Diga adeus à ressaca: dicas para aliviar os sintomas
Connect with us

Saúde

Diga adeus à ressaca: dicas para aliviar os sintomas

5 recomendações simples e práticas para começar o ano se sentindo melhor!

Published

on

Atualizado há

Homem de ressaca
A ressaca dura entre 8 a 12 horas (Foto: Canva)

Acordou agora e percebeu que exagerou na bebida durante a virada? Os sintomas podem ter uma duração de 8 a 12 horas, mas podemos amenizá-los com 5 dicas que o Tribuna de Jundiaí separou para você!

1. Hidrate-se muito bem

O álcool desidrata o corpo, agravando os sintomas da ressaca. Beba bastante água ao longo do dia para repor os líquidos perdidos.

2. Alimente-se de forma leve e nutritiva

Opte por alimentos leves, como frutas, sopas e torradas, que ajudam a estabilizar o estômago. Banana, por exemplo, é rica em potássio, um mineral que pode ter sido perdido com o consumo de álcool.

3. Descanse bastante

O corpo precisa de tempo para metabolizar o álcool. Permita-se descansar, tirar cochilos e evitar atividades físicas intensas enquanto se recupera.

4. Faça um chá calmante

Chás de hortelã ou camomila podem aliviar náuseas e dores de cabeça. Adicione um pouco de mel para uma dose extra de energia natural.

5. Evite mais álcool

Embora o “hair of the dog” (consumir mais álcool) seja uma prática comum, ela só adia os sintomas e dificulta a recuperação do organismo. Foque em se hidratar e se alimentar corretamente para melhorar mais rápido.

📝 Participe do nosso grupo exclusivo de vagas de empregos e receba diariamente as novidades direto no seu WhatsApp! Acesse e faça parte da nossa comunidade 👉 https://bit.ly/Tribuna-de-Jundiaí-Empregos-2

    O que causa a ressaca? 

    A ressaca é uma intoxicação causada pelo excesso de ingestão de bebidas alcoólicas. O álcool é metabolizado principalmente no fígado, onde cerca de 90% do etanol ingerido é oxidado por duas enzimas: álcool-desidrogenase (ADH) e aldeído-desidrogenase (ALDH). O acetaldeído, um subproduto gerado durante a digestão do etanol, é responsável por sintomas como desidratação, náuseas, dores de cabeça e mal-estar geral.

    Bem-estar

    Altas temperaturas ligam alerta para cuidados redobrados com a saúde

    Published

    on

    Previsão do tempo mostra dias quentes em Jundiaí
    Foto: Canva

    Jundiaí registrou, nesta quarta-feira (22), uma temperatura máxima de 30ºC, e a previsão aponta para dias ainda mais quentes, segundo o monitoramento da Defesa Civil do Estado. O calor intenso traz diversos desafios ao organismo, como desidratação, queda de pressão e problemas de pele, que podem comprometer o bem-estar. Nesse contexto, especialistas reforçam que a prevenção é o melhor caminho…

    Continue Reading

    Bem-estar

    Guia para iniciantes na academia: conheça os aparelhos e dicas para começar com tudo em 2025

    Preparamos um guia prático – junto do professor Victor Recka, da Academia Céltica – com os principais aparelhos da academia e suas funções.

    Published

    on

    Pesos de academia
    Foto: Canva

    Com a chegada de 2025, muitas pessoas decidiram levar a sério suas resoluções de ano novo, e entre as metas mais populares está a prática de atividades físicas. De acordo com um estudo recente, começar a se exercitar é a segunda maior meta dos brasileiros para este ano. Se você também está nessa jornada, saiba que não está sozinho e…

    Continue Reading

    Saúde

    Janeiro Branco: médicos da Faculdade de Medicina de Jundiaí alertam sobre a importância da saúde mental

    Atividade física, alimentação equilibrada, sono adequado, autoconhecimento, terapias e rede de apoio contribuem para a saúde emocional.

    Published

    on

    Homem sentado sozinho em chão de casa.
    Janeiro Branco tem como objetivo conscientizar a população da importância da saúde mental (Foto: Divulgação/ FMJ)

    A saúde mental desempenha um papel fundamental no equilíbrio emocional, psicológico e social das pessoas, influenciando como elas pensam, sentem e agem no dia a dia. Mais do que estar sempre feliz, cuidar da saúde mental significa enfrentar os desafios da vida de maneira saudável e resiliente. Para esclarecer dúvidas sobre o tema, conversamos com a psiquiatra Dra. Salma Ribeiz…

    Continue Reading
    Advertisement
    Pular para o conteúdo