Entenda sobre alopecia, que afeta a atriz Jada Smith, esposa de Will Smith
Conecte-se conosco

Saúde

Entenda sobre alopecia, que afeta a atriz Jada Smith, esposa de Will Smith

A condição é autoimune e causa queda de cabelo e de pelos do corpo

Publicado

em

Atualizado há

Jada Smith no tapete vermelho da 94º edição do Oscar em Los Angeles (Foto: P. Lehman/Future Publishing via Getty Images)

A alopecia é uma condição autoimune associada à queda de cabelos ou pelos do corpo que pode ser causada por diversos fatores, sofrida pela atriz Jada Smith, esposa do ator Will Smith, que decidiu adotar os cabelos raspados por conta do distúrbio. Neste domingo (27), durante a cerimônia de premiação do Oscar 2022, o ator agrediu o comediante Chris Rock por conta de uma piada envolvendo a aparência de sua esposa.

Na edição desta segunda-feira (28) do quadro Correspondente Médico, do Novo Dia, e acessada pela CNN, o neurocirurgião Fernando Gomes abordou as principais características da alopecia. “As causas podem ser genéticas, inflamatórias ou relacionadas ao estresse. Nós temos os tipos androgenética e areata. A androgenética é muito comum nos homens, essa condição que as entradas vão ficando mais proeminentes, a coroa vai ficando mais rala”, explica. “A areata é aquela condição em que o sistema imunológico de alguma maneira reconhece o folículo piloso e acaba atacando ele, levando à perda de cabelo em regiões específicas ou até mesmo de uma forma mais difusa, tem uma grande correlação com situações em que existam estresse ou condições neuropsiquiátricas”, completa Gomes.

A alopecia areata é uma doença inflamatória que provoca a queda de cabelo. Segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia, diversos fatores estão envolvidos no desenvolvimento, como a genética e a participação autoimune.

As características da condição variam de acordo com cada pessoa. A extensão da perda capilar pode ser maior ou menor para cada paciente. Em casos raros de alopecia areata total, o indivíduo perde todo o cabelo da cabeça. Já na alopecia areata universal, caem os pelos de todo o corpo.

Fatores emocionais, traumas físicos e quadros infecciosos podem desencadear ou agravar o quadro. O sintoma básico é a perda brusca de cabelos, com áreas arredondadas, únicas ou múltiplas, sem demais alterações.

A alopecia androgenética é o nome técnico da calvície, e está relacionada à queda de cabelos geneticamente determinada. Homens e mulheres são afetados pela calvície, que se torna mais aparente a partir dos 40 ou 50 anos.

Segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia, a doença se desenvolve desde a adolescência, quando o estímulo hormonal aparece e faz com que, em cada ciclo do cabelo, os fios venham progressivamente mais finos.

Saúde

Após adequações, UTI Geral e Cardiológica recebe primeiro paciente no Hospital São Vicente

Cada detalhe foi planejado priorizando os padrões de qualidade, humanização, segurança e acessibilidade, proporcionando maior bem-estar aos usuários

Publicado

em

Enfeira e paciente conversando
A amplitude e distribuição dos leitos, otimizam a visualização dos pacientes internados. (Foto: Divulgação/ HSV)

Entregue na última semana, a nova UTI Geral e Cardiológica do Hospital de Caridade São Vicente de Paulo (HSV), recebeu na tarde desta segunda-feira (4), seu primeiro paciente. Internado desde o dia 28, Cristian Meitling, de 50 anos, precisou de atendimento médico após sofrer um infarto agudo do miocárdio. Cheio de elogios, o paciente aproveitou a ocasião para agradecer e…

Continuar lendo

Saúde Pública

Cidade Inteligente: Saúde de Jundiaí implanta prontuário eletrônico integrado

Além de garantir o histórico completo dos pacientes e maior qualidade das informações, o prontuário eletrônico reduz do uso de papel.

Publicado

em

Médico atendendo paciente
O projeto é uma parceria entre a Saúde de Jundiaí e a CIJUN – Cia de Informática de Jundiaí (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

A Prefeitura de Jundiaí, através da Unidade de Gestão de Promoção de Saúde (UGPS), iniciou a implantação do prontuário eletrônico na rede municipal. Além da garantia do histórico completo dos pacientes, o sistema inteligente de dados reduz o uso de papel, e melhora a qualidade das informações disponibilizadas. A ação faz parte das iniciativas de Cidade Inteligente, com implantação nesta…

Continuar lendo

Bem-estar

Momento Saúde Unimed – Para que serve uma dieta?

Publicado

em

Thumb de vídeo da Unimed com médica em fundo verde

A nutricionista Patrícia Lavinhati explica para quê serve uma dieta. #Assista e #Compartilhe

Continuar lendo

Saúde

Jovens em risco: cigarros eletrônicos podem levar à morte

Moda entre os adolescentes, cigarros eletrônicos podem causar sérios danos e até mesmo a morte.

Publicado

em

De uma maneira geral, a influência de familiares e amigos é o que mais estimula o tabagismo. Foto: sestovic/Canva.

Não se engane com o aroma de frutas, café e até torta de limão, os cigarros eletrônicos são tão prejudiciais quanto os convencionais. Com o uso predominante entre os adolescentes, os Dispositivos Eletrônicos para Fumar (DEF) estão cada vez mais atrativos, com formatos que variam de pen drive à bombinha de asma, dificultando a identificação do aparelho por parte dos…

Continuar lendo

Bem-estar

Micropigmentação de sobrancelhas marcante e com aspecto natural: É possível?

Conversamos com a especialista em micropigmentação, Rafaela Gonçalves, que explicou a tendência do procedimento para sobrancelhas com aspecto natural.

Publicado

em

Micropigmentação de sobrancelhas
O procedimento pode tanto desenhar a área da sobrancelha, como para aperfeiçoar o desenho já existente (Foto: leszekglasner/Envato Elements)

Você sabia que as sobrancelhas são essenciais para suas expressões faciais? Além disso, sobrancelhas bonitas com certeza dão um up na autoestima de qualquer um. Por isso e muitos outros motivos, existe o procedimento de micropigmentação de sobrancelhas. O procedimento é bem parecido com a maquiagem definitiva. Na área das sobrancelhas, é possível tanto acentuar o desenho já existente, realçando…

Continuar lendo