecido e liberam substâncias extremamente tóxicas e inflamatórias, explica o médico.

Benefícios da banha de porco para a saúde

Quanto mais se estuda sobre a gordura animal, mais se confirma que nossos pais e avós estavam certos quando cozinhavam com a banha de porco. Pois, ela é livre de gorduras trans e açúcares, possui baixo teor de sódio e é rica em vitaminas, B, C, D e cálcio, além de minerais, como fósforo e ferro.

O nutrólogo ainda explicou ao Vix que a banha de porco tem uma composição equilibrada de gorduras saturadas (40%) e gordura monoinsaturada (45%) e ainda ajuda a prevenir as doenças cardiovasculares, elevando o nível de HDL (colesterol “bom”) e diminuindo o de LDL (colesterol “ruim”).

LEIA TAMBÉM:

Homem tem pedra de 13 kg e 18 cm retirada da bexiga em cirurgia na Bahia

Silenciosa, hipertensão pode causar graves danos ao organismo

Além de todos esses benefícios voltados à saúde, a banha de porco é mais barata do que os óleos de girassol e canola, por exemplo.

Fonte: Vix

Saúde Pública

Jundiaí amplia a testagem no mês de Luta contra a AIDS

O Centro de Testagem e Aconselhamento em IST/HIV, serviço da Unidade de Gestão de Promoção da Saúde de Jundiaí, iniciou a 20ª edição da Campanha “Fique Sabendo”.

Publicado

em

Por

Testagem AIDS Jundiaí
O Dia Mundial de Luta contra a AIDS é nesta sexta-feira (1º) (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Nesta sexta-feira (1º), Dia Mundial de Luta contra a AIDS, o Centro de Testagem e Aconselhamento em IST/HIV, serviço da Unidade de Gestão de Promoção da Saúde de Jundiaí, inicia a 20ª edição da Campanha Fique Sabendo. Assim, ao longo do mês, o CTA ampliará a testagem rápida para HIV e Sífilis. A ação disponibilizará exames e orientação em vários…

Continuar lendo

Saúde Pública

Médico orienta servidores da DAE Jundiaí sobre prevenção do câncer de próstata

A ação faz parte da campanha Novembro Azul, que estimula a realização de exames preventivos.

Publicado

em

Por

Foto: DAE Jundiaí

Os servidores da DAE Jundiaí iniciaram a última semana de novembro participando de uma palestra sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de próstata. A ação faz parte da campanha Novembro Azul, dedicada a estimular a realização de exames preventivos. A abertura do evento contou com ginástica laboral realizada pela assessora Valéria Ferrari. Ela também orientou sobre a necessidade…

Continuar lendo

Saúde Pública

Campanha de Multivacinação termina na próxima sexta-feira (1º)

Além das 17 vacinas do calendário do Programa Nacional de Imunizações, também estão sendo aplicadas as doses contra Covid-19 e Influenza (gripe).

Publicado

em

Por

Vacinação em Jundiaí
Mobilização começou em outubro e mais de 9,2 mil doses foram aplicadas em Jundiaí (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

A Campanha de Multivacinação 2023 entrou na última semana, voltada para atualizar a carteira de vacinação de crianças e adolescentes menores de 15 anos. A campanha vai até sexta-feira (1º), em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS), Novas UBSs e Clínicas da Família em Jundiaí. Além das 17 vacinas do calendário do Programa Nacional de Imunizações (PNI), também estão…

Continuar lendo

Bem-estar

O exercício físico é um aliado do seu sistema imunológico

Confira as dicas de Victor Recka, professor da Academia Céltica.

Publicado

em

Por

Foto: Canva Pro

Com mudanças repentinas de ambiente, clima, fatores emocionais e exposição a uma série de estímulos que estressam o corpo, muitos buscam maneiras de fortalecer seu sistema imunológico. "Além de hábitos alimentares saudáveis e boas práticas de higiene, o exercício físico pode ser um aliado valioso nessa busca", explica o professor Victor Recka, da Academia Céltica. Neste artigo, exploraremos como a…

Continuar lendo

Saúde Pública

Atitude proativa da população identifica 15º morcego com raiva em Jundiaí

Em 2022, Jundiaí registrou três casos de morcegos positivos para raiva. Em 2023, até o momento, foram registrados 15 casos.

Publicado

em

Por

Morcego com raiva em Jundiaí
A equipe da VISAM faz a retirada e encaminhamento do animal para diagnóstico. Confira as orientações. (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Nesta quarta-feira (22), a Vigilância em Saúde Ambiental (VISAM) de Jundiaí identificou mais um morcego positivo para a raiva na cidade. Assim, além de retirar o animal, a equipe reforçou as orientações na região do bairro Água Doce. De acordo com a VISAM, esse é o décimo quinto caso de morcego com raiva do ano. Em 2022, Jundiaí registrou três…

Continuar lendo
Publicidade